O que o Joe de You tem?

Perguntado por: nmoraes . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

No meio da história de Joe Goldberg, interpretado pelo ator Penn Badgley, vale destacar a síndrome vivida pelo personagem, a erotomania.

Ao longo dos cinco últimos episódios da 4ª temporada, a trama resgata questionamentos do passado para explicar exatamente quem é Joe Goldberg e de que forma sua psicopatia se desenvolveu durante os anos.

Uma coisa é certa: a personagem Love Quinn demonstra que as mulheres gostam de ver outras mulheres sendo más em séries e filmes. Por muitos anos, vimos homens em uma variedade de funções: banqueiro, pai de família, vilão, ladrão ou super-herói.

Joe cumpre com três dos critérios mínimos para o diagnóstico do transtorno de personalidade Antissocial, a famigerada Psicopatia: (i) desajuste a normas sociais, (ii) tendência à desonestidade e mentira e (iii) ausência de remorso, com indiferença ou racionalização em relação a danos alheios.

Joe é inteligente, simpático, sedutor, e, ao mesmo tempo, consegue transmitir um ar de paz e bondade. Cenário perfeito para seduzir as mulheres. Em seu perfil do Twitter, o ator Penn Badgley bateu um milhão de seguidores já na primeira temporada.

Joe Goldberg é o assassino.
No episódio 7, Joe tortura e mata Rhys em sua casa de campo, em parte porque o pai de Kate (Charlotte Ritchie), Tom Lockwood (Greg Kinnear), o chantageia para fazê-lo.

Candace, ex de Joe, tentou durante todos os episódios, vingar-se de seu ex. Mas, no fim, Love mostra ser uma psicopata assim como seu namorado e, para protegê-lo, assassina Candace. É revelado que ela também matou a vizinha de Joe, que havia descoberto os segredos do protagonista.

Nos momentos finais do 7º episódio, “Good Man, Cruel World”, descobrimos que o vilão da temporada, na verdade, não era Rhys Montrose (Ed Speleers), mas o próprio protagonista.

Ela puxa uma faca, pronta para acabar com sua vida. No entanto, Joe, que sempre esteve um passo à frente, injeta Love com a mesma droga que ela pretendia usar nele, paralisando-a e deixando-a incapaz de se mover. Ele não estava, de fato, paralisado.

No meio da refeição, percebendo que Love sabe do seu plano, ele pega a faca e a esconde embaixo do mesa. Contudo, sua esposa já tinha previsto essa atitude e revela que a faca está revestida com um sedativo. Joe então cai no chão, paralisado.

Ao longo das três primeiras temporadas de You, Joe tem sido o lobo rondando por sua presa. A primeira temporada apresenta Joe ansiando por Guinevere Beck (Elizabeth Lail) e manipulando sua vida para levá-la até ele.

ª Harleen Frances Quinzel acreditava que estava conseguindo resultados positivos. Um engodo. O que na verdade estava acontecendo era que o Coringa estava sutilmente a manipulando, até que finalmente a enlouqueceu – a história, com suas variações, é contada na HQ Mad Love.

Joe decidiu partir para a Europa em busca de seu amor perdido, mas não pôde levar Henry com ele. Ele fingiu com sucesso sua própria morte, o que significava que ninguém iria procurá-lo.

Fazer do personagem de Penn Badgley a caça em vez do caçador é uma das grandes mudanças da quarta temporada. No fim do terceiro ano, Joe matou Love (Victoria Predetti) e deixou seu filho Henry sob os cuidados de Dante (Ben Mehl) para ir atrás de Marienne (Tati Gabrielle) em Paris.

O romance turbulento com Joe não terminou bem para Beck (Elizabeth Lail), que, ao encontrar a caixa do protagonista com lembranças assustadoras de outros crimes, foi trancada na gaiola de vidro. Quase enganado pela personagem, Joe matou a então namorada.

Joe (Penn Badgley), assim como o ator que o interpreta em You, é de Escorpião. Uma pessoa tão boa em investigar a vida dos outros e com um lado tão sombrio só pode ser desse signo.