O que o jejum pode curar?

Perguntado por: aapolinario3 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Doenças crónicas – como a diabetes, hipertensão arterial, reumatismo, doenças intestinais – e também quadros clínicos associados à dor, como as enxaquecas ou artroses, também podem ser tratados com a ajuda do jejum.

Então é recomendado fazer o jejum de 12 horas. Uma sugestão é realizar a última refeição às sete da noite e voltar a se alimentar apenas as sete da manhã do outro dia.

O jejum era uma prática comum entre os servos de Deus, pois era uma forma de renovar as forças para enfrentar as dificuldades que tinham pela frente. É o ato de ficar sem comer e beber. O jejum religioso é aquele em que alguém deixa de comer por motivos relacionados à fé.

Funciona assim: em jejum, o organismo promove o catabolismo proteico, que nada mais é do que a perda de massa muscular. Isso ocorre porque o corpo usa a glicose do fígado e depois a glicose muscular. É possível perder peso rapidamente, mas a primeira consequência é o famoso efeito sanfona.

O jejum que agrada a Deus e que nos é proposto como prática quaresmal inclui obra de caridade, é cobrir o que está nu, levar o consolo aos doentes, dar pão a quem tem fome, água a quem tem sede. Esse é o jejum verdadeiro que brota de um espírito contrito.

Para começar o jejum intermitente, o método mais fácil pode ser o 16:8, pois é o tipo de jejum onde se fica apenas algumas horas sem comer. Para se acostumar ao método, pode-se começar a fazer um jejum de 6 horas durante o dia e ir aumentando gradativamente a cada dia até alcançar as 16 horas, por exemplo.

Isaías 58. Estabelece-se a verdadeira lei do jejum, com seus propósitos e as bênçãos que a acompanham — Dá-se o mandamento de guardar o Sábado. 1 Clama em alta voz, não te retenhas, levanta a tua voz como a atrombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó, os seus pecados.

O jejum fortalece as pessoas espiritualmente e aumenta a eficácia de suas orações (ver Isaías 58:6–11). Atualmente, os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias jejuam e doam à Igreja o dinheiro que teriam gasto em alimentos, a fim de ajudar os pobres e necessitados.

Confira, a seguir, 10 sinais que podem surgir nos primeiros dias ou semanas após o início da restrição alimentar:

  1. Muita fome! Notou alguma mudança no seu humor, como ansiedade ou irritabilidade pelo simples fato de não poder comer? ...
  2. Cansaço. Outro fator que merece atenção é o cansaço em excesso. ...
  3. Hipoglicemia. ...
  4. Constipação.

16 "Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os outros vejam que eles estão jejuando.

4 – O jejum intermitente pode combater a inflamação
Mas há outro tipo de inflamação, uma inflamação crônica que pode desencadear silenciosamente doenças cardíacas e diabetes. Vários estudos têm demonstrado que o jejum intermitente pode induzir um efeito antiinflamatório que reduz o risco dessas doenças metabólicas.

- Depois de três dias, a ausência de água começa a produzir malefícios, pois a falta de líquidos diminui o volume de sangue circulante, provoca fraqueza, e a falta de urina provoca o acúmulo de detritos no corpo, afetando os rins. - Se a pessoa for saudável e tomar água, consegue ficar até 15 dias em jejum.

Após as primeiras 6 horas, é iniciada a queima de gordura para produzir energia. Após as primeiras 6 horas, quando não há mais glicose disponível no organismo, inicia-se o processo de cetose, que consiste na queima de gordura para gerar corpos cetônicos e, assim, produzir de energia.

A ideia é passar 12, 16 ou até 24 horas em jejum. O de 24 horas, mais rigoroso, pode ser feito uma ou duas vezes na semana, no máximo. E uma vantagem para muitos é que as horas de sono contam ; boa parte do tempo do jejum coincide com os horários que o paciente está dormindo.

O jejum espiritual é um ato que demonstra a fé em Deus.
Quando jejuamos, significa que estamos dedicando um tempo exclusivo e sem distrações, e cada pessoa escolhe como deve realizar esta privação. O jejum pode ser total ou parcial, ou seja, você pode se abdicar de alimentos, considerando ou não a ingestão de líquidos.

Devemos Orar Quando Jejuamos
A oração é uma parte necessária do jejum. Nas escrituras, as referências ao jejum mencionam sempre a oração. Nosso jejum deve sempre ser acompanhado de oração sincera, e também devemos iniciar e encerrar o jejum com uma oração.

Sim. A água não quebra o jejum.

A oração e o jejum podem ajudar a fortalecer a nós mesmos e a nossa família. Nossas orações em busca de orientação possuem maior poder, pois o jejum enfatiza a sinceridade com que as fazemos. Além disso, ao orarmos e jejuarmos, afastamo-nos das coisas do mundo e reconhecemos nossa dependência do Senhor.

Podemos fazê-lo ajoelhando-nos à mesa ao terminarmos a refeição com a qual começaremos o jejum. Essa oração deve ser algo natural—falamos com o Pai Celestial sobre o objetivo de nosso jejum e solicitamos Sua ajuda para atingirmos nossas metas. Da mesma forma, terminemos nossos jejuns com uma oração.

Preciso ficar 12 horas em jejum para todos os exames? Não, isso só é preciso em dois exames: o de glicemia e o de colesterol e triglicérides. Nestes casos, as 12 horas são necessárias pois é o tempo que demora para o organismo metabolizar a glicose e a gordura.

“Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao SENHOR; e apregoou jejum em todo o Judá” (2 Crônicas 20:3). O jejum possibilita um melhor discernimento espiritual e deve ser acompanhado de estudo da Bíblia e oração.