O que o Japão fez na Segunda Guerra Mundial?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 20 votos

Pouco antes da agressão japonesa aos Estados Unidos, o Japão assinou o Pacto Tripartite e tornou-se membro do Eixo e aliado militar da Alemanha e Itália, em 1940. No final de 1941, o Japão atacou a base naval americana de Pearl Harbor e, assim, iniciou o conflito armado contra os Estados Unidos.

Parte do discurso feito pelo presidente dos EUA, Franklin D. Roosevelt, no dia seguinte ao ataque-surpresa japonês contra Pearl Harbor [em território norte-americano]. Ele urgiu que o Congresso dos EUA declarasse guerra ao Japão.

Militarismo Japonês
Desde o final do século XIX, o Japão dava demonstrações de ambições imperialistas, principalmente sobre a Manchúria e a Península da Coreia. Esse imperialismo japonês resultou de uma doutrinação nacionalista realizada no país com a reforma do ensino durante a Restauração Meiji.

Na Segunda Guerra Mundial, estiveram envolvidos dois grupos de países: os do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e os Aliados (Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos). Os países do Eixo eram aqueles que deram início ao conflito armado no mundo novamente.

O Japão, após a rendição, foi ocupado pelos Estados Unidos e desenvolveu um discurso oficial para isentar o Imperador de culpa na Segunda Guerra. Após a derrota na Segunda Guerra Mundial, o Japão foi obrigado a aceitar todos os termos impostos pelos Estados Unidos, além de o país ter sido ocupado por tropas americanas.

Por que o Japão era aliado da Alemanha nazista? Porque, devido às circunstâncias, ambos tinham inimigos comuns naquele momento. Do ponto de vista do Eixo, a aliança entre Japão e Alemanha tinha a vantagem de obrigar os Estados Unidos a dividirem suas forças.

Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, os Estados Unidos fizeram uso, pela primeira vez na história da humanidade, de armas atômicas contra as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Essas bombas foram utilizadas para forçar a rendição japonesa e evitar que as tropas americanas precisassem invadir o Japão por terra.

A união entre a antiga URSS, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos mudou os rumos da Guerra, levando à derrota alemã em maio de 1945.

A Segunda Guerra Mundial teve como causa direta o expansionismo da Alemanha nazista ao longo da década de 1930. O estopim para o conflito deu-se com a invasão da Polônia realizada pelos alemães, em setembro de 1939. A Segunda Guerra Mundial ficou marcada pelos horrores do Holocausto e do lançamento das bombas atômicas.

A Alemanha iniciou a Segunda Guerra Mundial ao invadir a Polônia, no dia 1 de setembro de 1939. Nos anos seguintes, a Alemanha invadiu outros onze países. A maior parte dos judeus europeus vivia em países que a Alemanha viria a ocupar, ou influenciar, durante a segunda Guerra Mundial.

Este conteúdo não pode ser reproduzido neste dispositivo. No dia 8 de dezembro de 1941, o presidente dos Estados Unidos da América reuniu o Congresso para pedir que este aprovasse a declaração de guerra ao Japão, país que tinha atacado na véspera a base naval americana de Pearl Harbor.

A derrota japonesa foi selada em agosto de 1945, quando os Estados Unidos lançaram as duas bombas atômicas sobre o Japão. Com os ataques atômicos, os japoneses renderam-se incondicionalmente aos Aliados (a China fazia parte dos Aliados), e, com isso, o conflito com os chineses também chegou ao fim.

Que país colonizou o Japão? Os portugueses foram os primeiros europeus a entrar em contato com o Japão, em 1543, depois que uma tempestade fez um navio chinês com comerciantes atracar na Ilha de Tanegashima, na província de Kagoshima (sul do Japão)..

Em outras palavras, o Japão subestimava o inimigo e não possuía os recursos suficientes para manter uma guerra com os EUA a longo prazo, principalmente pelo grande desgaste econômico e de recursos que sofria em razão da guerra contra a China, que ocorria desde 1937.

Em 25 de novembro de 1936, a Alemanha nazista e o Japão imperial assinaram o Pacto Anti Internacional Comunista (Comintern) em oposição à União Soviética. A Itália uniu-se ao Pacto em 6 de novembro de 1937.

Hitler

Durante toda a Segunda Guerra, Hitler comandou as tropas alemãs. A participação da Alemanha na Segunda Guerra Mundial ficou marcada por dois momentos distintos: um período de avanços rápidos, que aconteceram de 1939 a 1941, e outro de gradativa derrota para os Aliados, iniciado em 1942 e finalizado em 1945.

Dias após os atentados, em 14 de agosto de 1945, o Japão concordou em se render e, em 2 de setembro, tornou formal o ato de rendição. Este trágico episódio marcou o fim definitivo da Segunda Guerra Mundial.

Reconstrução de Hiroshima e Nagasaki
Hiroshima se reergueu ao redor da Cúpula Genbaku, uma das poucas construções próximas ao epicentro da explosão que hoje se tornou o Memorial da Paz de Hiroshima.

Com uma economia baseada na importação de matérias-primas e na exportação de produtos de alta tecnologia, com boa qualidade e a preços baixos, o Japão tornou-se, nos anos 1990, a segunda maior economia mundial.

O crescimento econômico japonês nas décadas de 1960 e 1970 foi baseado na expansão rápida da indústria pesada em áreas como automotiva, aço, construção naval, química e eletrônica. O setor secundário (indústria, construção e mineração) expandiu para 35,6% da força de trabalho em 1970.