O que o ipê representa?

Perguntado por: gbrites7 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Na crença popular, fechar os olhos e imaginar um Ipê-amarelo favorece a cura do corpo e da alma. Sua madeira, incorruptível e indefinidamente durável lhe confere o símbolo de força e resistência.

A flor do Ipê Amarelo é considerada a flor símbolo do Brasil, a partir de um decreto do presidente Jânio Quadros, de 27 de junho de 1961. A escolha levou em conta o fato da espécie estar presente em todas as regiões do país, e principalmente pelo tom vibrante das suas flores.

Plante essa ideia: ipê-branco simboliza conexão de pai e filha com a natureza.

O Ipê-amarelo foi escolhido como símbolo da nação, pois quando suas flores amarelas caem no chão, principalmente em locais com grama verde, lembra-se da bandeira do Brasil.

O ipê amarelo é a árvore mais conhecida, a mais cultivada e, sem dúvida nenhuma, a mais bela. Não há região do país onde não exista pelo menos uma espécie dele, porém a existência do ipê em habitat natural nos dias atuais é rara entre a maioria das espécies.

O ipê roxo possui ações:

  • Analgésica.
  • Anti-inflamatória.
  • Antibiótica.
  • Antitumoral.
  • Cicatrizante.
  • Imunomoduladora.

O ipê (ipê, em tupi-guarani, significa “árvore de casca grossa” e tabebuia é “pau” ou “madeira que flutua”) – muitas vezes chamado de “pau-d'arco” – possui propriedades medicinais, sendo a casca em estudo para tratamentos.

Como e porque Deus criou os ipês. Quando Deus estava preparando o mundo, se reuniu em uma tarde com todas as árvores. Ele pediu para que cada árvore escolhesse que época gostaria de florescer e embelezar a Terra. Foi aquela alegria.

Os ipês começam a florescer na época onde as temperaturas estão mais baixas, de modo que, é possível que ele floresça em períodos anteriores ou posteriores ao que é esperado, a depender das condições de temperatura da sua cidade ou região.

Estes são mais brandos, ao contrário do imponente ipê roxo. Eles trazem delicadeza à natureza. Com relação ao roxo, esse possui tom mais claro e até mesmo dentro de algumas folhas possuem coloração esbranquiçada. Sob o céu azul, é possível perceber um significado de inocência e pureza.

A madeira do ipê é muito valorizada. Por sua resistência, dureza e flexibilidade sempre foi considerada uma madeira-de-lei. Uma outra vantagem que ela possui é a de agüentar bastante a umidade.

Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou o pau-brasil a Árvore Nacional e o ipê-amarelo, da espécie Tabebuia vellosoi, a Flor Nacional.

Essas árvores têm diferentes cores, roxo (variações do rosa), rosa, branco e o mais comum o amarelo. Com a queda da umidade relativa do ar, copas amarelas, rosas, roxas e brancas tomam a paisagem e fazem refletir aqueles que encaram a seca apenas como tempo cinzento de queimadas e vegetação marrom.

“O ipê tem flores na cor branca, amarela, rosa, roxo, e temos inclusive o ipê verde, que tem uma flor esverdeada”, conta Lúcia.

O ipê branco, árvore típica do cerrado mineiro, tem propriedades medicinais capazes de reforçar o tratamento da doença popularmente conhecida como gota.

Pau-brasil

Nessa sexta-feira, 3 de maio, é comemorado o dia do pau-brasil, conhecido pelos brasileiros principalmente pelo fato de ter originado o nome do nosso país.

As flores desta espécie atraem abelhas e pássaros, principalmente beija-flores que são importantes agentes polinizadores. Pela beleza de suas flores e mesmo pelo pequeno porte, os ipês de flores amarelas são os mais apreciados e plantados, o que os torna mais adequados na arborização urbana.

Ipê é árvore nativa do Brasil e floresce entre os meses de junho e agosto.