O que o intestino tem a ver com as emoções?

Perguntado por: rteixeira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

Quando nossas emoções estão em desequilíbrio, nosso intestino pode sofrer, gerando sintomas intestinais. A diarreia ou a constipação são os casos mais comuns quando as pessoas estão em estado de ansiedade. Refluxo e náuseas também podem acontecer.

Ansiedade, raiva, nervosismo, ira e tristeza podem ter origem no intestino, classificado como segundo cérebro pelos especialistas.

Ao se sentir ansioso ou com estresse, essas vias ficam agitadas e acabam causando desconforto abdominal ou diarreia. Por ser uma condição crônica, os sintomas da SII podem variar bastante de pessoa para pessoa, algumas podem ter sintomas mais leves e outras um pouco mais graves como febre, anemia e perda de peso.

De acordo com a Medicina Chinesa, o intestino grosso é uma víscera (Fu) que tem como função principal levar os resíduos para excreção. Suas funções são dependentes do baço, principal órgão (Zang) responsável pela atividade digestiva de transporte e transformação dos alimentos.

A síndrome do intestino irritável é um distúrbio que se caracteriza por episódios de desconforto abdominal, dor, diarreia e prisão de ventre. Mudanças na alimentação ajudam a prevenir as crises.

Farelo de aveia e de trigo. São fontes de magnésio, mineral que promove o relaxamento. Também contêm vitaminas do complexo B e fibras, que dão uma força ao funcionamento intestinal e favorecem a síntese de serotonina – neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.

Tratamentos para síndrome do intestino irritável

  1. 1 – Cortar alimentos que possam desencadear uma crise. ...
  2. 2 – Enriquecer a alimentação com os alimentos que ajudam a diminuir os sintomas. ...
  3. 3 – Ter hábitos alimentares controlados. ...
  4. 4 – Tomar muita água. ...
  5. 5 – Reduzir o estresse. ...
  6. 6 – Usar os medicamentos adequados.

Afinal, qual a relação entre o intestino e o cérebro? De acordo com a ciência, o eixo intestino-cérebro é responsável pela comunicação bidirecional entre os sistemas entérico e nervoso. Ou seja, ambos os sistemas influenciam o funcionamento e desempenho um do outro.

Alguns estudos indicam os probióticos Bifidobacterium e Lactobacillus para ansiedade e depressão, pois eles possuem benefícios para a saúde mental.

Não é apenas a microbiota que pode afetar o hospedeiro, mas o inverso também. Um estudo publicado na revista Nature mostrou que altos níveis de estresse podem alterar a composição de bactérias intestinais, que por sua vez podem influenciar o desencadeamento de transtornos psiquiátricos, como ansiedade e depressão.

Assim, mudanças súbitas de humor e de personalidade podem estar centralizadas no intestino. Qualquer ínfimo desequilíbrio no intestino tem o poder de desregular órgãos à distância. É por isso que exames específicos devem ser aplicados antes de qualquer diagnóstico de depressão.

Se você acorda no período da 1h às 3h da manhã, é possível que você tenha raiva acumulada. Esta energia do meridiano está ligada ao fígado e associada à raiva e excesso de energia yang.

5:00-07:00 INTESTINO GROSSO
Este é o melhor horário para esvaziar o intestino, porque é o horário de força máxima nesse órgão e, portanto, a hora em que ele tem uma melhor capacidade de expelir o desperdício do nosso corpo.

O intestino não precisa do cérebro para 'tomar decisões', ele possui um sistema nervoso autônomo, que permite funcionar “sozinho”, independente do Sistema Nervoso Central (SNC). O órgão é chamado de segundo cérebro por especialistas devido a ser constituído por, pelo menos, meio bilhão de neurônios.

Pessoas em tratamento da inflamação no intestino precisam beber bastante água para repor os líquidos em decorrência dos vômitos e diarreias, e consumir alimentos leves e de fácil digestão. Prefira os alimentos pastosos, como legumes cozidos, frutas e carnes magras.

Frutos secos como amêndoas, nozes, amendoim, castanha e pistache; Chás com propriedades digestivas e calmantes, como camomila, tília ou erva-cidreira, devendo tomar sem açúcar; Farinha de aveia, de amêndoas ou de coco para preparar pão, tortas e bolos; Quinoa e trigo sarraceno.

As frutas cítricas como laranja, limão, kiwi, abacaxi e acerola são ótimas opções para sucos. Elas possuem altas taxas de Flavonoides e Vitamina C, dois componentes importantes para combater a ansiedade. Diminuem a irritabilidade, a inquietação, regulam os hormônios e controlam a fadiga causada por esse problema.

Os principais hormônios que controlam as funções do aparelho digestivo são a gastrina, a secretina e colecistocinina, produzidos e liberados a partir de células da mucosa do estômago e do intestino delgado: - A gastrina faz com que o estômago produza ácido para dissolver e digerir alimentos.

Alguns chás, como o chá de camomila ou o chá de hortelã-pimenta, podem ajudar a aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável, como dor abdominal, cólica ou excesso de gases, por exemplo, pois possuem substâncias com propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódicas e calmantes do trato gastrointestinal.