O que o homem utiliza para transformar o espaço geográfico?

Perguntado por: umarques . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Ao se apropriar da natureza e transformá-la, os seres humanos criam ou produzem o espaço geográfico, utilizando as técnicas de que dispõem, segundo o momento histórico e de acordo com suas representações, ou seja, crenças, valores, normas (direito) e interesses políticos e econômicos.

Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventos, a bússola e, mais recentemente, o GPS.

São as casas, os edifícios, as ruas, os viadutos, as plantações (cultivos), as pastagens formadas pelas pessoas. Esses elementos são um resultado da ação humana, do trabalho de mulheres e homens.

AS PESSOAS TRANSFORMAM A PAISAGEM
POR EXEMPLO, AS PESSOAS RETIRAM A VEGETAÇÃO EXISTENTE, PLANAM MORROS, CANALIZAM OU ALTERAM O CURSO DE RIOS PARA CONSTRUIR BARRAGENS, ESTRADAS, LOJAS, FÁBRICAS, HOSPITAIS, RUAS, CULTIVAR ALIMENTOS, CRIAR ANIMAIS ENTRE OUTROS.

A ação humana desencadeia mudanças no ambiente. Por meio do desenvolvimento de atividades econômicas, o ser humano impulsiona a produção de bens de consumo para a sociedade, resultando em uma constante transformação do espaço geográfico.

Portanto, as três etapas mencionadas (meio natural, meio técnico e meio técnico-científico-informacional) formam uma periodização do meio geográfico, conforme a sua apropriação pelas atividades humanas. Assim, estabelece-se uma melhor noção das relações entre natureza e sociedade ao longo do tempo.

Transformação das paisagens
Nesse processo de transformação, podemos citar como ação da natureza: a ocorrência de um tornado em uma cidade, a ação modeladora das águas do mar ao esculpir as rochas no litoral, do rio ao escavar um vale, a erupção de um vulcão, ocorrência de um terremoto ou de um tsunami, etc.

Existem diversas formas de se representar o espaço geográfico, seja por meio de desenhos artísticos, técnicos, fotografias, maquetes, mapas, entre outros. A ciência responsável pela representação gráfica do espaço geográfico, tendo como produto final o mapa, é a Cartografia.

Os seres humanos pré-históricos costumavam fazer marcações em superfícies de pedras e paredes. Assim conseguiam identificar locais e saber se já haviam passado por ali antes. Outro jeito de se achar naquela época era usar pontos de referência, como uma grande árvore.

Hoje, pode-se explorar o espaço recorrendo a estas tecnologias, tais como: satélites artificiais, sondas espaciais, telescópios, naves tripuladas e vaivéns espaciais, estações espaciais e ainda os robôts de exploração espacial.

As mudanças que ocorrem na paisagem, assim como os impactos ambientais, são provocadas tanto por fatores naturais quanto sociais, estes com resultados mais imediatos e aqueles com resultados a longo prazo – com raras exceções, a exemplo dos deslizamentos de encostas.

Nesse momento, elucide que entre as consequências da ação antrópica está o desmatamento, assoreamento dos rios, os diversos tipos de poluição (hídrica, do solo, atmosférica, etc.), mudanças climáticas, entre outros.

A ação do homem tem acelerado a degradação da natureza. Desmatamentos, poluição de rios, mares e florestas, e o uso indevido da água e de energia, por exemplo, vêm provocando alterações diversas.

A paisagem modificada, humanizada ou artificial é aquela em que ocorreu a interferência humana. Também chamada de ambiente modificado, ela é perceptível uma vez que se distingue da paisagem (ou ambiente) natural, onde as ações humanas são irrisórias ou inexistentes.

Cidades, pontes, estradas, grandes edifícios são exemplos de paisagens culturais, que também podem ser classificados como paisagens humanizadas ou paisagens modificadas.

O espaço geográfico está em constante transformação, e esse fato é consequência das relações sociais nele estabelecidas. O homem, por intermédio do desenvolvimento de técnicas, modifica a organização dos elementos espaciais, sendo que uma das transformações mais significativas é a industrialização.

Diante da definição e dos exemplos apresentados anteriormente, temos que o espaço geográfico é formado pela interação de dois elementos principais, são eles: A natureza (ou espaço natural); A sociedade.

A industrialização é um dos principais fatores de transformação do espaço geográfico, pois interfere nos fluxos populacionais, reorganiza as atividades nos contextos da sociedade e promove a instrumentalização das diferentes técnicas e meios técnicos, que são essenciais para as atividades humanas.