O que o homem sente quando tá na andropausa?

Perguntado por: anobrega . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.2 / 5 16 votos

Entre os principais sintomas de andropausa, podemos destacar:

  • redução ou mesmo perda da libido;
  • disfunção erétil;
  • redução da fertilidade;
  • diminuição dos testículos;
  • diminuição dos pelos corporais;
  • mamilos inchados;
  • perda de massa óssea e muscular;
  • aumento da gordura corporal;

A andropausa é provocada por uma queda nos níveis de testosterona. Dessa forma, ela dura até que os níveis desse hormônio voltem ao normal. É necessário paciência, porque a testosterona sobe e desce lentamente. Sabendo disso, é comum que os efeitos do tratamento da andropausa demorem de 4 a 6 meses para aparecer.

Não existe uma frequência específica para um homem de 50 anos ejacular. É certo que nas fases mais jovens, eles podem fazer isso com bastante frequência, em alguns casos, mais de 10 vezes por dia a partir da masturbação. No entanto, com o tempo, esse número vai diminuindo.

Um exemplo de remédio para andropausa é o Undecanoato de Testosterona, que possui poucos efeitos colaterais; Injeções de testosterona: são as mais econômicas e utilizadas no Brasil, usadas para aumentar os níveis de testosterona e reduzir os sintomas. Geralmente, aplica-se 1 dose da injeção por mês.

Uma dieta rica em zinco – carne de porco, castanha-de-caju e frutos do mar, principalmente ostras – ajudará a manter os níveis de testosterona altos. A princípio, tente o ginkgo biloba para ajudar a manter a circulação saudável e prevenir a disfunção erétil.

O homem, ao chegar aos 50, pode perder o interesse em completar projetos que antes o entusiasmavam. Ainda, pode ter a sensação de ser incapaz de gerar novas ideias e estar menos disposto a competir com outros homens. Além disso, não é rara uma queda circunstancial nos níveis de autoconfiança, dinamismo, etc.

O abacate, assim como o salmão e o atum, funciona como fonte de gorduras boas, que são essenciais para a produção de testosterona. As gorduras mono e poli-insaturadas presentes na fruta ajudam a aumentar o HDL e também são importantes para a saúde do coração.

A partir dos 40 anos, o declínio da testosterona no organismo do homem gira em torno de 1% ao ano. O termo andropausa, comumente utilizado para caracterizar essa condição clínica, não deve ser utilizado, pois diferentemente da mulher, não ocorre uma pausa hormonal, e sim o seu déficit gradativo.

O estresse e a ansiedade são outros fatores que explicam quando o homem perde o desejo pela esposa. Isso ocorre porque, ao se preocupar com problemas corriqueiros, como as contas a pagar, o trabalho, as reuniões intermináveis, sobra pouco tempo para relaxar, e também, para pensar em sexo.

A falta de sexo pode provocar irritabilidade, quadros depressivos e queda da imunidade. O professor de psicanálise Ronaldo Coelho afirma que o problema pode ser maior entre os casais monogâmicos quando um deseja o sexo e o outro não.

É essencial diminuir o consumo de alimentos altamente calóricos como carnes gordas, frituras, massas refinadas, açúcar e alimentos industrializados, ricos em aditivos químicos. Tais substâncias podem agravar os sintomas da menopausa e andropausa por aumentarem inflamações no organismo.

Mas essa não é a única alteração que o calor excessivo pode indicar. Além da menopausa e da andropausa, que são as causas mais comuns, existem outros distúrbios relacionados com essa sensação. Entre os principais, podemos citar alterações na tireoide, ansiedade, diabetes e até hipertensão.

Como aumentar a testosterona de forma natural

  1. Perca peso. O peso em excesso não ajuda. ...
  2. Exercícios de alta intensidade e treinos de força. Os exercícios de alta intensidade aumentam os níveis de testosterona e previnem a sua deterioração. ...
  3. O zinco é um bom aliado. ...
  4. Reduza o stress. ...
  5. Estímulos sexuais.

Forteviron é um composto de substâncias naturais que estimulam o organismo, combatendo a fraqueza física, mental e ativando o desempenho sexual de homens e mulheres. A ação do medicamento evita a impotência, frigidez e outras situações decorrentes da ausência de desejo sexual.