O que o HDL alto pode causar?

Perguntado por: uneves6 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

leia mais .) Níveis elevados de HDL costumam estar relacionados a menor risco cardiovascular; contudo, altos níveis de HDL colesterol decorrentes de algumas doenças genéticas podem não proteger de doença cardiovascular, provavelmente em razão das alterações metabólicas e lipídicas concomitantes.

O uso de gorduras insaturadas encontrada nos óleos de oliva, óleo de canola, azeitonas, abacate, castanha, nozes e amêndoas são indicados, pois reduzem o colesterol total sem diminuir o HDL- colesterol. Nos casos de sobrepeso ou obesidade a ingestão deverá ser controlada, pois estes alimentos são altamente calóricos.

Valores de colesterol HDL e LDL
Menor que 100 mg/dL: ótimo. Entre 101 e 130 mg/dL: normal. Entre 131 e 160 mg/dL: normal/alto. Entre 161 e 190 mg/dL: alto.

O HDL conduz os cristais de colesterol para o fígado, onde serão quebrados e metabolizados mais uma vez para, assim, serem descartados do corpo. Em níveis elevados, esse tipo de colesterol é capaz de reduzir os riscos de doenças do coração e ter ações anti-inflamatória e antioxidante – dificultando a entrada do LDL.

quando em nossa própria alimentação aumentamos o consumo de frituras, embutidos e carnes em geral (exceto alguns tipos de peixes), estamos aumentando também o “estoque” de mau colesterol. Outro fator importantíssimo para o aumento do bom colesterol é a prática de atividade física.

É conhecido como ruim por entrar nas artérias e provocar o entupimento. Se existir excesso de LDL na circulação, sem aproveitamento pelas células, aumenta o risco de aterosclerose (entupimento das artérias pela gordura). Por isso o LDL é chamado de "mau" colesterol.

Os níveis abaixo devem ser observados pelo seu médico para iniciar o tratamento: Nível de colesterol total acima de 200 mg/dl; Nível de colesterol ruim (LDL) superior a 120 mg/dl; Nível de colesterol saudável (HDL) inferior a 35 mg/dl.

Frutas com muitas fibras, como ameixa, maçã, laranja, pera e limão podem aumentar o nível de HDL. Elas são ricas em fibras solúveis e ainda contêm altas doses de vitamina C, uma dupla poderosa contra o colesterol alto e que ajuda a elevar o HDL.

Triglicérides pode ser mais perigoso que colesterol para AVC, diz estudo.

Como elevar o HDL?

  1. 1 – Pratique exercícios aeróbicos. ...
  2. 2 – Perca peso para aumentar o HDL. ...
  3. 3 – Pare de fumar. ...
  4. 4 – Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. ...
  5. 5 – Consuma gorduras saudáveis. ...
  6. 6 – Consuma mais fibra.

Apesar de o colesterol alimentar estar relacionado à elevação do colesterol no sangue, os maiores vilões para que isto ocorra são grande ingestão das gorduras trans e gorduras saturadas, menor participação de alimentos fontes de colesterol como o ovo e o camarão.

Nesse caso, sentir tontura pode ser um efeito da dificuldade do sangue circular devido ao colesterol alto, e isso afeta a oxigenação do labirinto. E, consequentemente, agrava o equilíbrio da pessoa.

A sigla HDL significa High Density Lipoproteins. Traduzindo: lipoproteínas de alta densidade. O HDL tem como principal função a absorção dos cristais do colesterol depositados nas artérias. Ao fazer isso, a lipoproteína leva a gordura de volta ao fígado, onde será eliminada.

Valores do colesterol não-HDL:
Entre 131 e 160 mg/dL – Normal. Entre 161 e 190 mg/dL – Normal/alto. Entre 191 e 220 mg/dL – Alto. Maior que 220 mg/dL – Muito alto.

A hipercolesterolemia é uma condição assintomática , mas que está associada a um risco aumentado de doenças cardiovasculares. Níveis muito elevados de triglicerídeos pode causar pancreatite; O HDL é o colesterol bom, enquanto o LDL é o colesterol ruim.

A relação é obtida pela divisão do colesterol total pelo colesterol HDL. Por exemplo, se uma pessoa tem 200 mg/dL de colesterol total e 50 mg/dL de colesterol HDL, a relação é 4 (ou 4:1). A relação desejável é abaixo de 5 (5:1); a ideal é 3,5 (3,5:1).