O que o grafite é feito?

Perguntado por: dbrito9 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

O grafite é o resultado de uma rede frouxa de átomos de carbono, que lhe permite maleabilidade. A base da formação do grafite é o carbono puro, que também forma o diamante e o fulereno. As jazidas mais importantes de grafite encontram-se na China, Canadá, Brasil, México, Rússia, Índia, Madagascar e Siri Lanka.

O grafite pode ser feito ainda de duas formas: - Spray art: onde o artista faz o uso do spray, fazendo palavras curtas e simples. - Stencil art: a obra é feita a partir de um cartão, que tem as formas recortadas. Ele é colocado no local onde o spray deve ser passado.

Para a mina de grafite, usa-se uma mistura de argila tratada (semelhante à usada na fabricação de cerâmicas) com grafite moído, obtendo-se uma massa que é prensada da mesma forma que a mina colorida. O processo de corte e secagem é o mesmo.

Origem do Grafite
Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.

Veja os tipos de grafite e o que cada um deles representa.

  • Tag. É a assinatura do "writer" ou grafiteiro. ...
  • Crew. Grupo de grafiteiros que se juntam para realizar trabalhos grandes.
  • Stencil. O stencil é o grafite feito através de um molde. ...
  • 3D. O nome diz muita coisa também. ...
  • Wild Style. ...
  • Personagem ou Boneco. ...
  • Thrown Up. ...
  • Bombing.

Os tipos de grafite
O grafite costuma ser dividido em dois grupos: spray art, promovida com o uso de spray, em geral de modo rápido, utilizando formas ou palavras simples e breves; stencil art, feita a partir de um cartão com formas recortadas que são colocadas no local desejado e recebem o spray de tinta.

O grafite é o resultado de uma rede frouxa de átomos de carbono, que lhe permite maleabilidade. A base da formação do grafite é o carbono puro, que também forma o diamante e o fulereno. As jazidas mais importantes de grafite encontram-se na China, Canadá, Brasil, México, Rússia, Índia, Madagascar e Siri Lanka.

Grafite é um tipo de manifestação artística surgida em Nova York, nos Estados Unidos, na década de 1970. Consiste em um movimento organizado nas artes plásticas, em que o artista cria uma linguagem intencional para interferir na cidade, aproveitando os espaços públicos da mesma para a crítica social.

O grafite é uma forma de arte contemporânea de características essencialmente urbanas. São pinturas e desenhos feitos nos muros e paredes públicos. Não é simplesmente uma pichação, mas uma expressão artística. Tem a intenção de interferir na paisagem da cidade, transmitindo diferentes idéias.

Nessas baterias, o grafite encontra-se aderido a uma folha de cobre. Dessa forma, para obtenção do grafite, dissolveram-se as folhas de cobre contendo grafite em ácido nítrico concentrado (tanto quanto bastasse para dissolver todo o cobre).

Diamante: estrutura covalente gigante, com cada carbono covalentemente ligado a outros quatro átomos de carbono em um arranjo tetraédrico para formar uma estrutura rígida. Grafite: estrutura covalente gigante, com cada carbono covalentemente ligado a outros três átomos de carbono em um arranjo hexagonal.

Esse material pode ser produzido por meio da extração de camadas superficiais da grafite, um mineral abundante na Terra e um dos mais comuns alótropos do carbono.

O grafite é um tipo de arte urbana caracterizado pela produção de desenhos em locais públicos como paredes, edifícios, ruas, etc. É bastante usado como forma de crítica social, e, além disso, é uma maneira de intervenção direta na cidade, democratizando assim, os espaços públicos.

O grafeno é basicamente uma única camada fina de grafite. O grafite é um alótropo do carbono, então ambos possuem os mesmos átomos. No entanto, eles estão dispostos de uma maneira diferente, fazendo com que o material tenha propriedades diferentes.

O grafite nada mais é do que um cinza, podendo ser mais claro ou escuro, além de ficar incrível com efeito metálico. Por ser neutra é muito fácil utilizar a cor cinza grafite para decorar a casa, da sala de estar ao quarto, da cozinha ao banheiro.

5 grafites para conhecer pelas ruas do Brasil

  • Foto: Eduardo Kobra/Divulgação. Etnias (Rio de Janeiro, RJ) ...
  • Grafite de Bozó Bacamarte | Foto: Nuvem Produções/Reprodução. Salva-Arte (Recife, PE) ...
  • Foto: Amira Hissa/PBH. CURA (Belo Horizonte, MG) ...
  • Foto: CKTuristando/Unsplash. Beco do Batman (São Paulo, SP)

1 - Ele é feito na rua; 2 - Está ligado a cultura Hip hop; 3 - Pode ser praticado em diferentes formatos.