O que o goleiro não pode fazer?

Perguntado por: aalegria8 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Apesar disso, o goleiro não pode segurar uma bola que, de propósito, seja recuada por algum jogador de sua equipe, caso este não se utilize do peito ou da cabeça para recuá-la. Se o fizer, o árbitro marcará falta (tiro-livre indireto), e o time adversário deverá cobrar a falta no local onde o goleiro pôs a mão na bola.

é permitido; mas a regra ainda prevê que um truque deliberado não pode ser usado para recuar essa bola, por exemplo, o jogador levantar a bola com o seu pé e ele mesmo passar com outra parte do seu corpo para o goleiro.

Um primeiro detalhe para chamar a atenção é que a regra fala que se o goleiro tocar a bola com as mãos depois de ela ter sido intencionalmente passada com o pé por um jogador de sua equipe deve ser punido com um tiro livre indireto.

De acordo com o livro de regras da Confederação de Futebol 7 Brasil, em sua Regra 9 - DAS INFRAÇÕES - alínea “g”, das Infrações Pessoais, configura-se falta pessoal: “Obstruir a jogada prendendo a bola com os pés ou evitando com o corpo sua movimentação, exceto o goleiro caído dentro de sua área de meta”.

Em relação ao goleiro, uma das partes das regras diz que:
tiver a bola na palma da mão aberta; estiver quicando a bola no chão ou jogando-a para o ar. Durante o período em que o goleiro estiver com controle ou domínio da bola com as mãos nenhum adversário pode disputar a bola com ele.

Ou seja, resumindo muito, o cartão vermelho é válido para o infrator do pênalti caso a ação seja considerada antijogo.

Independentemente da mão na bola, é pênalti. O fato de tocar na bola já configura a falta.

Se de arremesso de canto, reversão em arremesso lateral, que será cobrado na direção da linha frontal de sua área. Estas situações são recuos INTENCIONAIS, ou seja, o goleiro estará cometendo uma infração pessoal.

Ainda assim, na meia quadra defensiva, o goleiro-linha só pode receber na bola de seus companheiros apenas uma única vez. Portanto, para realizar uma nova ação com bola, é necessário que a bola toque em algum atleta adversário.

Quando há um recuo de bola com os pés e o goleiro segura com as mãos, a infração é cometida pelo goleiro, que não poderia agarrá-la. O jogador não comente nenhuma infração.

» Sempre que for utilizar as luvas, você deve umedecer as palmas cerca de 2horas antes de cada partida para melhorar ainda mais a aderência do látex.

Com as necessidade de se ter acessório para a posição de goleiro no futebol, surgiu a necessidade de uma proteção para as mãos dos goleiros, já que o matéria da bola erra muito duro, escorregadio e machucava as mãos. Assim, em 1934, Karl Reusch, criou luvas adaptadas para o goleiro utilizar.

Nas mãos, os esparadrapos servem para evitar pequenas lesões ou até a quebra do dedo. Entram ainda a coquilha, protetor essencial para a região genital, como no UFC, tornozeleiras e joelheiras.

O que muitos atletas, comissões técnicas e torcedores desconhecem é que a expressão verbal - palavra “deixa” - caracteriza-se uma infração pessoal somente quando há dois jogadores, de times adversários, disputando o mesmo lance, e um desses jogadores, usando palavra “deixa” ou similar, tenta ludibriar o adversário.

12 – Faltas e má conduta
Porém, há diferentes faltas em um jogo de futebol: Tiro livre direto: deve ser marcado se um jogador atingir o adversário de forma violenta ou com força desproporcional em uma disputa de bola ou houver uma agressão. Pênalti: é a falta cometida por uma equipe dentro de sua própria área.

O jogador não pode sofrer qualquer punição pela vida que leva fora de campo. Se no período de folga, o atleta gosta de festas, praias e ir a bares com os amigos, ele não pode ser punido por isso, a não ser que seu comportamento venha a afetar o seu desempenho e concentração nos treinos e nos jogos.

Então tirar a camisa dificulta a identificação (jogador sem o número nas costas) e essa atitude é punida com cartão amarelo.