O que o GNV causa no motor?

Perguntado por: uqueiroz3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Na verdade, o contrário é bem mais provável de ocorrer — por ser um combustível mais limpo, o GNV tem uma ação corrosiva bem menor do que a gasolina, álcool ou etanol, por exemplo, o que ajuda a preservar o motor.

O GNV é um combustível seco, ou seja, não possui propriedades lubrificantes. Como resultado, as válvulas dos motores a GNV podem sofrer maior desgaste em comparação com os motores que utilizam combustíveis líquidos. Esse desgaste adicional pode levar a problemas, como vazamentos e perda de compressão do motor.

Um motor adaptado para uso com GNV requer manutenção diferenciada. Especialistas apontam para uma redução na vida útil das velas de ignição, cuja troca varia de 30.000 a 40.000 km normalmente. No caso do gás natural veicular, o tempo para substituição das mesmas cai para 15 mil km em média.

Uma das desvantagens do GNV é o fato de que ele exige um cuidado de manutenção maior. Primeiro porque você perdeu a garantia do automóvel. Em segundo lugar, porque o sistema exige uma atenção maior mesmo (até porque ele é considerado uma modificação no carro e, portanto, é inspecionado com maior vigor pelo Detran).

É possível fazer de 180 km a 230 km com um cilindro de GNV de 15 m³. Tudo vai depender do seu veículo. Aqui, o peso do veículo e o desempenho do motor são fatores fundamentais para responder essa pergunta.

Para que o veículo rode a gás é preciso instalar o kit GNV. O carro, entretanto, ainda pode rodar com combustíveis como gasolina e etanol.

Você deve trocar o sistema de ignição, os cabos, as velas e o filtro de ar quando fizer a manutenção preventiva dos veículos GNV. Isso ocorre porque o combustível provoca maior desgaste nesses componentes. Portanto, a recomendação é trocar o filtro de ar a cada 10 mil km rodados.

Um levantamento da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) mostra que, atualmente, o Gás Natural Veicular (GNV) tem rendido muito mais que a gasolina e do etanol. “Ele rende muito mais e é muito mais econômico que os combustíveis líquidos.

Perda de potência
A verdade é que, mesmo com os avanços tecnológicos do kit Geração 5, os carros que utilizam o GNV ainda possuem uma potência aproximadamente 3% menor do que os automóveis que rodam com outros combustíveis. Na prática, essa perda é insignificante.

O kit gás de 5ª geração foi desenvolvido para evitar a perda de potência que ocorre quando se instala o GNV em um automóvel. Embora essa questão ainda ocorra, a potência perdida atualmente é de apenas 3%, tornando essa geração muito mais vantajosa do que as anteriores nessa questão.

Atualmente o GNV não está mais valendo a pena
Antes de iniciar a lista, vamos lembrar que hoje não é mais possível comprar carros novos preparados para receber kit GNV de fábrica. O motivo para isso pode ser a diminuição da procura pelo combustível alternativo.

Abastecer R$ 100 de GNV no estado permite rodar até 413 KM. Já com gasolina, esse valor rende 158 KM, e com etanol, é possível percorrer até 138 KM.

Com a autorização em mãos, é preciso levar o veículo a uma oficina especializada em GNV, que tenha licença e registro no Detran. O custo para remoção do sistema é de aproximadamente R$ 400, e demora algo em torno de 2 horas para ser feito.

Veja abaixo a economia mensal obtida com o GNV em relação a outros tipos de combustíveis:

CombustívelConsumoCusto / KM
Gasolina10 Km/litroR$0,4056
Etanol7 Km/litroR$0,3719
GNV13 km/m3 (autonomia de 195 km)R$0,1765

Um kit GNV instalado e legalizado custa hoje em torno de R$ 5.000 e cada inspeção anual, R$ 300.

Então, vamos recapitular o que ocorreu para o aumento do valor desse combustível: O valor do dólar começou a aumentar por conta da pandemia. O valor do barril comercializado pelo mundo tem sofrido um aumento por conta da guerra entre ucranianos e russos.