O que o gestor não pode fazer?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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Confira a seguir oito atitudes que surtem efeito negativo na gestão de equipes e, por isso, precisam ser evitadas pelos chefes.

  • Criar um clima de ansiedade e medo.
  • Delegar poucas tarefas e responsabilidades.
  • Dar um feedback pobre aos colaboradores.
  • Ser pouco claro sobre metas e expectativas.

Pontos negativos. Risco de baixa produtividade devido à falta de orientação e controle de qualidade; Falta de direcionamento; Individualismo e falta de respeito à figura de liderança.

Os maiores erros de gestores

  • Não dar feedback. A falta de feedback pode ser desastrosa para a produtividade de uma empresa, seja esse retorno positivo ou negativo. ...
  • Não alinhar as expectativas. ...
  • Evitar conversas difíceis. ...
  • Reconhecer os aspectos errados no time de subordinados. ...
  • Evitar desligar profissionais de atuação fraca.

Entre as características de um gestor de sucesso, estão habilidade em comunicação, visão estratégica, orientação para resultados e trabalho em equipe. Tais competências promovem resultados ganha-ganha, beneficiando o time, a empresa e o próprio líder. Por isso, é útil investir no aprendizado e crescimento contínuo.

O mau líder não tem a mesma iniciativa. Ele não aparta ou soluciona conflitos entre profissionais, resultando em uma péssima gestão de pessoas. Quando está envolvido em uma situação desagradável, foge e transfere a responsabilidade para terceiros. Os funcionários se espelham nesse comportamento.

Uma pessoa que age de maneira duvidosa não consegue liderar uma equipe de maneira eficiente. Não importa quão inteligente, doce ou persuasivo esse líder seja, se ele apresenta um comportamento antiético é difícil gerar empatia com a equipe.

A primeira dica que o especialista da HW Capital oferece é: identifique o comportamento e reporte para o RH. “A primeira coisa que a pessoa tem que fazer é reportar isso ao RH por escrito. Se a pessoa sente assédio moral, avanço indesejado de cunho sexual ou romântico, não é algo que deve guardar para si”, comenta ele.

Liderança destrutiva
Esse é um dos piores tipos de liderança, por atuar basicamente como um elemento de crítica constante ao trabalho de todos os outros profissionais. Um líder destrutivo, normalmente, age como se fosse o único capaz de resolver um problema, ou como se apenas ele fosse a mente inteligente da equipe.

A revista Quartz publicou um artigo no Linkedin que aponta que um chefe ruim pode fazer tão mal para a saúde dos funcionários quanto fumar passivamente. E o pior, quanto mais tempo uma pessoa passar trabalhando para alguém que a deixa infeliz, maiores serão os danos para sua saúde mental e física.

7 erros de liderança que comprometem a performance da empresa

  • Não planejar. ...
  • Não dar feedbacks. ...
  • Não desenvolver os colaboradores. ...
  • Sobrecarregar a equipe e não dar apoio. ...
  • Não valorizar a equipe. ...
  • Ser chefe em vez de líder. ...
  • Não saber ouvir.

Dar ordens e fazer ameaças está longe do papel do líder moderno. É preciso motivar seus colaboradores com exemplos, fazê-los enxergar que todos saem ganhando com bons resultados e estimular o desenvolvimento profissional da equipe.

Quando o líder acha que desafiar demais é algo positivo, acaba rompendo aos poucos o relacionamento de confiança com os membros de sua equipe. Uma dica interessante é se atentar ao tema da diversidade das gerações. É importante entender o que cada pessoa espera e almeja.

Os maus Gerentes realmente não desejam gerenciar. Eles não querem colocar tempo, energia e esforço para se tornarem melhores gestores. Se você quer ser um gerente, então você realmente precisa querer gerenciar pessoas. Maus gestores veem suas funções de gerenciamento como uma tarefa.

Confira a seguir oito atitudes que surtem efeito negativo na gestão de equipes e, por isso, precisam ser evitadas pelos chefes.

  1. Criar um clima de ansiedade e medo.
  2. Delegar poucas tarefas e responsabilidades.
  3. Dar um feedback pobre aos colaboradores.
  4. Ser pouco claro sobre metas e expectativas.

Para que alguém possa ser considerado um bom gestor, é preciso que seus resultados, dos seus colaboradores e do negócio como um todo, sejam facilmente mensuráveis. Assim, o trabalho precisa estar atrelado a metas. Para que essa estratégia seja mais facilmente implantada, pode ser interessante identificar metas SMART.