O que o gato vê no espelho?

Perguntado por: onovaes . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Os cães e gatos não têm capacidade de reconhecer a própria imagem no espelho e essa característica não está restrita apenas para eles. Poucas espécies se reconhecem diante de um espelho.

Golfinho e chimpanzé: Estudos comprovam que eles são os únicos animais que conseguem se identificar no espelho. Além disso, são considerados os mais inteligentes do mundo.

Não há um consenso em relação a quais cores os gatos enxergam, mas a maioria dos cientistas acredita que eles só possuem receptores azuis e vermelhos. Isso significa que quando o pet observa algo verde, ele provavelmente vê um objeto acinzentado, puxado para outro tom.

Conforme alguns estudos, os gatos reagem apenas às cores violeta, azul, verde e amarelo, com isso, o bichano não consegue ver um espectro tão rico de tons.

O real motivo para você não olhar nos olhos do gato está diretamente ligado ao seu instinto de sobrevivência. Desse modo, o felino entende que ao olhar diretamente nos olhos dele, você representa uma ameaça. Portanto, ele fará de tudo para se defender, inclusive, atacar.

A sensibilidade dos gatos faz com que eles sejam capazes de absorver energias, assim como um filtro, limpa o que é negativo, como tristezas e angústias, tanto de pessoas como do ambiente que vive. Quando eles dormem, transmutam essa energia as eliminando, por isso são animais que costumam dormir bastante.

Segundo especialistas, esse comportamento comum à maioria dos gatos tem basicamente duas explicações: é sinal do afeto que une donos e animais, mas também tem origem no instinto territorialista (leia-se “espaçoso” mesmo) dos gatinhos. “Os tutores podem representar um porto seguro para seus bichanos.

Esse gesto já mostra o afeto que ele tem pelo seu dono, mas também está relacionado à marcação de território. Essa marcação é feita através do feromônio produzido pelas glândulas localizadas em diversas partes do corpo, incluindo a região temporal, base da cauda e redor dos lábios.

Até o preto parece mais desbotado. Só que os cães e gatos enxergam muito mais, em menos tempo. Um cachorro consegue ver de 70 a 80 imagens por segundo, um gato vê 100 imagens; e o porquinho-da-índia 33 imagens por segundo. Nós enxergamos até 24 imagens por segundo.

E para chegar a essa conclusão, o ser humano precisou adotar uma ótica canina: o mundo precisava ser observado pela perspectiva de um cachorro e não de um de nós! Dessa forma, é possível dizer que os cães e gatos usam os cheiros e sons, seus sentidos principais, para enxergar e reconhecer o mundo ao seu redor.

Abelhas. As abelhas também têm uma visão distorcida da luz e das cores. Elas conseguem perceber a luz três vezes mais rápido que o ser humano e enxergam também os raios ultravioleta, o que é impossível para nós.

De acordo com especialistas, esse comportamento parece imitar os seres humanos, em uma tentativa de facilitar a comunicação. Ou seja, uma das razões porque o gato mia é para se comunicar especialmente com seu tutor!

Como dizer não
É importante usar sempre a mesma palavra, tom de voz e gesto. Dizer “não” sendo carinhoso confunde o bicho. Um “não” bem incisivo e um empurrãozinho leve já fazem o gato entender que não é bem-vindo no sofá. Evite agressões: o gato não as entende como castigo.

O resultado do experimento
Em sua análise, os pesquisadores perceberam que os bichanos possuem um senso de apego pequeno, muito menor que os cães, por exemplo. Isso significa que eles não se sentem dependentes de seus tutores e, consequentemente, não se incomodam tanto quando estão sozinhos.

Beijar o bicho de estimação: pode ou não? A boa notícia é que, com cuidado e higiene, podemos beijar o bicho de estimação sem preocupações nenhuma, uma vez que as chances de transmissão de doenças são muito baixas, principalmente se o pet e o tutor estiverem saudáveis e com a imunidade adequada.

12 – 18 anos

Como eles podem caçar seus alimentos na rua e podem se entreter em outros lugares, se ele optou em permanecer na sua casa e gosta de ficar próximo de você, saiba que seu gato te escolheu como tutor. No caso de gatos de rua, se ele apareceu na sua porta e não foi mais embora, então ele te escolheu como dono.