O que o gato tem medo?

Perguntado por: pcardoso . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

10 coisas que os gatos mais temem

  • Água.
  • Odores fortes.
  • Segurá-los à força.
  • Pessoas desconhecidas.
  • Barulhos altos.
  • Mudanças na rotina.
  • Surpresas.
  • Balões.

Para a maior parte dos gatos, é fácil perceber se eles estão assustados, nervosos ou ansiosos devido aos barulhos muito altos. Miados excessivos, andar vagaroso, corpo rebaixado, orelhas voltadas para trás e busca por esconderijos são indicativos certeiros de um estado de medo dos bichanos.

Da mesma forma que os cítricos, algumas plantas são usadas para espantar os gatos. Entre elas está a lavanda, o alecrim, a hortelã e a arruda, que têm um odor muito forte para esses pets, o que os mantém afastados. Também a citronela e o capim-limão, por terem um cheiro cítrico, não agradam os gatos.

Os gatos adoram flores, especialmente as rosas, as margaridas e os lírios. Porém, você deve saber que eles podem cheirá-las, mas não comê-las. Algumas flores são tóxicas e, se ingeridas, podem causar muitos problemas de saúde, ou inclusive matá-los, em muitos casos.

As garrafas funcionam como barreira contra gatos, que não conseguem se firmar sobre os recipientes e caem. Alguns moradores, colocam as garrafas de pé, em cima dos muros. Ao derrubá-las, os gatos fogem assustados com o barulho.

Sinais de que seu gato te ama

  1. Cauda ereta. A cauda ereta pode muito bem ser a maneira mais óbvia dos gatos mostrarem afeto. ...
  2. Esfregando contra a suas pernas. Se você já viu amigos gatos interagindo, provavelmente os notará esfregando o rosto. ...
  3. Pedir Carinho. ...
  4. Trazer presentes. ...
  5. Ronronar.

Miado curto: uma pequena saudação, como um “oi” ou “olá”; Muitos miados curtos: sinal de alegria e felicidade; Miado longo e baixo: um pedido, geralmente comida ou água, Miado longo e alto: uma chamada de atenção, geralmente quando o bichano está irritado.

Nossa retina possui três tipos de cores que são capazes de captar o azul, vermelho e verde, o que permite que enxerguemos uma variedade enorme de cores. Conforme alguns estudos, os gatos reagem apenas às cores violeta, azul, verde e amarelo, com isso, o bichano não consegue ver um espectro tão rico de tons.

Barulhos altos - Barulhos muito altos como gritos, fogos de artificio, aspirador de pó, secador de cabelo e tempestades são apenas alguns barulhos que deixam o gato assustado e irritado. A audição dos bichanos é muito sensível, por isso sempre ouvem os barulhos com mais intensidade.

Estudo aponta que felinos entendem quando humanos falam diretamente com eles | Ciência | G1.

Gatos felizes parecem amassar pãozinho para mostrar que estão contentes. Os gatos costumam fazer esse movimento enquanto são acariciados ou quando se aconchegam em um local confortável para cochilar.

“Gatos são sensíveis ao toque”, explica. “Tudo que restrinja o movimento, como coleiras ou roupinhas, incomoda o pet”, continua. Ou seja, diferentemente de seus eternos rivais, os felinos não nascem naturalmente gostando de passeio de coleira.

“Não é do fruto que ele tem medo, é do desconhecido”, comenta. “Na verdade, ele fica surpreso com aquele legume que apareceu ali, inesperadamente”, completa. Ou seja, gato não tem medo de pepino, ele fica assustado com essa surpresa desagradável.

A sensibilidade dos gatos faz com que eles sejam capazes de absorver energias, assim como um filtro, limpa o que é negativo, como tristezas e angústias, tanto de pessoas como do ambiente que vive. Quando eles dormem, transmutam essa energia as eliminando, por isso são animais que costumam dormir bastante.

Conforme alguns estudos, os gatos reagem apenas às cores violeta, azul, verde e amarelo, com isso, o bichano não consegue ver um espectro tão rico de tons.

Muitas lambidas e mordidinhas? É sinal de mais amor ainda! Com certeza você já se viu fazendo carinho no seu companheiro e ele começou a passar a linguinha ou dar mordidinhas em suas mãos. Essa é outra forma dele demonstrar carinho e preocupação com você!

12 – 18 anos

Assustar ou amedrontar pode prejudicar seu gato. Esses atos deixam seus níveis de estresse altíssimos. E, como consequência, eles podem arranhar, morder e até se machucar se saltarem alto por causa do medo.

Além de amenizar o estresse dos bichanos e servir como “trincheira”, as caixas de papelão também são bons arranhadores. “Gatos arranham superfícies não só para desgastar as unhas como também para marcar território. A textura do papelão é bastante atrativa e os gatos gostam de arranhá-lo e furá-lo”, esclarece Dra.

Papel alumínio
Nem o som nem a textura desse tipo de papel não agrada ao gato, por isso o animal prefere se abster de se aproximar de superfícies cobertas por ele. Consequentemente, jamais vai utilizá-lo como arranhador.

Embora os gatos vejam, sintam o cheiro e o toque dos humanos, os felinos podem reconhecer o tutor apenas pela voz! Apesar de o olfato também ser um sensor que identifica o tutor de longe, nesse caso, a audição é o mais importante, pois o olfato dos felinos não é tão potente quanto o dos cachorros.