O que o gato tem mais medo?

Perguntado por: ibelchior . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 11 votos

O que causa tamanho desconforto são os barulhos, pois os gatos possuem a audição muito mais desenvolvida que a nossa e, além de se assustarem com os trovões – que são repentinos e muito altos –, eles conseguem captar os sons antes que nós.

Em geral, os gatos gostam da maioria das flores e outras plantas. Entretanto, algumas delas têm aromas que eles detestam, como lavanda, tomilho, alecrim e gerânio. Aliás, plantas como antúrio, violeta e lírios são tóxicas para esses felinos e, por isso, devem ser mantidas longe deles.

Traumas: um trauma pode fazer com que o gato adquira medo em relação às pessoas. Por vezes, é devido a um pequeno detalhe quase imperceptível para nós. O felino pode desenvolver medo em relação a uma única pessoa, um grupo de pessoas ou todos os seres humanos.

Sistema respiratório frágil: como não estão acostumados com a água, o sistema respiratório dos felinos é mais frágil. Com isso, o pet tem medo de um banho descuidado, o que pode levar a infecções; Territorialismo e olfato: outra característica herdada dos seus ancestrais. Os bichanos são muito territorialistas.

“Não é do fruto que ele tem medo, é do desconhecido”, comenta. “Na verdade, ele fica surpreso com aquele legume que apareceu ali, inesperadamente”, completa. Ou seja, gato não tem medo de pepino, ele fica assustado com essa surpresa desagradável. Mas por que será que há tantos vídeos parecidos?

Os cheiros cítricos costumam afastar os bichanos, por isso, cascas de laranja, limão ou tangerina no acesso ao quintal podem ajudar a mantê-lo longe.

Gato assustado: aspirador de pó e secador de cabelo despertam medo. A audição felina é super sensível, e por isso qualquer barulho muito alto pode incomodar o gato ou deixá-lo assustado.

Barreiras naturais
Cascas de frutas: os gatos não suportam cheiros cítricos. Por isso, algumas cascas de frutas podem ser o suficiente para mantê-los afastados da garagem. Dê preferência por laranja, limão ou tangerina; Plantas: algumas plantas também possuem cheiros que espantam os bichanos.

estômago

A barriga é uma área vulnerável para os gatos, sendo o estômago a mais sensível delas. Acariciar esse parte do corpo pode provocar uma reação defensiva e levar o animal a te atacar.

Gatos não gostam de barulho, mas…
Os gatos costumam ser bem silenciosos ao andar pela casa e geralmente não gostam de barulho, principalmente estampidos, como fogos de artifício. Essa questão incomoda demais os bichanos, inclusive os deixa assustados e inseguros.

O que é interpretado como falta de afeto, muitas vezes pode ser apenas o comportamento natural do gato que, ao contrário dos cães, mostram amor de um jeito mais contido. Ainda assim pode acontecer do animal não curtir muito a presença de alguém e fazer questão de deixar isso bem claro.

De acordo com Con Slobodchikoff, comportamentalista animal e autor de Chasing Doctor Dolittle: Learning the Language of Animals, os gatos são felinos geneticamente programados com o instinto de evitar animais peçonhentos como as cobras.

Sempre que um gatinho fica muito perto do seu tutor, especialmente na hora de dormir, é porque ele quer demonstrar afeto. Ou seja, gato dormindo com o tutor quer dizer que o bichano tem carinho pela pessoa, pelo ambiente e pelos momentos que eles têm juntos.

O felino, além de tentar escapar o tempo todo, pode adotar uma postura mais defensiva e até agressiva para afastar as carícias. Não é como se esses animais fossem naturalmente bravos, mas é como se a gente estivesse invadindo o espaço deles e forçando-os a estar em uma situação que eles não querem.