O que o GARDENAL faz no corpo?
Este medicamento é destinado à prevenção do aparecimento de convulsões em indivíduos com epilepsia (doença do sistema nervoso central que causa convulsões ou ausências do paciente) ou crises convulsivas de outras origens.
Quem não pode tomar Gardenal?
GARDENAL não deve ser utilizado nos seguintes casos: porfiria (doença metabólica que se manifesta através de problemas na pele e/ou com complicações neurológicas), insuficiência respiratória severa, insuficiência hepática (do fígado) ou renal (dos rins) graves e em pacientes com antecedentes de hipersensibilidade ( ...
Qual é o melhor remédio para convulsão?
Anticonvulsivante de escolha para tratamento prolongado
- Lamotrigina.
- Levetiracetam.
- Topiramato.
- Valproato.
- Zonisamida.
Quais as sequelas do Gardenal?
Comum: sonolência (dificuldade em acordar e às vezes, dificuldade para falar); distúrbio cognitivo, comprometimento da memória; Incomum: coordenação anormal e distúrbios do equilíbrio; Rara: distúrbio da atenção; Desconhecida: amnésia, discinesia (movimentos involuntários anormais do corpo).
Quais os efeitos do Gardenal a longo prazo?
Artralgia (dor nas articulações – síndrome mão-ombro ou reumatismo induzido por fenobarbital). Densidade mineral óssea reduzida, osteopenia (redução da qualidade do osso), osteoporose e fraturas em pacientes em tratamento a longo prazo com Gardenal.
Pode tomar 2 Gardenal por dia?
2 a 3 mg/kg/dia em dose única ou fracionada. Você deve tomar os comprimidos com líquido, por via oral.
O que uma pessoa com epilepsia não pode comer?
A médica lista alguns alimentos que pessoas com crises epiléticas devem ficar longe, entre eles, algumas frutas que para pessoas que não tem o distúrbio é saudável, como por exemplo: banana, maçã, Pêra, figo, damasco, manga, laranja.
Quem tem problema de epilepsia pode se aposentar?
Foi apresentado no Senado pelo senador Paulo Paim (PT-RS) o PL 2.472/2022, que inclui o lúpus e a epilepsia na lista de doenças dispensadas do prazo de carência para concessão dos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por incapacidade, concedidos pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
Qual é a diferença entre epilepsia e convulsão?
A epilepsia é uma doença crônica causada por diversos fatores, enquanto a convulsão, é um tipo intenso de ataque epilético, que não indica que o paciente tenha epilepsia, necessariamente, a não ser que estas convulsões sejam recorrentes.
Pode tomar cerveja com Gardenal?
Com os barbitúricos (Gardenal/ fenobarbital, tiopental) o álcool pode levar a pessoa até ao estado de coma.
O que causa uma convulsão em uma pessoa?
Convulsão é a contratura involuntária da musculatura, que provoca movimentos desordenados. Geralmente é acompanhada pela perda da consciência. As convulsões acontecem quando há a excitação da camada externa do cérebro.
Como saber se estou prestes a ter uma convulsão?
O corpo sofre contrações musculares intensas e involuntárias. A pessoa se debate, pode ficar arroxeada, lábios e dentes ficam cerrados e há salivação excessiva. Na maioria das vezes, ocorre perda de consciência. Essa é a descrição feita por quem já presenciou uma crise convulsiva, condição que ocorre repentinamente.
O que fazer para evitar uma convulsão?
É possível impedir uma crise?
- Evite o consumo de álcool.
- Evite baladas ou festas com luzes piscantes.
- Evite ficar estressado.
O que corta o efeito do fenobarbital?
É contraindicado o consumo de álcool —mesmo que em pequena quantidade— durante o tratamento com o fenobarbital. A razão para isso é que as substâncias interagem entre si, potencializando os efeitos depressores no SNC.
O que acontece se eu parar de tomar fenobarbital?
Após interrupção do tratamento com Fenobarbital, podem aparecer efeitos tóxicos da fenitoína. Em alguns casos, a concentração plasmática da fenitoína pode aumentar (inibição competitiva no metabolismo).
Qual é o melhor horário para tomar o fenobarbital?
100 a 200 mg por dia, em dose única, ao deitar, ou divididos em 3 tomadas. 4 a 6 mg por kg de peso corporal por dia, divididos em 2 tomadas, a cada 12 horas (ou tomado em dose única).
O que os anticonvulsivantes podem causar?
Principais efeitos adversos
Sonolência, tontura, ganho de peso e dor de cabeça. Em crianças, pode levar a agressividade, alterações do humor e hiperatividade. Náusea, vômito, constipação, dor de cabeça, tontura, insônia, fadiga, visão dupla, tremor, alterações do ciclo menstrual e alterações na pele.
O que pode cortar o efeito do anticonvulsivo?
Álcool. O uso de álcool é uma importante interação dos anticoncepcionais. Em altas concentrações, esta droga pode alterar a farmacocinética dos anticoncepcionais, diminuindo assim sua eficácia.