O que o gafanhoto soldado come?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Alimentação: Se alimentam de solanáceas, como a lobeira. Reprodução: A reprodução dos gafanhotos é sexuada.

O gafanhoto-soldado (Chromacris speciosa) recebe este nome popular por apresentar as cores, verde e amarela, da bandeira brasileira. O nome remete, portanto, ao uniforme utilizado pelos militares. Ele é conhecido ainda, por gafanhoto-bandeira.

É importante destacar que esses gafanhotos não atacam seres humanos ou outros animais. Algumas espécies migram em busca de condições adequadas para reprodução e alimentação, formando as chamadas nuvens de gafanhotos.

O adulto mede cerca de 45 a 50 mm de comprimento, respectivamente, para macho e para a fêmea. A coloração é marrom avermelhada, asas anteriores são marrom avermelhadas e as posteriores são amarelo claras ou róseas. A fêmea realiza a postura no solo.

No mato, os melhores esconderijos para um cochilo são os troncos e as folhas caídas no chão. Sob elas, repousam os gafanhotos.

Inverno mais quente pode atrair gafanhotos para MS, alertam pesquisadores. O clima seco e quente, característico mesmo no inverno de Mato Grosso do Sul, pode ser preponderante para a passagem da nuvem de gafanhotos pelo Estado.

Além deles, a portaria aprova também o uso de produtos a base dos ingredientes ativos acefato, cipermetrina, deltametrina, diflubenzuron, lambda-cialotrina e malationa. Os seis são inseticidas.

Os gafanhotos comem preferencialmente gramíneas, folhas e cereais, mas muitos gafanhotos são onívoros. A grande maioria dos gafanhotos são polífagos. Muitos alimentam-se a partir de várias plantas hospedeiras durante um dia, enquanto outros preferem alimentar-se na mesma planta hospedeira.

Um gafanhoto aproveita apenas 10% da energia contida no alimento que ingere, sendo o restante eliminado nas fezes. 20% da energia aproveitada são utilizados na manutenção do metabolismo e o restante é armazenado nos tecidos corporais.

Segundo alguns estudiosos, essa praga pode simbolizar também uma contestação à crença egípcia de colheita farta e um recado de impotência dos deuses egípcios ante os castigos de Deus. Há ainda na Bíblia menções a gafanhotos ligadas ao inseto como alimento, parte do apocalipse, analogia e provérbio, por exemplo.

Os grilos diferem dos gafanhotos por apresentarem as antenas longas. Os grilos jovens são bastante semelhante aos adultos e podem ser reconhecidos por não apresentarem asas. Tanto os adultos quanto os jovens possuem hábito alimentar semelhante. Ambos alimentam-se de diversas espécies de plantas.

3- Vivem por 3 meses
O tempo de vida de um gafanhoto-do-deserto costuma ser de aproximadamente três meses. Um gafanhoto fêmea bota cerca de 300 ovos, por isso, a multiplicação é grande embora o tempo de vida total seja curto.

O aparelho bucal dos gafanhotos é do tipo mastigador, o qual eles utilizam para alimentarem-se, principalmente, de vegetais. Eles são capazes de comer uma grande quantidade de alimento, ingerindo o equivalente a seu próprio peso corporal em um único dia.

Os olhos compostos estão presentes apenas em alguns artrópodes, como o gafanhoto e moscas. Nesses olhos há estruturas chamadas de omatídeos que conseguem captar cada parte da cena observada, formando uma imagem bem definida.

eristrismo

O eristrismo no gafanhoto-do-campo é causado por uma mutação genética; um fotógrafo amador do País de Gales teve a felicidade de avistar um recentemente, em seu próprio jardim.

Com cerca de 10 dias os filhotes saem do ovo e são chamados de ninfas, são perfeitas miniaturas de gafanhotos só faltando as asas.

Portanto, quando encontramos esses insetos em nossos jardins ou casas, devemos deixá-los em paz, não prejudicá-los ou pegar neles, pois são animais que desempenham um importante papel ecológico em todos os ecossistemas em que se desenvolvem de forma controlada.

Os gafanhotos produzem som por estridulação, ou seja, friccionando as pernas. A estridulação dos grilos e das esperanças é diferente, provém da fricção das asas. Os tímpanos são as membranas responsáveis pela captação do som pelos insetos, sendo que nas cigarras os tímpanos também servem para a produção do som.

“Estes gafanhotos, bem como muitos insetos em sua fase imatura, apresentam um comportamento denominado gregário, uma estratégia que aumenta as chances do grupo sobreviver a ataques de predadores”, explica o estudante de biologia Lucas Liesak.