O que o formando usa?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 24 de abril de 2023
4 / 5 18 votos

O chapéu de formatura utilizado pelos formandos possui o nome de capelo. Esta palavra possui origem da palavra italiana capello, que significa chapéu. Ele se encaixa na cabeça, possui uma forma quadrada em seu topo e um cordão.

Os formandos deverão entrar com o capelo na mão esquerda e só colocá-lo após o juramento e o ato de colação, que será feito pelo reitor junto ao aluno juramentista. Depois da cerimônia, os alunos podem levar o capelo como recordação.

O chapéu é uma representação usada há séculos como símbolo de competência, em uma analogia à coroa real. Para simbolizar o rito de passagem da formatura, quando os alunos tornam-se oficialmente profissionais.

Em eventos como festas de casamento e formaturas, as melhores opções são as carteiras e clutches. As carteiras podem ser de tecidos finos, como seda, e podem ter detalhes como fechos com pedras delicadas. Já as clutches podem ser desde lisas até ornamentadas com pedras e cristais.

Origem do uso da beca nas instituições
Além disso, as becas foram introduzidas para demonstrar mérito e responsabilidade social, sendo um equivalente aos uniformes militares. Com isso, a ideia de aplicá-las às formaturas representa a importância que a cerimônia tem para os alunos ao ingressarem no mercado de trabalho.

O juiz usa a toga, enquanto advogados e membros do Ministério Público utilizam a beca. Segundo a tradição, o uso dessas vestimentas remete aos sarcedotes da Roma antiga.

Passeio completo: Eu diria que esse é o famoso "terno e gravata", traje de roupa masculina tradicional. Calça, camisa, gravata, sapato e casaco de terno; Traje de gala: Esse é aquele rolê dos rolês.

Roupa preta podendo ser: vestido tubinho, saia, blusa, sapato ou sandália de preferência na cor preta. (caso queira, poderá usar meia calça da cor da sua pele). Cabelo feminino sugestão: usar cabelo preso, sem volume no alto por causa do barrete (chapeuzinho), mas é opcional, pode ser usado solto também.

É o patrono quem realiza a entrega do canudo a cada formando depois de conferido o grau. Todos os formandos deverão escolher UM patrono.

DISCURSOS
São três os discursos obrigatórios em uma formatura: • Do orador (primeiro a discursar); Homenageados: patrono, paraninfo ou nome de turma (penúltimo a discursar); • Da Direção Geral (último a discursar).

capelo

Pra começar, o chapéu de formatura se chama capelo. Tradicionalmente, os alunos vestem capelos pretos, enquanto o bacharel utiliza um branco.

Nas cerimônias oficiais de Colação de Grau, todos os formandos deverão trajar beca na cor preta, faixa na cintura na cor do curso de graduação e capelo, que é colocado na cabeça somente após a Outorga de Grau.

Significado de Capelo
substantivo masculino [Antigo] Parte do hábito dos frades que lhes cobria a cabeça; capuz.

Para saber como segurar uma bolsa clutch, leve-a na mão, como dissemos. Para mais elegância, pela parte de baixo, mas isso pode variar de acordo com o modelo. Há também quem leve embaixo do ombro, de lado, ou prefira um modelo com alça, por exemplo.

Sofisticadas e clássicas, as bolsas de mão podem sim ser opções tão práticas e democráticas quanto as bolsas com alças compridas e carregadas nos ombros. O acessório aparece não apenas em looks para eventos e compromissos formais, mas cada vez mais como opção moderninha e atual para composés do dia a dia.

Como convidado, não é aconselhável se vestir para chamar a atenção. Sendo assim, é preferível evitar peças que tenham muito brilho ou acessórios chamativos. São recomendados trajes com tecidos fluidos e lisos com cores suaves ou, se preferir, pode apostar em estampas de florais, listras etc.

Chegando mais perto da formatura, é interessante começar a organizar as coisas antes: terno, barba, cabelo, bigode, transporte, unha, vestido, maquiagem. Não vão deixar tudo para a última semana, pois NÃO VAI DAR TEMPO e só vai te prejudicar no quesito ansiedade, que trago algumas dicas abaixo.

Nada de vestido de festa ou bermuda nesta hora. Por outro lado, um traje mais “social” seria o ideal, para não vestir algo muito extravagante, nem muito casual. Ou seja, modelos de vestidos que vão até o joelho ou mesmo a combinação de calça social (ou só escura) com camisa de tom discreto são duas boas sugestões.

É um traje que simboliza poder, dando especial representatividade a quem os usa. E no caso da vestimenta usada pelo Judiciário, a cor preta enfatiza essas características. A toga começou a ser usada na Roma Antiga – antes de Cristo – e é um dos símbolos da magistratura.