O que o fogo não queima?

Perguntado por: zgonzaga . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Charada. O que é, o que é? Na água não molha e no fogo não queima. Resposta: A sombra.

Adicione a madeira de lei.

  1. As toras de lei maiores são ótimas para sustentar um fogo que já está queimando. Quando o fogo estiver forte o suficiente, a madeira de lei começará a queimar em pouco tempo.
  2. Caso o fogo esteja apagando, misture um pouco de madeira conífera para aumentar as chamas instantaneamente.

Madeira antichama
Quando é submetida ao fogo, essa madeira comprimida forma uma camada protetora de carvão em sua superfície, o que evita que o fogo se espalhe, além de preservar a integridade estrutural interna da madeira.

Materiais comuns resistentes ao fogo

  • Lã Lã é um material naturalmente resistente ao fogo. ...
  • Vidro. Vidro é resistente ao fogo porque são necessárias altas temperaturas para que ele derreta. ...
  • Areia e argila. Areia e argila são resistentes ao fogo e estão se tornando cada vez mais materiais comuns na construção.

A maioria das criaturas vivendo em ambientes extremamente quentes é de bactérias unicelulares e arqueobactérias. São as mais simples – e, provavelmente, as mais antigas – formas de vida da Terra. Consistem apenas de uma célula e carecem da maquinaria celular dos organismos avançados.

Partindo do princípio de que, para haver fogo, são necessários o combustível, comburente e o calor, formando o triângulo do fogo ou, mais modernamente, o quadrado ou tetraedro do fogo, quando já se admite a ocorrência de uma reação em cadeia, para nós extinguirmos o fogo, basta retirar um desses elementos.

Já o combate a incêndio abrange as ações para enfrentar, conter e extinguir o fogo, preferencialmente em seu início. Para isso, são utilizados equipamentos como extintores, mangotinhos, portas corta-fogo, sprinklers, entre outras medidas.

Um dos principais meios de combater um incêndio é por meio do resfriamento, diminuindo a temperatura. Esse método é ideal para incêndios de classe A, que ocorrem com combustíveis sólidos que queimam na superfície e na sua profundidade, deixando resíduos (cinzas).

São os extintores com os agentes dióxido de carbono (CO2) ou pó químico seco; Extintor Classe A: Caso o fornecimento de energia tenha sido cortado, completamente, pode ser utilizado o extintor Classe A à base de água ou pó químico seco ABC.

Para apagar pequenos incêndios você pode usar areia ou terra. Mas nunca use água em um incêndio de óleo, por exemplo. Isso porque, a água irá evaporar e vai carregar ainda mais as partículas de gordura.

Resposta: A sombra.

Na água não se afoga, no fogo não se queima e o vento não leva. Resposta: O Sol.

A madeira não derrete porque as moléculas de celulose não se movimentam como é necessário num líquido e realizam ligações de hidrogênio que não são facilmente rompidas.

Lã Os tecidos de lã são considerados os materiais naturais mais resistentes ao fogo, visto que possuem alto nível de dificuldade para inflamar, além da capacidade de extinguir as chamas quando entram em contato com suas fibras.

O Tungstênio é o metal puro com maior ponto de fusão, conseguindo suportar até 3400 graus Celsius.

O vidro antichamas é um vidro temperado que em sua fabricação recebe componentes que tornam o material resistente ao fogo. Um dos produtos utilizados no mercado é o boro.

Os elementos que compõem o fogo são 4:

  • Combustível;
  • Comburente;
  • Calor; e.
  • Reação em Cadeia.

O mais comum dos comburentes é o oxigênio, pois intensifica a reação química. Mas há casos isolados de combustões em que o comburente é o cloro, onde o bromo produz chama verde, e se combinado com o cloro fica azulado; ou o enxofre que produz chama amarela.

Entre 1,8 milhões e 300 mil anos atrás, o Homo Erectus, um ser com o raciocínio mais evoluído, descobriu que se fizesse fricção entre duas pedras, esfregando uma na outra, ele conseguia produzir uma faísca, que se colocada em algum lugar de fácil combustão, pegaria fogo normalmente.

O fogo na Terra é ancorado pela gravidade, mas os gases em combustão são quentes e leves, por isso o fogo tende a subir. Quanto mais o fogo sobre, mais ar é sugado para a base da chama, alimentando-a ainda mais.

O fogo surge da combinação simultânea de um combustível, o calor e o oxigênio. Quando uma substância combustível se aquece, em determinada temperatura crítica, ela se inflamará e continuará queimando enquanto houver combustível, temperatura adequada e oxigênio no ambiente.