O que o flúor faz com o cérebro?

Perguntado por: mcosta . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Os efeitos adversos mais conhecidos da ingestão excessiva de flúor são a fluorose dentária e esquelética, estando também associados outros efeitos como défices cognitivos, citotoxicidade, hipotiroidismo, dislipidemias, alterações enzimáticas e eletrolíticas e cancro.

O ácido málico é outra substância que elimina o flúor e outros minerais do corpo humano, e ele é abundante no vinagre de maçã. Uma ingestão de 1 colher de sopa desse ingrediente por dia já é o suficiente para começar a desintoxicar seu corpo.

Em primeiro lugar, os sintomas de intoxicação aguda por flúor dependem da dose, mas vão desde problemas gastro-intestinais a arritmias. Assim, náuseas e vômitos ocorrem devido ao fato de que, sendo o flúor absorvido principalmente no estômago, quantidades altas ingeridas irritam a mucosa gástrica.

Quando ingerido em excesso, o flúor pode provocar uma intoxicação chamada de fluorose, na qual surgem manchas brancas ou marrons nos dentes.

É quando o consumo elevado de flúor interrompe o desenvolvimento dos dentes (fluorose dentária) e dos ossos (fluorose óssea). O alto consumo do elemento pode afetar dentes com esmalte ainda em formação, deixando-os frágeis e com manchas brancas.

Um filtro de água pode remover o flúor? UMA sistema de filtração por osmose reversa é uma solução simples para remover o flúor da água potável. Um sistema de Osmose Reversa (RO) pode remover 85-92%* de flúor em sua água.

Os métodos de adsorção são os mais utilizados na remoção de F- da água e, comumen- te, são realizados com alumina ativada, carvão ativado e resinas sintéticas.

No mercado, pode-se encontrar alguns produtos que apresentam alternativas para o flúor, com a mesma função de combate às cáries, como a clorexidina, xilitol e a malva.

Água Mineral E Flúor
Enquanto o flúor é adicionado na água de abastecimento público em 60% dos municípios do Brasil para reduzir a cárie dental, a maioria das águas minerais disponíveis no mercado não contém níveis ideais de flúor.

Principais fontes de flúor na alimentação

  1. 1- Água. Quando o assunto é flúor, a água ganha destaque. ...
  2. 2- Arroz e feijão. Quem diria que comer a mais famosa combinação brasileira também seria uma maneira de repor o flúor no corpo? ...
  3. 3- Cebola e alho. ...
  4. 4- Frutos do mar.

Para ter o flúor como aliado nos cuidados com a sua saúde, você pode enriquecer seu prato com espinafre, agrião, beterraba, tomate, alho, chá preto, cebola, laranja, feijão, maçã, gema de ovo e couve, além de frutos do mar, fígado bovino e bastante água!

É possível se alimentar logo após a profilaxia? Não. Quando há aplicação de flúor, deve-se deixar o produto atuando por mais tempo para que ele seja incorporado aos dentes. Portanto, o ideal é aguardar de uma a duas horas após a limpeza para ingerir líquidos ou consumir alimentos.

Efeitos colaterais. Os sulfatos presentes nos cremes dentais são responsáveis por formar a espuma e proporcionar aquela agradável sensação refrescante. No entanto, quando acima do ideal, também podem causar alguns efeitos indesejáveis, como o ressecamento da mucosa bucal e o mau hálito.