O que o fisioterapeuta avalia na inspeção?

Perguntado por: iibrahim . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

Como já explicado, a avaliação fisioterápica avalia desde simples aspectos físicos, como alterações, deformidades aparentes e postura, a mais elaborados, como os movimentos do corpo no geral.

Na primeira parte deve conter os dados iniciais do paciente, como nome, idade, endereço, número de registro do hospital e encaminhamento médico, além do diagnóstico e da razão de encaminhamento. A segunda parte resume a história clínica e a avaliação fisioterapêutica.

O que é anamnese fisioterapêutica? A anamnese nada mais é do que o primeiro contato com o paciente, onde se coleta os dados iniciais do seu problema e preenche a ficha de avaliação de fisioterapia. A palavra “anamnese” vem do grego anamnesis, e é definida como uma lembrança, recordação.

A avaliação fisioterapêutica engloba a análise dos reflexos, das sensibilidades, do tônus e força muscular, da coordenação motora, do equilíbrio estático e dinâmico e da propriocepção.

Como é feita avaliação física? A maioria das avaliações são compostas pelos seguintes exames: anamnese, avaliação postural, antropométrica, nutricional e cardiorrespiratório, mas podem ser realizados e combinados também de maneira personalizada, de acordo com a necessidade do atleta e do profissional.

Veja quais são os principais tipos de avaliação física:

  1. Teste de composição corporal. Nosso corpo é composto de água, músculos, ossos, gordura, órgãos vitais. ...
  2. Teste de resistência cardiovascular. ...
  3. Teste de força e resistência. ...
  4. Teste de flexibilidade.

A avaliação fisioterapêutica é um dos principais fatores para uma condução eficaz do tratamento, em que são avaliados os distúrbios musculoesqueléticos em termos de função articular (mobilidade e força muscular), assim como seu funcionamento. No caso, as avaliações médica e fisioterapêutica tornam-se complementares.

Segundo a Resolução nº 381, de 3 de novembro de 2010, o laudo deve “ser redigido de forma clara, objetiva, fundamentado e conclusivo”. O documento é resultado da perícia realizada pelo fisioterapeuta e deve traduzir impressões que envolvam o litígio em questão e os conhecimentos técnicos do profissional.

Essa ficha de avaliação ou anamnese completa de fisioterapia contém uma série de perguntas, que ajudam na coleta de dados sobre o paciente e, posteriormente, na definição do melhor tratamento para a pessoa.

Servem para embasar as decisões clínicas do fisioterapeuta, a partir da verificação do local e da dimensão de cada lesão. A solicitação deve ser feita apenas após a avaliação do paciente por meio de exames físicos e da formulação de hipóteses de diagnóstico.

Conheça alguns deles!

  • Identificação do paciente: ...
  • Queixa principal (QP): ...
  • Histórico de doença atual (HDA): ...
  • História Patológica Pregressa (HPP): ...
  • Alergias: ...
  • Hábitos de vida. ...
  • Histórico Familiar. ...
  • Como é feita a anamnese?

A ficha de evolução do paciente na fisioterapia nada mais é do que a continuação do prontuário, realizado durante a primeira consulta. Nesse momento, informações como resultados de exames, diagnósticos e evolução da condição de saúde devem ser devidamente incluídos no documento.

Inspeção é uma técnica de análise estática para verificar propriedades de qualidade de produto de software, é bem estruturada e possui processos e regras bem definidos, técnicas de leitura para detecção de defeitos e resultados documentados.

O que é inspeção? A inspeção é um processo de vistoria de um espaço, equipamento ou prática, garantindo que todos os procedimentos estejam sendo executados de maneira adequada. Seus objetivos incluem manter o pleno funcionamento do equipamento, aumentar sua vida útil e garantir a segurança dos profissionais envolvidos.