O que o filme Cidade de Deus representa?

Perguntado por: uarruda . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Seguindo a história de um grupo de jovens de uma comunidade da periferia do Rio de Janeiro, nos tempos atuais pode parecer ser mais um filme nacional que retrata a vida da favela carioca e os seus principais tópicos: a violência, o aliciamento dos jovens ao mundo do crime e o tráfico de drogas nesta região.

“Cidade de Deus” mostra a violência, a pobreza e a falta de perspectivas que são comuns nessas comunidades. Os personagens são muitas vezes forçados a cometer crimes para sobreviver, e o filme não hesita em mostrar a brutalidade desses atos.

Ex: CIDADE de Deus. Direção de Fernando Meirelles. Rio de Janeiro: Globo Filmes, 2002.

O filme Cidade de Deus
O filme exibe o processo evolutivo da criminalidade na região, iniciando nos anos 70 com a predominância de roubos, até o surgimento do “plano de carreira do tráfico de drogas”, abrangendo indivíduos, sobretudo negros e do sexo masculino, desde a infância até a fase adulta.

O filme Cidade de Deus baseia se, na vida dura vivida na favela, longe de toda infraestrutura e pouca qualidade de vida, a violência toma conta e torna se um dos principais aspectos culturais daquele lugar.

A obra situa-se na filosofia ou mesmo na teologia da História e aborda os mais variados e complexos temas que sempre apaixonaram o espírito humano que é destrinchar a origem e a substancialidade do bem e do mal, do pecado, da culpa, da morte e do direito, da lei e das penas, do tempo, do espaço, da contingência da ...

é uma reflexão sobre os 50 anos de Brasília, tendo como foco a discussão sobre o processo permanente de exclusão territorial e social que uma parcela considerável da população do Distrito Federal e do entorno sofre, e de como essas pessoas restabelecem a ordem social através do cotidiano.

Cidade de Deus tem as mazelas do povo brasileiro como leit motiv. Trata a favela, o tráfico e a violência de forma contundente, por isso surge como espaço para discussão das representações de lugar violento.

Dois fatores históricos importantes contribuíram para as primeiras ocupações na região: o grande número de soldados vitoriosos da Guerra de Canudos, que desembarcaram no Rio em 5 de novembro de 1897 sem moradia, e a grande concentração de negros que lotavam a cidade após a abolição da escravatura.

A toponímia na Cidade de Deus constitui característica singular, remetendo à morada do Divino, sugerida por seu próprio nome. Não é preciso caminhar muito para reconhecer que esta noção é reforçada na nomenclatura bíblica existente em diversos de seus logradouros.

uma posição corporal relaxada, com a arma e a cabeça abaixadas.

Usando filmes e séries na introdução da sua redação
São eles: Narre um trecho do filme ou da série: seu leitor não necessariamente conhece a obra, seus personagens e tramas; Explique ou interprete o trecho narrado; Faça a ligação da referência com o tema e com a tese que você defenderá ao longo do texto.

A Cidade de Deus, também chamada pela abreviatura CDD pelos moradores, é um bairro da Zona Oeste do Rio. Originariamente, deveria ser um conjunto habitacional. Fazia parte de um planejamento do governo do Estado da Guanabara que, na década de 1960, buscava um modelo para o Programa Habitacional.

Resposta: O filme "Rio" passa uma mensagem de amor à cidade do Rio de Janeiro, destacando sua beleza, cultura e diversidade, e incentivando a tolerância, a união e o amor à natureza e às tradições locais.

'Cidade de Deus', de Fernando Meirelles - que concorria no Globo de Ouro na categoria de melhor filme estrangeiro - perdeu para 'Fale com ela', de Pedro Almodóvar e deu um banho de água fria nas expectativas dos brasileiros.