O que o feto sente quando a mãe está gripada?

Perguntado por: nbrito5 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

A gripe da gestante faz mal para o bebê? Não, inicialmente não. Mas se você estiver muito cansada, por exemplo, este seu mal-estar pode refletir no bebê. Principalmente quando associado à febre acima de 38 graus que você não está conseguindo baixar com banho morno.

A febre em si, baseada na alta temperatura não afeta o bebê, mas sim pelo o que causa a febre, que geralmente está indicando infecção, podendo até mesmo levar ao parto prematuro.

Se você está grávida e pegou uma gripe, não se desespere, com alguns cuidados tudo vai ficar bem. Em primeiro lugar, como comentei antes, se você estiver com uma febre acima de 38 graus que não baixa ou está muito exausta, você precisa consultar um médico.

Devido à baixa imunidade na gestação, os sintomas da gripe se tornam mais evidentes, crônicos e difíceis de combater. “Febre igual ou superior a 38ºC, tosse persistente com muco, falta de ar e fadiga excessiva são sintomas que podem evoluir para uma bronquite e até pneumonia”.

Quando a mamãe está feliz, o bebê recebe hormônios como serotonina e endorfina, que são liberados pelo corpo da mãe e chegam até o bebê através do útero. Assim como a felicidade, quando a mãe está nervosa, estressada ou com raiva, o corpo libera cortisol e adrenalina, que também chegam até o útero.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

Fumar, ingerir bebidas alcoólicas e de comer alimentos industrializados, gordurosos e cheios de açúcar são hábitos que deixarão de existir para vocês. Ter uma alimentação balanceada (rica em frutas, verduras, cereais e carnes magras) e a prática de atividade física também são fatores muito importantes.

Se você possui dor de garganta na gravidez, existem alguns procedimentos caseiros que podem ajudar a aliviar esses sintomas e fazer com que essa dor cesse. Alguns dos principais são: Gargarejo com água morna, vinagre e sal. Ingestão de mais alimentos com vitamina C.

Chega de nariz entupido na gravidez!
Quando a pergunta é “qual descongestionante nasal pode ser usado na gravidez?”, você já sabe a resposta: apenas os que não fazem mal ao bebê e à futura mamãe. Use o soro fisiológico e se mantenha hidratada para aliviar o incômodo do nariz entupido e escorrendo.

Não tem problema nenhum ingerir mel enquanto estiver grávida, a menos se tiver alguma patologia gastrointestinal. Mas atenção, pois não deve oferecer mel ao seu filho enquanto tiver menos de 1 ano, nem para adoçar o leite.

Faça carinhos e massagens na barriga
Sempre que possível, acaricie sua barriga por toda sua extensão. Estudos científicos já demonstraram que o feto pode ser capaz de sentir e reagir ao toque da mãe.

O bebê dentro da barriga dorme muito, de 8 até 16 horas de sono por dia e durante essas longas sonecas ele tem sonhos você sabia dessa? Sim, o bebê tem sonhos com suas vivencias dentro do útero inclusive todas as sensações que recebe de sua mãe.

Os estudos mostram que, em média, os bebês podem reconhecer a voz do pai com cerca de 8 meses de idade.

Quais os Sinais de Sofrimento Fetal?

  • Diminuição dos Movimentos Fetais. ...
  • Sangramento Vaginal. ...
  • Presença de Mecônio na Bolsa de Água. ...
  • Cãibras Abdominais Fortes. ...
  • Alteração do Crescimento do Feto. ...
  • Ausculta.

Quais exercícios as grávidas devem evitar?

  • Jump;
  • Corrida de alta performance;
  • Spinning nos últimos meses da gravidez;
  • Treino muito pesado de musculação;
  • Abdominais;
  • Crossfit;
  • Mergulho;
  • Atividades que utilizam bola.

A indicação de repouso depende das condições de saúde da mãe, do feto e da origem do sangramento. Por precaução, caso não consiga falar com o seu médico, procure um pronto socorro. No terceiro trimestre gestacional, a atenção aos riscos de parto prematuro é um dos cuidados mais importantes.

O bebê dentro da barriga dorme em grande parte do seu dia, chegando até 12 horas de sono e durante essas longas sonecas ele tem sonhos. Mas sonhos, como assim? Sim, o bebê tem sonhos com suas vivencias dentro do útero inclusive todas as sensações que recebe de sua mãe1.

O problema é que, se consumidos em excesso, essas delícias, que têm grande quantidade de açúcar e gordura, podem causar alterações das taxas de glicose no sangue, levando ao diabetes gestacional.

O ginecologista e obstetra Domingos Mantelli explica que o apetite exacerbado é comum no primeiro trimestre da gravidez, principalmente devido às mudanças hormonais, mas é preciso tomar alguns cuidados.