O que o Exu Mirim faz?

Perguntado por: rsiqueira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Os Exus Mirins (entidades) apresentam - se como crianças travessas, brincalhonas, espertas e extrovertidas. Não são espíritos humanos, pois nunca encarnaram, são “encantados” vivenciando realidades da vida muito diferentes da nossa.

20 de outubro

A festa costuma começar em meados de outubro e ir até o dia 3 de novembro. Olha como combinou misturar essa festa com o nosso "halloween sempre temático" de Exu Mirim que aconteceu exatamente no dia 20 de outubro.

História. Os Exus Mirins são espíritos que atuam na linha da esquerda da Umbanda. Popularmente chamados de "crianças da esquerda", essa ideia não é completamente correta, porque nem todos se apresentam com forma de crianças.

Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Ogum.

Para que você responda de uma vez por todas a pergunta como saber meu Exu guardião, pesquise pelos terreiros mais próximos de você. Se na sua cidade existir algum, faça uma visita, converse com as pessoas que participam e procure saber o procedimento para descobrir o Exu guardião. Confie sempre na sua intuição.

Laroiê Exu!
A clássica saudação utilizada tanto para os Exus como para Pombagiras, é um termo que tem sua origem no grupo africano étnico-linguístico nagô-iorubá, e remete a algo como 'Salve o mensageiro', 'Olhe por mim Exu' e 'Me guarde'.

Clamo por Misericórdia divina ao amado Pai Olorum, à sua Lei Maior e sua Justiça Divina. Clamo aos Sagrados Orixás e ao Sagrado Exu-Mirim. Clamo e peço licença para evocar o vosso Mistério divino que o Criador colocou sob vossa Guarda.

Todo exu aceita vela branca.

A ambiguidade e a pluralidade de sentimentos também são características humanas presentes em Exu. Os traços de personalidade mais comuns associados a ele são: disciplina, paciência e proteção nos caminhos.

Exu-Mirim é uma classe de espíritos com diversas denominações que incorpora nos terreiros de Umbanda. Possuem um traçamento ou mistura de Crianças com Exus. São por vezes chamados de Crianças de Esquerda. Alguns são a mistura de Crianças com Malandros, resultando num Malandrinho.

As Pomba Giras Mirins preferem: uva, morango, maçã, maracujá, pêssego, abacaxi, limão e laranja. As suas bebidas preferidas são sucos cítricos. Os Exús Mirins preferem: guaraná, maracujá, goiaba vermelha, ameixa escura e manga. Também adoram sabores cítricos e alguns deles costumam preferir o álcool como bebida.

Entidade feminina que pouco se manifesta nos Templos de Umbanda, por desconhecerem, até então, sua função na Criação e seu poder realizador manifestado como Mistério de Deus, amparando e acelerando a evolução dos seres.

Para o cristão, Exu é o demônio pela crença de que há um bem e um mal.

Relativamente aos exus, o fator de movimento preponderante é o peso (intencionalidade). São intensamente "pesados" (muito relaxados). O caminhar dos exus, seja em pé, seja com a ajuda dos joelhos, não tem tensão muscular, não resiste ao peso, é passivo diante do seu corpo, que parece ter um "peso" grande.

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.

Conta-se que Iemanjá aceita os presentes quando as pequenas embarcações navegam um pouco e depois de um tempo afundam. Caso as oferendas entregues voltem para a pessoa, quase intactas ou totalmente completas, é porque o orixá não aceitou o que recebeu.

Como se conectar a Exu e Pomba Gira
Coloque uma música (dica: relax afrobeat). Feche os olhos, dance, movimente todo o seu corpo, iniciando pelos pés até a cabeça. Imagine que você está circulando, e aos poucos veja mais pessoas ao seu redor, e mais, até que todas as pessoas do planeta estejam circulando.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

Exu-Mirim e Pombo-gira mirim trabalham junto com Exu e Pombo-gira na Esquerda para a proteção e sustentação dos trabalhos da casa. Uma força muito grande que exu-mirim e pombo-gira mirim trazem é a força de “desenrolar” a nossa vida, levando todas as nossas complicações pessoais e “enrolações” para bem longe.