O que o Exu Caveira faz na vida de uma pessoa?

Perguntado por: alancastre9 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Conforme a Umbanda, o Exu Caveira tem o atributo de proteção e pode ajudar as pessoas que o cultuam a livrarem-se de energias negativas. Ele também pode trabalhar com auxílio aos espíritos desencarnados em seu processo evolutivo até o momento da próxima encarnação.

Desvende os mitos e verdades sobre a Umbanda
Ele diz que, ao chegar aqui, estava tudo desolado e ele teve que se alimentar de um óleo que brotava no chão para sobreviver, o que explica por que ele costuma beber azeite de dendê puro.

Sendo assim, ele pode se apresentar em sonhos para indicar que está com você ou que você está correndo perigo. Se for o caso de proteção, provavelmente o Exu que vai aparecer é aquele que está na sua coroa.

Não há necessidade de um “exu” consumir 10 charutos. Assim como não há necessidade de uma “pombo gira” fumar 3 maços de cigarros e tomar 3 garrafas de cachaça. Como não há necessidade de um “preto velho” utilizar 1 garrafa de vinho. Tudo é equilíbrio.

João Caveira pertence à falange do Exu Caveira, que por sua vez é regida pelo orixá Omolu.

Atualmente mora em Sorocaba, no interior paulista, onde faz graduação em pedagogia pela Unicid e frequenta a Sociedade Espírita de Umbanda Bom Pastor..

Quando uma pessoa é iniciada no candomblé (ritual equivalente ao batismo cristão), um orixá escolhe-a por afinidade e torna-se o seu guia, processo que é denominado feitura de santo. Cada pessoa passa a ter, a partir de então, o seu “orixá de cabeça”, aquele que acompanha e protege o fiel.

O Orixá de Frente - também conhecido como Orixá de Cabeça - é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que nos dá a energia necessária para as dificuldades que vamos passar nesta vida atual.

A guia é composta por seções de 7 contas vermelhas e 7 pretas intercaladas, entre cada seção há uma caveira de pedra branca esculpida.

Maria Caveira é uma Pomba Gira que faz parte da falange dos Caveiras, logo trabalha no cemitério na linha de Obaluaê/Omulu.

"O Significado espiritual da Caveira é bondade, virtude, respeito, reciprocidade e igualdade, mas sem subordinação, fraqueza ou aceitação de tudo. A Caveira mostra quem somos e como queremos ser vistos e tratados, nossa força interior e nossos valores petante a vida que temos".

Ou seja, assobiar é invocar Exu. Sua invocação, sem que haja motivo ou sem nada para ele fazer, pode trazer graves consequências para aquele que o invocou, pois Exu é dado a brincadeiras que são violentas na maior parte das vezes, conforme nos relatou o babalorixá do terreiro.

Conforme a Umbanda, o Exu Caveira tem o atributo de proteção e pode ajudar as pessoas que o cultuam a livrarem-se de energias negativas. Ele também pode trabalhar com auxílio aos espíritos desencarnados em seu processo evolutivo até o momento da próxima encarnação.

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.