O que o excesso de soja pode causar?

Perguntado por: ljaques . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Em alguns casos, a soja pode estimular alguns desconfortos gastrointestinais, como dores na região abdominal e flatulência.

A soja é rica em vitaminas, como A e C, e minerais, como cálcio e fósforo. Esses componentes fazem com que o alimento tenha a capacidade de fortalecer a pele e cabelos porque estimula a produção de ácido hialurônico e colágeno, além de beneficiar a saúde dos ossos, prevenindo doenças como a osteoporose.

Então, não se preocupe com isso. A ciência não afirma que a soja diminui ou impacta negativamente nos níveis de testosterona.

A soja é rica em saponinas, antioxidantes (isoflavonas) e fibras, compostos que, em conjunto, ajudam a diminuir o colesterol total, o LDL e os triglicerídeos, prevenindo o surgimento de doenças cardiovasculares, como AVC, aterosclerose e a hipertensão arterial.

"Porém, o uso diário deve ser evitado para não sobrecarregar o organismo", alerta a nutricionista funcional Carolina Baccei.

Os efeitos negativos para a saúde envolvem a dificuldade de digestão da proteína, a estimulação de processos inflamatórios e a redução da absorção de minerais como o zinco, o cálcio e o ferro. As desvantagens do consumo da soja podem ser reduzidas com tratamento térmico adequado ou com o processo de fermentação.

Soja é saudável? A resposta é sim, mas o segredo é priorizar sempre a versão orgânica do grão. “A soja faz parte do grupo das leguminosas, como o grão-de-bico e o feijão. O problema é que a soja transgênica contém fertilizantes e agrotóxicos.

De acordo com o Guia Alimentar desenvolvido pelo Ministério da Saúde, o recomendado é consumir uma porção de 55 kcal de soja cozida por dia. Mas, além de cozida, ela pode ser consumida em farinha, em óleo, em leite ou em tofu, que nada mais é do que um queijo feito à base desse alimento.

Ferrugem-asiática

1. Ferrugem-asiática em soja (Phakopsora pachyrizi) Na lista das principais doenças de soja, a ferrugem-asiática ocupa a primeira posição.

De modo geral, as pessoas que não podem tomar leite de soja todos os dias são as crianças, os bebês, os idosos, as mulheres gestantes, as pessoas que sofrem com anemia e as que têm hipotireoidismo (problemas com a tireoide).

Esse procedimento deve ser feito porque a soja possui enzimas denominadas lipoxigenases que, quando em contato com a água fria, iniciam uma reação que produz compostos como os aldeídos, cetonas e álcoois, substâncias responsáveis pelo sabor exótico do grão.

Cerveja: Além de conter álcool (que também pode diminuir os níveis de testosterona), a cerveja contém lúpulo, uma planta altamente estrogênica; Soja: contém um bombardeio de isoflavonas, compostos extremamente estrogênicos.

Alimentos fritos e ricos em gordura e sal não só provocam letargia, ou seja, cansaço, assim como matam a libido. Isso porque as gorduras hidrogenadas suprimem os níveis de testosterona.”

Salmão. O salmão contém magnésio e ômega 3, nutrientes que ajudam a elevar a produção de testosterona. Além disso, o peixe é rico em vitamina D, o que também contribui para esse aumento.

Em suma, o consumo regular de produtos à base de soja ou suplementos de isoflavona pode levar ao hipotireoidismo em indivíduos sensíveis, especialmente aqueles que possuem uma glândula tireoide hipoativa.

Algumas contraindicações da soja são um pouco controversas: alguns especialistas afirmam que a alta quantidade de isoflavonas, quando ingeridas em excesso, podem:

  • causar problemas de tireoide em pessoas com hipotireoidismo,
  • estimular a puberdade precoce e.
  • prejudicar a fertilidade, no caso dos homens.

A soja é riquíssima em macronutrientes, principalmente em proteína. Portanto se seu objetivo é ganhar massa muscular, aconselho adicionar o edamame em sua alimentação. Cozido e temperado fica um aperitivo delicioso. O suplemento de proteína a base de soja não é indicado para praticantes de atividade física.

Comichão e lacrimação nos olhos. Inflamação nos lábios, língua, olhos ou garganta (angioedema). Sibilâncias ou dificuldade em respirar. Dor abdominal, náuseas, vómitos ou diarreia.

Três colheres de sopa de soja cozida ou uma fatia de tofu equivalem a 50 miligramas de isoflavonas, quantidade diária mínima para os efeitos desaparecerem. Porém, isto só pode ocorrer se os sintomas da paciente forem considerados leves. Fonte: Minha Vida.

Quem tem gastrite pode consumir a soja e o leite de soja sem maiores preocupações.