O que o excesso de serotonina pode causar?

Perguntado por: lsantana . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 8 votos

Alterações no estado mental: ansiedade, agitação, inquietação, easy startling e delirium. Hiperatividade autonômica: taquicardia, hipertensão, hipertermia, diaforese, tremor, vômito e diarreia.

Há uma série de hormônios que, quando bem alterados, podem desencadear a tristeza sem fim. É o caso da corticotrofina, do cortisol, do estrogênio, da progesterona e do T4. Alguns dificultam a comunicação cerebral. Outros interferem na ação da serotonina, neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar.

O tratamento médico para a síndrome da serotonina em geral é feito com:

  1. Introdução de benzodiazepinas para reduzir a agitação e movimentos convulsivos.
  2. Hidratação.
  3. Retirada dos medicamentos ou substâncias que deram origem ao quadro.
  4. Uso de Ciproeptadina, que é um anti-alérgico mas que também inibe a produção de serotonina.

Em um organismo sem depressão, por exemplo, os picos de serotonina ocorrem em atividades prazeirosas e que trazem a sensação de felicidade e bem-estar, isso é fato. Quem secreta a serotonina são os neurônios, que são encontrados em diversas porções do nosso cérebro, principalmente na parte mais interna dele.

Como é feito o exame Serotonina? Para a realização do exame de serotonina, é preciso coletar amostra de sangue de uma veia, geralmente localizada no braço. O número de tubos coletados varia de acordo com a quantidade e tipos de exames.

As vitaminas do complexo B, especialmente a B6 e a B12, são aliadas na produção de serotonina. São nutrientes especialmente importantes para pessoas idosas e, muitas vezes, uma suplementação é indicada.

8 maneiras de aumentar o nível de serotonina, o hormônio da...

  1. Chocolate. Sim, ele realmente nos deixa mais feliz! ...
  2. Meditação consciente. Torne-se mais atento! ...
  3. Exercícios. A atividade física também aumenta o nível de serotonina. ...
  4. Ioga. ...
  5. Sol. ...
  6. Ômega 3. ...
  7. Iogurte. ...
  8. Afeto.

Como funciona a depressão no sistema nervoso? O nosso sistema nervoso é responsável por receber e interpretar mensagens vindas de várias partes do corpo. E já que essa comunicação, entre corpo e cérebro, fica prejudicada durante a depressão, a mensagem que nosso sistema nervoso central envia ao corpo é distorcida.

A depressão esta relacionada a baixa de serotonina no organismo, um neurotransmissor que dá a sensação de felicidade e bem estar. Não é a toa que os tratamentos para depressão propõem aumentar os níveis de serotonina no organismo através de medicamento em conjunto com a psicoterapia.

O diagnóstico da fadiga por estresse crônico geralmente é feito por exclusão, ou seja, quando outras causas físicas não são encontradas”. De acordo com Dr. Fábio, vários hormônios podem causar esse sintomas como os da tireoide, a testosterona, o estradiol, a prolactina, o cortisol e a insulina.

Vasopressina. A vasopressina é um hormônio que regula o equilíbrio de fluidos do corpo. Além disso, está envolvido na regulação da ansiedade, estresse e comportamento social.

A serotonina atua no cérebro regulando a ansiedade, aumentando a felicidade e melhorando o humor e, por isso, baixos níveis desta molécula podem causar ansiedade e levar à depressão.

A serotonina influencia tanto estados de felicidade como a sensibilidade à dor. Quando a serotonina é produzida no cérebro o indivíduo torna-se menos sensível à dor. Este pode ser um passo no tratamento da dor crónica.

Banana, abacaxi, abacate e ameixa. São as frutas com mais triptofano, aminoácido essencial que promove a liberação de serotonina.

O teste farmacogenético para ansiedade analisa 26 genes do paciente e cruza as informações com a análise de 79 medicamentos, que incluem antidepressivos, ansiolíticos e antipsicóticos.

A serotonina, também conhecida como 5-hidroxitriptamina ou 5-HT, é produzida em dois locais principais em nosso organismo: no Sistema Nervoso Central (SNC), pelos neurônios serotoninérgicos dos núcleos da rafe, e no trato gastrointestinal, pelas células enterocromafins. Também está presente em nossas plaquetas.

Isso acontece porque a fruta é rica em triptofano, um aminoácido que faz aumentar a produção do hormônio serotonina. A serotonina, por sua vez, é responsável por que melhorar o humor. Uma unidade média de banana prata tem cerca de 40 kcal. Deve-se consumir 1 vez por dia para não engordar e obter os seus benefícios.