O que o excesso de estresse pode causar?

Perguntado por: rmoura5 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 11 votos

O estresse crônico pode agravar problemas como crises de depressão e ansiedade. Além disso, também pode causar síndrome do pânico e esquizofrenia em pacientes que possuem predisposição para desenvolver algum desses distúrbios psiquiátricos.

Pode levar a quadros de ansiedade, depressão, dores de cabeça, ganho de peso, dificuldade para dormir, perda de memória, entre outros.

O transtorno de estresse agudo é caracterizado por alterações emocionais, físicas e cognitivas que podem surgir após uma situação extrema, ameaçadora ou estressante, como a morte de um ente querido, um acidente, entre outras situações.

Alerta – quando a pessoa está em contato com o motivo do estresse: Agitação, mãos e pés frios, tensão e dor muscular, aperto na mandíbula, roer unhas, boca seca, diarreia, batimentos cardíacos acelerados, insônia, respiração ofegante e aumento da pressão sanguínea.

Os ansiolíticos são medicamentos indicados para a ansiedade, objetivando a sua diminuição, e atuam no organismo diretamente nas áreas responsáveis para o controle da ansiedade e do estado de alerta, promovendo sensação de relaxamento. “São também chamados de tranquilizantes e calmantes.

Como aliviar o estresse?

  1. Cuide da sua alimentação. Manter uma alimentação equilibrada é essencial em diversos aspectos da saúde, bem como contribui para aliviar o estresse. ...
  2. Pratique exercícios. ...
  3. Pratique meditação. ...
  4. Reserve um tempo para o lazer. ...
  5. Durma bem. ...
  6. Faça pausas no trabalho. ...
  7. Não esqueça dos exames de rotina.

Como acabar com o estresse mental?

  1. praticar exercícios físicos;
  2. consumir certos suplementos;
  3. utilizar óleos essenciais;
  4. aprender a dizer não;
  5. parar de procrastinar;
  6. utilizar táticas de respiração;
  7. manter contato físico positivo;
  8. ouvir música relaxante;

Principais sintomas do estresse crônico

  1. Períodos de insônia;
  2. Desmotivação;
  3. Irritabilidade;
  4. Cansaço excessivo;
  5. Lesões na pele;
  6. Perda de cabelo;
  7. Desregulação ou até suspensão do ciclo menstrual (nas mulheres);
  8. Dores pelo corpo, especialmente na cabeça, no peito e no estômago (gastrite).

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.

Conhecer o nível de estresse e procurar um psicólogo quando necessário pode ser a chave para melhorar os indesejáveis sintomas.

  • Estresse agudo. Esta é a forma de estresse mais comum. ...
  • Estresse agudo episódico. ...
  • Estresse crônico. ...
  • Tratamento com psicólogo.

Estresse Crônico
É o quadro mais grave pois o estresse já está enraizado no dia a dia da pessoa. Ela está sempre estressada e não vê saída para essa situação, abrindo caminho para doenças como ansiedade e depressão.

O estresse agudo episódico ocorre quando o estresse agudo ocorre com frequência. Isso pode ser devido a prazos de trabalho repetidamente apertados. Também pode ser devido às frequentes situações de alto estresse vivenciadas por alguns profissionais, como os profissionais de saúde.

O estresse pode causar seborreia/caspa, vermelhidão e coceira na lateral do nariz, na região central do rosto, sobrancelhas, queixo e atrás das orelhas e costas.

A pessoa estressada percebe a súbita dificuldade de focar-se em tarefas que antes eram de simples execução. No trabalho, por exemplo, comete erros bobos. A incapacidade de concentrar-se resulta em distração, podendo causar pequenos acidentes, como objetos quebrados, e momentos de esquecimento.

Qual é o melhor chá para estresse?

  1. Chá de camomila. ...
  2. Chá de erva-doce. ...
  3. Chá de erva-cidreira. ...
  4. Chá de capim-limão. ...
  5. Chá de maracujá ...
  6. Chá de lavanda. ...
  7. Chá de valeriana.

Fazer refeições balanceadas, limitar álcool e controlar a ingestão de cafeína, além de praticar exercícios físicos e dedicar o número de horas adequado ao sono são medidas eficientes para equilibrar o corpo fisicamente e quimicamente. Com o corpo equilibrado fica mais fácil lidar com o estresse.