O que o excesso de chocolate pode causar?

Perguntado por: emoreira5 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

O consumo exagerado do chocolate pode ocasionar diarreia, refluxo, náuseas, dores estomacais, dor de cabeça e até desencadear um processo alérgico. Isso acontece porque o doce derivado do cacau é rico em gorduras e açúcares, que podem sobrecarregar o organismo quando consumidos em excesso.

Algumas soluções naturais podem ser interessantes para aliviar a azia e a queimação no estômago, como tomar água fria, comer uma maçã e tentar relaxar um pouco, por exemplo. Essas estratégias devem ser utilizadas depois de refeições mais gordurosas ou de excesso de consumo de álcool.

O chocolate contém feniletilamina (PEA), que libera endorfinas no cérebro. Estes são alguns dos mesmos neuroquímicos que o cérebro produz quando você se apaixona. Não é à toa que tantas pessoas dizem que amam chocolate. Acredita-se também que a PEA esteja associada a certos distúrbios de saúde mental.

Chá de erva-doce
Um chazinho de erva-doce também é excelente para quem exagerou com o doce. Essa erva tem ação diurética, sendo utilizada para purificar e desintoxicar o corpo. Ou seja, é indicada para aliviar gases, náuseas, prisão de ventre, cólicas e a tão destemida má digestão.

Outra receita detox é tomar, ainda em jejum, um copo de água morna com o suco de um limão e raspas de gengibre. “São ingredientes capazes de aumentar a produção de enzimas que facilitam o trabalho do fígado no processo de eliminação das toxinas”, diz Patrícia Davidson Haiat, nutricionista do Rio de Janeiro.

Para promover uma desintoxicação de açúcar, os nutricionistas devem orientar ao paciente que evite o máximo possível da substância nos três primeiros dias – o que inclui frutas. Portanto, a orientação, aqui, é estimular o consumo de água, vegetais amiláceos, grãos, laticínios gordurosos e sem açúcar e carnes.

Hortaliças do gênero brássicas: como agrião, brócolis, couve, repolho, mostarda e rúcula. Esses vegetais possuem ação anti-inflamatória e antioxidante, que reduz os efeitos do açúcar no organismo; Frutas aquosas: tais como melancia, abacaxi e laranja. Como o próprio nome indica, elas possuem muita água.

Além disso, o excesso pode desencadear o aparecimento de placas de gordura nas artérias do cérebro (aterosclerose) e aumentar risco de AVC. O excesso de açúcar faz com que as reservas de gorduras presentes no organismo sejam mobilizadas. Isso pode, eventualmente, provocar a formação de placas nas artérias coronárias.

Quando ingerimos um chocolate, o triptofano presente no cacau pode atravessar a barreira hematoencefálica e chegar ao cérebro, onde é convertido em serotonina, aumentando os níveis desse neurotransmissor. A serotonina é responsável por regular o humor, o sono, o apetite e outras funções cerebrais.

O chocolate influencia o humor devido à presença do aminoácido triptofano, responsável pela produção do neurotransmissor serotonina, conhecido por ser o “hormônio da felicidade”. A setoronina é responsável pelo humor, sono e apetite. Na falta dessa molécula podem se manifestar depressão e estados de ansiedade.

Sim! Comer chocolate amargo pode ajudar a aliviar sintomas de ansiedade. Para quem não sabe, o chocolate, também conhecido como "alimento dos deuses", é uma iguaria cheia de benefícios para a nossa saúde quando consumido em quantidades moderadas.

Proteínas. As proteínas são fundamentais na dieta para desintoxicar o fígado, pois são um dos responsáveis por varrer as toxinas do organismo, além de ajudar no controle da fome, evitando as compulsões por alimentos não saudáveis. Vegetarianos podem optar por consumir proteínas vegetais, como tofu, tempeh e miso.

O responsável pela dor de cabeça após comer muito chocolate é o aumento dos níveis de feniletilamina no corpo. Essa substância faz com que sejam liberados neurotransmissores que estão relacionados ao prazer, isso explica o porquê de o chocolate ser tão viciante para algumas pessoas.

Estudos apontam os benefícios do consumo de cacau, principalmente relacionados à saúde cardiovascular. O chocolate, rico em flavonoides, tem efeito anti-inflamatório e antioxidante, que protege as células contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelo organismo.

Acima detalhamos quais são os benefícios do chocolate, contudo, comer este doce de maneira excessiva aumenta o nível de açúcar no sangue e também o ganho de peso. Isso pode ocasionar em problemas cardíacos e de diabetes.

É preciso cuidado com a ingestão excessiva de chocolate e outros alimentos gordurosos e açucarados. Thatielly explica que o excesso de chocolate pode levar a um mal-estar estomacal e alterar a função intestinal, notadamente em crianças, idosos e pessoas que possuem problemas digestivos.

E é que os especialistas explicam que esse desejo insaciável de comer esse alimento delicioso está associado a uma deficiência de vitamina B , além de magnésio e ácidos graxos , de modo que mudanças na dieta diária podem mostrar uma enorme melhora e também representar um caminho mais saudável para comer.

O consumo de açúcar pode fazer com que o cérebro se sinta recompensado, o que pode causar um comportamento compulsivo. Assim, passar um mês sem açúcar ajuda a mitigar este ciclo de consumo exagerado deste doce veneno. O açúcar afeta o cérebro: o alto consumo de açúcar prejudica a cognição e a memória.

Após 30 dias que você cortar o açúcar, já é possível notar mudanças no corpo e no organismo.