O que o excesso de bilirrubina pode causar?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 28 de abril de 2023
4 / 5 9 votos

“A bilirrubina não se deposita só na pele e nos olhos, podendo aparecer no cérebro e causar neurotoxicidade. Então, pode ser danosa e causar até retardo mental no bebê, com alterações irreversíveis”, destaca Bezerra.

Em geral, indica-se tratamento quando a bilirrubina ultrapassa o valor de 18 mg/dL a partir do 3º dia ou quando ela encontra-se acima de 12 mg/dl já nas primeiras 24 horas.

Esse quadro pode ocasionar sequelas irreversíveis, como alterações na arcada dentária, retardo cognitivo, comprometimento motor e até mesmo paralisia cerebral. Por isso, é fundamental estar atento a qualquer indício de icterícia no bebê e procurar orientação médica o quanto antes.

Bilirrubina tem cura e as formas de tratamento consistem em fototerapia, que controla a quantidade e transfusão sanguínea. Além disso, alguns medicamentos podem ser usados para controlar a imunidade. A Rede D'Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros.

Portanto, os valores normais de bilirrubina no sangue nos adultos são os seguintes: Bilirrubina total: 0,2 a 1,1 mg/dL. Bilirrubina indireta: 0,1 e 0,7 mg/dL. Bilirrubina direta: 0,1 a 0,4 mg/dL.

A icterícia ocorre quando o fígado não consegue liberar a bile, que contém bilirrubina. Como resultado, a bilirrubina vai para a corrente sanguínea e se deposita nos tecidos.

O grande acúmulo de bile aumenta o risco de uma infecção conhecida como colangite, quando o líquido acumulado acaba impregnando os terminais nervosos da pele, provocando coceiras.

Níveis extremamente elevados de bilirrubina não conjugada, independentemente da causa, são perigosos. , convulsões. Quando bebês mais velhos ou crianças pequenas têm convulsões...

O nível de bilirrubina total (BT) costuma subir em RN a termo até um pico de 6-8mg/dl aos 3 dias de vida (porém nunca aparece no 1°dia de vida) e cai, podendo essa elevação ser até 12mg/dl.

Icterícia de início tardio e de progressão lenta. Pico entre terceiro e quinto dia no recém-nascido de termo e entre o quarto e sexto dia no prematuro. Duração média de 7-10 dias no recém-nascido de termo e de 14 dias no prematuro.

A icterícia neonatal considerada normal, chamada de fisiológica, começa geralmente no terceiro dia depois que o bebê nasce e vai embora, normalmente, em até 1 mês.

A manifestação clínica da icterícia é a coloração amarelada da pele e das mucosas, vista mais facilmente nos olhos, acompanhada de escurecimento da urina. Pode apresentar outros sinais e sintomas, dependendo da causa da icterícia, como perda de peso e de apetite e fezes mais claras."

O diagnóstico da icterícia neonatal pode ser dado pela visualização amarelada da pele do RN. Entretanto, apenas é possível visualizar essa coloração quando a bilirrubina total (BT) > 5-7 mg/dL. Por isso, pode ser útil realizar a dosagem sérica da BT para dar o diagnóstico.

O “amarelão” é comum em recém-nascidos, uma vez que duas a três vezes mais bilirrubina são produzidas durante esse período do que em adultos. Frequentemente, atinge níveis mais altos aos três a quatro dias após o nascimento e geralmente desaparece de uma a duas semanas após o nascimento.

Se for bilirrubina direta: hepatologista ou gastroenterologista.

A bilirrubina é uma substância alaranjada produzida quando o fígado decompõe glóbulos vermelhos velhos. A bilirrubina é então removida do corpo através das fezes e uma pequena porção na urina. A dosagem de bilirrubina no sangue serve, portanto, para avaliar o funcionamento do fígado.

Para obter esses benefícios é preciso consumir com regularidade a laranja, ao menos 1 laranja crua por dia ou 150ml do suco natural. Outras frutas muito boas para a saúde do fígado são a tangerina, kiwi, acerola, abacaxi e limão.

A dosagem de bilirrubina é importante na investigação de alguns tipos de anemia, assim como de doenças do fígado e da vesícula biliar. Ela também é importante em pessoas que ingerem bebidas alcóolicas em excesso e por isso têm maior risco de ter doença no fígado.

O que é Bilirrubina total e frações? A bilirrubina é uma substância produzida pelo fígado, como resultado da filtragem de glóbulos vermelhos que é realizada pelo órgão. A bilirrubina é normalmente eliminada pelo corpo nas fezes e na urina.