O que o estômago inflamado pode causar?

Perguntado por: ichaves . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Quando o estômago está inflamado, produz menos ácido, enzimas e muco. A gastrite pode ser aguda ou crônica. A inflamação repentina e acentuada do revestimento do estômago é chamada gastrite aguda. A inflamação que dura por muito tempo é chamada gastrite crônica.

Entre eles estão cimetidina, ranitidina e famotidina.

A gastrite é a doença mais comum do aparelho digestivo seguida da úlcera péptica. A diferença entre das duas, está na intensidade dos sintomas como dor e azia, já que a úlcera é uma patologia de maior gravidade por danificar em maior grau a mucosa gástrica.

Quando a gastrite é preocupante? Os sintomas prolongados podem significar a progressão contínua da inflamação da parede do estômago. Nesse sentido, a gastrite se torna preocupante quando atinge grande parte dessa parede, inclusive suas camadas mais profundas.

Sintomas da gastrite nervosa

  1. dor estomacal constante em forma de pontada, que piora quando há estresse ou ansiedade;
  2. enjoo ou sensação de estômago cheio;
  3. inchaço na barriga;
  4. digestão mais lenta e acúmulo de gases, provocando arrotos;
  5. perda de apetite e ânsia de vômito;
  6. azia ou queimação;
  7. dor de cabeça e mal estar.

O chá de capim-limão tem propriedades antiinflamatórias, que ajudam a reduzir a inflamação no estômago e a aliviar a dor e o desconforto associados à gastrite; é rico em compostos bioativos, como o citral e o mirceno, com propriedades calmantes e relaxantes, que podem ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade, fatores ...

Diferentes problemas de estômago podem causar dor na barriga e nas costas. Sim, mesmo o problema sendo na cavidade abdominal, você pode senti-lo em outro lugar, no caso, nas costas. Apesar disso, a dor é semelhante, mas não igual à do abdômen, podendo ser sentida como dormência, formigamento ou fraqueza.

Gastrite crônica
Ela surge quando o problema tem uma duração prolongada e pode atingir partes mais profundas da parede do estômago. Sem o tratamento adequado, podem surgir quadros mais graves, como úlceras e câncer.

Remédios de farmácia

  1. Bicarbonato de sódio. ...
  2. Carbonato de sódio. ...
  3. Hidróxido de alumínio. ...
  4. Hidróxido de magnésio. ...
  5. Salicilato de bismuto. ...
  6. Comprimidos de alcachofra. ...
  7. Comprimidos de cáscara sagrada.

Se tem gastrite, evite:
Café Chá mate. Chocolate. Refrigerante.

Uma boa dica no tratamento de gastrite é a adoção de uma dieta rica em vegetais, frutas, proteínas e gorduras saudáveis. Esse tipo de alimento pode ajudar a controlar a inflamação, previne deficiências de vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

A dor proveniente de uma úlcera gástrica, por exemplo, é comumente sentida na parte superior do abdome (epigástrio). Já a dor de uma pancreatite geralmente irradia para o dorso”, explica o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

Os sintomas são os mesmos para a dispepsia funcional, popularmente conhecida como gastrite nervosa, e para a gastrite em si. Os principais sinais são: desconforto na região abdominal, indigestão, saciedade precoce, sensação de dor e queimação no estômago.

A úlcera gástrica pode ser identificada por meio de exames como endoscopia e os principais sintomas são sensações de dor e queimação na área entre o esterno e o umbigo. A úlcera é uma ferida que pode ocorrer em diversas partes do organismo, como na pele e no cólon (colite ulcerativa), por exemplo.

A azia costuma piorar quando a pessoa se deita depois de refeição mais volumosa ou rica em gorduras. Perda do apetite, náuseas e vômitos também são sintomas de gastrite, assim como a presença de sangue nas fezes e no vômito.

Dr. Saulo: Em algumas pessoas, problemas gastrointestinais podem ser o gerador de tontura. Por exemplo, em pessoas que sofrem com gastrite ou refluxo e não sabem, elas podem sentir tontura.

Se a dor for no meio do estômago e se estender às costas, pode ser um sinal de cálculo biliar Dor na parte inferior direita do estômago, junto com febre, náuseas e vômitos, pode ser apendicite . Alguns medicamentos, como aspirina e medicamentos anti-inflamatórios, podem causar dor de estômago como efeito colateral.

Náusea, gases, sensação de “bola” no estômago, estômago pesado, dor, refluxo, vômito

Ansiedade e estresse aumentam a acidez estomacal e estão diretamente relacionados à persistência desses sintomas. O tratamento consiste em dieta balanceada, medicamentos para aliviar os sintomas e psicoterapia”, explica Henrique Perobelli, gastro/proctologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

"Com o conjunto de sintomas e a história do indivíduo, o médico pode suspeitar da gastrite. Contudo, a confirmação da doença depende da realização de uma endoscopia digestiva alta, exame que visualiza a mucosa gástrica por meio de um tubo flexível – endoscópio – introduzido pela boca.