O que o estoicismo fala sobre o amor?

Perguntado por: umata7 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Os estoicos, então, pregavam na verdade que evitássemos apenas as emoções ruins. O amor assim não deveria ser evitado, muito pelo contrário, os estoicos amam a sabedoria, disseminam o amor ao próximo e defendem a gentileza.

O foco da filosofia estoica é a conquista da felicidade por meio da ataraxia, um ideal de tranquilidade em que é possível viver serenamente e com paz de espírito. Para os estoicos, o indivíduo apenas poderia conseguir essa felicidade através das suas próprias virtudes, ou seja, dos seus conhecimentos.

O estoicismo propunha que os homens vivessem em harmonia com a natureza - o que, para eles, significava viver em harmonia consigo próprios, com a humanidade e com o universo. Para os estóicos, o universo era governado pela razão, ou logos, um princípio divino que permeava tudo.

Estoicismo. Na mesma época dos hedonistas, Zenão de Cício fundava o pensamento estóico, desprezando os prazeres em geral, por considerar que deles decorrem muitos males. Segundo ele, deve-se buscar eliminar as paixões, que só produzem sofrimento.

Fora as partes já mencionadas em At 17, pouco a Bíblia fala diretamente acerca do estoicismo. Contudo, era uma filosofia pervasiva no mundo do Novo Testamento. Os fariseus praticamente assimilaram, traduziram e adaptaram o estoicismo para sua doutrina. Sua concepção de Torá passa a ser congruente com Logos e Physis.

O amor não é outra coisa que um derramamento, uma espécie de luxo e de dádiva daquilo que cada indivíduo conquistou por e para si mesmo e quer partilhar, alegremente, com um outro. Nesse caso, não há nada de carência, mas muito pelo contrário, de plenitude. Quanto mais pleno de si, mais capaz de amar será um indivíduo.

Amor é um sentimento de carinho e demonstração de afeto que se desenvolve entre seres que possuem a capacidade de o demonstrar.

O estóico desenvolveu uma terapêutica das paixões por- que o hegemônico é basicamente um coração que acolhe o Ser nas malhas da sensação, porque o Ser corpóreo afeta a alma corpórea.

O QUE É SER ESTÓICO E QUAIS SÃO SUAS CARACTERÍSTICAS? A palavra estoico, em seu uso moderno, se refere a uma pessoa que é indiferente ao prazer e à alegria, assim como à tristeza ou à dor.

As 4 virtudes estoicas – coragem, justiça, autocontrole e sabedoria.

Como o Estoicismo nos adverte, devemos manter a nossa harmonia com a natureza, não esperando que o que acontece externamente a nós seja de qualquer outra forma do que do jeito que é. É preciso ter calma e bondade para respeitar e administrar os nossos sentimentos e, assim, agir de forma estratégica.

Deus é Hylezoísta, ou seja, ele é a vida e a matéria do universo se manifestando. Uma vida e uma matéria eternamente em movimento. Por isso dizemos que ele é o sopro divino, que anima tudo.

Valorizar a virtude
Sabedoria. Eles são os valores mais essenciais no estoicismo. “Se, em algum momento de sua vida”, escreveu Marco Aurélio, “você se deparar com algo melhor do que justiça, verdade, autocontrole, coragem – deve ser algo realmente extraordinário”. Isso foi há quase vinte séculos.

A história do estoicismo é dividida em 3 fases, que são:

  • Estoicismo antigo;
  • Estoicismo Helenístico Romano;
  • Estoicismo do Império Romano.

As emoções não saudáveis eram chamadas pelos estoicos de paixões, que englobavam desejos e emoções. Ser Estoico não é não ter emoções, não é suprimi-las ou muito menos ignorá-las.

Exemplos de como o estoicismo pode ser usado nos dias hoje:

  1. Conhecer a si mesmo.
  2. Controlar a ansiedade.
  3. Lidar com a insegurança.
  4. Manter a calma em situações adversas.
  5. Processar sentimentos e pensamentos negativos.
  6. Reduzir o stress.