O que o esporte pode desenvolver na escola?

Perguntado por: ecurado9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

“O esporte educacional, desde que trabalhado de maneira pedagógica pode produzir vários benefícios, como aumentar a cooperação e a socialização e a desenvolver o espírito de liderança e o respeito”, afirma. “O esporte é um importante elemento na preparação de crianças e jovens para a vida em sociedade.”

Já, na visão dos professores no estudo de Gil e Ruiz (2007), os valores consecutivamente são: cooperação, companheirismo, disciplina, respeito às regras, e tolerância.

Muitos procuram uma atividade para emagrecer ou para sair do sedentarismo. No caso das crianças e jovens, além de ajudar a evitar problemas de saúde no futuro, a prática de esportes promove o desenvolvimento da força física, pois as atividades atuam diretamente no desenvolvimento da massa muscular do pequeno atleta.

O esporte é pedagógico e educativo, ele possibilita obstáculos e desafios, fazendo com que o aluno experimente as regras e aprenda a lidar com o próximo e, sendo assim o esporte torna-se educativo quando a sua prática não for uma obrigação, mas um prazer para o aluno (PAES, 2006).

O que são esportes:
O objetivo de todas as modalidades esportivas é a superação dos adversários em absoluto respeito às regras. Os esportes podem ser praticados de forma individual ou coletiva, profissionalmente, de maneira recreativa ou para a melhoria da saúde.

O esporte tem sido uma importante ferramenta quando o assunto é inclusão social. Além de promover a convivência em grupo, atividades desse tipo ajudam no crescimento pessoal, na percepção da participação de cada um na sociedade, no aprimoramento da disciplina, do respeito ao próximo, entre diversos outros aspectos.

O esporte não atua como um fator que possa alterar os processos de maturação e crescimento de uma criança. A atividade física aparentemente não afeta a estatura e a maturação, como evidenciado em estudos longutudinais. Se isso ocorre em uma criança atleta, é provável que existam interações de outros fatores ambientais.

A prática regular do esporte e de atividades físicas traz inúmeros privilégios ao corpo e à mente das pessoas em seu cotidiano. Ou seja, todos que fazem alguma prática esportiva reduzem riscos de aparecimento de doenças físicas ou psíquicas, além de garantir mais disposição no dia a dia.

Entre as inúmeras vantagens da prática de atividade física estão o domínio e o conhecimento do corpo; o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança; e a melhora do sistema cardiocirculatório, da flexibilidade e do equilíbrio.

O esporte da escola se caracteriza por um esporte de rendimento, de treinamento, baseado no esporte olímpico, injetado na escola por uma cultura dominante, televisiva e mercadológica.

Durante a prática esportiva, crianças e jovens aprendem muito mais que as técnicas que envolvem o esporte. Aprende-se a ter respeito pelas regras e pelos outros jogadores, agregam-se o entendimento, o convívio com o coletivo, a resoluções de conflitos, o esforço e responsabilidade.

Quais são os benefícios da prática regular de esporte ou atividade física?

  • Fortalece os músculos.
  • Melhora a frequência dos batimentos cardíacos e a circulação sanguínea.
  • Reduz a ansiedade e a depressão.
  • Evita ou controla doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e osteoporose.

Além de fazer bem para o corpo e a mente, a prática facilita a socialização, ajuda na disciplina, aumenta a autoconfiança, melhora a concentração, ensina a exercer a liderança e a lidar com a competitividade de forma positiva (aprender com a vitória e com a derrota), entre tantos outros benefícios.

Por fim, a prática esportiva adaptada nas escolas é um meio para incentivar os estudantes a compreenderem valores sociais como a empatia e o respeito. Além de aprimorar o senso de coletividade, onde todos trabalham por um objetivo em comum.