O quê o Espiritismo fala sobre terror noturno?

Perguntado por: rcavalcanti . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

A justificativa espírita afirma que todas as crianças já foram adultos um dia, em vidas passadas. E por isso, poderiam trazer consigo o compromisso contraído com espíritos em encarnações de outras existências. Segundo o espiritismo, o reencarne se completa entre os 5 e 7 anos.

Ficar agressivo; Apresentar confusão mental ao ser acordado.

Uma consulta com um(a) psicólogo(a) pode ajudar a descobrir significados até então ignorados de pesadelos, terrores noturnos e outros distúrbios do sono. Um(a) psicólogo(a) pode solicitar acompanhamento de um neurologista ou outro especialista para excluir causas orgânicas e físicas do terror noturno.

O terror noturno pode ser caracterizado como um distúrbio
Não existe um tratamento especifico, cada paciente reage de uma forma ,mas, normalmente acaba antes da adolescência.

Doenças, privação de sono, estresse e até mesmo febre são situações que podem estar relacionadas aos episódios de terror noturno e a duração é entre um e dez minutos. Geralmente, o distúrbio se manifesta entre os 4 e 12 anos de idade, mas os adultos também podem apresentar.

O salmista e o medo do escuro
O salmista inicia falando dos medos do terror de noite. A noite, como sempre, nos lembra trevas, desconhecido, fantasmas que nos assustam quando crianças e que em nossa fase adulta se transformam em medos muito mais reais que as fantasias infantis.

Diferença de terror noturno e pesadelo
No entanto, diferente de um pesadelo, no caso do terror noturno a pessoa tende a não se lembrar do acontecimento. Além disso, a diferença principal é que o terror noturno tende a ocorrer no primeiro terço da noite, enquanto o pesadelo geralmente acontece ao final do sono.

O medo é a porta de entrada para as energias negativas. Dessa forma, se você é uma pessoa mais sensível e que tende a transferir para a vida real toda a temática do filme de terror, possivelmente você ficará mais vulnerável para o mundo espiritual.

A hipótese mais aceita é a de que o terror noturno tem a ver com o desenvolvimento do sistema nervoso central. É como se o cérebro ainda não estivesse suficientemente maduro para realizar a transição entre o sono e o despertar. Por isso, a criança fica em um “limbo” entre o dormir e o acordar.

A ansiedade noturna é um termo usado para descrever um tipo de ansiedade que afeta especificamente o sono. Ela se manifesta como uma sensação intensa de preocupação e inquietação que ocorre principalmente durante a noite, tornando difícil adormecer e mantendo um sono tranquilo.

De qualquer forma, para evitar o terror noturno infantil, as famílias devem evitar situações de estresse, assim como luzes ou barulhos que atrapalham o sono das crianças. Além disso, podem estabelecer uma rotina do sono e incentivar que os pequenos e pequenas durmam o tempo adequado para cada faixa etária.

Se, durante o sono, o bebê chorar, acordar assustado ou se agitar muito, é possível que ele esteja tendo um pesadelo. Provavelmente, não estará sonhando com um monstro ou com algo assustador. Pode estar reproduzindo sons e formas do cotidiano, sem que consiga entendê-las exatamente, e isso pode assustá-lo.

O terror noturno infantil faz com que a criança apresente sinais de desespero enquanto dorme, como gritos, transpiração, choros e agitação, sem que acorde durante esses momentos ou se lembre dos acontecimentos. Nesses episódios, é comum os pais não saberem como lidar nem o que fazer para acalmar seus filhos.

O laço do passarinheiro é uma armadilha usada por caçadores de aves para capturar pássaros. Na Bíblia, a fórmula “laço do passarinheiro” traduz uma expressão hebraica que significa literalmente “armadilha para pássaros”.

Salmo 91:6 - “Mortandade que assola ao meio dia”. O diabo tem um espírito que trabalha no meio, para desanimar, desmotivar, parar os projetos e sonhos das pessoas.

Habitar no esconderijo do Altíssimo significa morar no lugar secreto de Deus e quando descansamos na Sua sombra, estamos dizendo que confiamos nEle, que a Sua cobertura nos faz seguros, que Ele é nosso escudo e fortaleza. Neste Salmo vemos cinco tipos de perigos dos quais Deus nos livra.

Terror noturno
São episódios de gritos, medo intenso e agitação durante o sono, muitas vezes junto ao sonambulismo. Geralmente, as tentativas de acalmar a pessoa não têm sucesso e ela não se lembra do que aconteceu na manhã seguinte. É mais comum em crianças e adolescentes, embora também possa ocorrer em adultos.

Assistir a filmes ou séries de terror à noite pode levar à dificuldade de dormir, pois as alterações corporais causadas pelo conteúdo, imagem e som do programa podem dificultar o processo de relaxamento e de preparo do corpo para o descanso.

O objetivo do filme de terror é provocar medo, um medo exagerado. O foco do filme é o mal. É nem é preciso dizer que é perigoso ter um fascínio pela maldade e crueldade. Mas você não precisa ser escravo do medo.

As pessoas que buscam sensações desfrutam da curiosidade mórbida dos filmes de horror. Comparado a pessoas com baixa procura de sensação, elas têm um maior nível de excitação. Na psicologia, a excitação é um sentimento geral de alerta ou de consciência. Os homens são mais propensos a ter elevada busca de sensação.