O quê o Espiritismo fala sobre a alma dos animais?

Perguntado por: rgouveia3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Segundo o Espiritismo, de acordo com o Allan Kardec, em “O Livro dos Espíritos”, os animais também passam pelo processo de reencarnação (vida pós a morte), assim como os seres humanos.

“Para o Espiritismo, os animais são seres espirituais evoluindo por meio da transmigração, sem ainda possuir a consciência de si mesmo característica do homem. Um dia, quando ganharem a liberdade de escolha e uma consciência contínua, reencarnarão como homens.

Não existe reencarnação de animais de estimação, é como se eles deixassem de existir. Este mesmo processo ocorre com todos os animais, viram pó depois de perderem o fôlego de vida. O seu pet não está sofrendo, ou no céu, mas apenas dorme como um sono profundo, sem ligação nenhuma com nosso mundo.

só com cachorro, são pessoas de muita autoridade. o gato perto de você. O gato morre de depressão quando o dono vai embora. tem mais sensações instintivas de homem.

Segundo o Livro dos Espíritos, os animais têm uma alma que sobrevive à matéria. Porém, esse espírito é inferior ao do homem. Eles têm uma inteligência rudimentar e o que prevalece é o instinto, apenas concentrado na vida material, fazendo-os agir sem raciocinar.

Sim, os animais têm espírito (ver D&C 77:2–3). Claro que há uma grande diferença entre o espírito dos animais e o nosso — somos filhos e filhas gerados pelo Pai Celestial e eles, não. E de acordo com o Profeta Joseph Smith, há pelo menos alguns animais no céu.

“A alma dos animais é caracterizada por duas qualidades: a qualidade de raciocínio, que é obra do trabalho e da razão, e a qualidade de comandar o movimento.” Aristóteles,Da Alma. “[A alma animal] é também uma alma, se quiserdes, dependendo isso do sentido que se der a essa palavra. É, porém, inferior à do homem.

Como a missão espiritual está diretamente relacionada com a nossa evolução, é necessário deixar claro que, de acordo com a visão espírita, o animal mais evoluído espiritualmente é o cão.

Na maioria das vezes, estes vínculos surgem a partir de relações de prazer, segurança e confiança, e alguns podem ser estabelecidos de forma mais rápida ou instantaneamente. Segundo Sabina, estes laços intensos geralmente têm a ver com afinidade espiritual ou energética.

Para alguns espíritas, os cães também estão em evolução, e assim que morrem, reencarnam como nós. Também dizem que, quando compartilham uma conexão muito verdadeira com seus donos, é possível que voltem novamente para eles, no corpo de um cãozinho recém-nascido.

Os gatos são vistos como animais místicos e atraem muitos mitos, alguns bons e outros nem tanto, devido ao comportamento peculiar próprio dos felinos. Há uma crença de que gatos são seres mais evoluídos espiritualmente e são ótimos para afastar más energias da casa, além de serem ótimos guias astrais.

"Ficar de luto como os seres humanos" é uma afirmação forte. Eles ficam transtornados. Com primatas, como chimpanzés, não é incomum que, se um dos primatas em um grupo morre, os outros parem de comer por alguns dias. Eles ficam completamente silenciosos, olham para o cadáver por um longo tempo, tentam reanimar o corpo.

Mas não há como saber se seu animal reencarnou. Não há indicativos que possam mostrar que é o mesmo espírito que está neste novo corpo. E esse retorno para a mesma família só ocorrerá se os donos fizerem por merecer, cuidando e dando amor para seu animalzinho.

Enquanto o cão é frequentemente mencionado na Bíblia, para o bem ou para o mal, o gato nunca é mencionado. Isto porque os gatos não tinham outra função que não fosse puramente estética, e portanto tinham pouco lugar no mundo pragmático da época.

Uma das crenças que envolvem essa parte da espiritualidade busca explicar por que os gatos ficam se esfregando nas coisas e pessoas. A teoria acredita que os gatos são sensitivos e funcionam como uma “esponjinha”, filtrando toda a energia negativa de um lugar e transformando isso em algo positivo.

No esoterismo, diz-se que os gatos são dotados de um sexto sentido, que afasta as más energias e protege dos espíritos ruim sendo como um talismã. Nesses casos, a resposta para o que significa quando um gato se aproxima de você, é levar paz e proteção.