O que o entrevistador deve observar no candidato?

Perguntado por: mbarros . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Um bom entrevistador deve possuir uma boa cultura geral, um raciocínio rápido e uma percepção aguçada sobre o comportamento humano. Durante a entrevista, devem ser eliminadas todas as influências negativas como quaisquer tipos de preconceitos culturais, sociais, de sexo, cor, etc.

Prepare uma entrevista estruturada e com perguntas já selecionadas de acordo com cada perfil. É importante estar com o currículo do candidato em mãos e utilizá-lo para conduzir a conversa. As perguntas precisam ser claras e gerar respostas capazes de possibilitar a avaliação das competências.

Para que o candidato que for exercer o cargo tenha um ponto de referência sobre suas responsabilidades e nível de desempenho exigido, especialmente no momento de avaliação ou de uma possível promoção, a descrição deve alinhar as expectativas e mostrar os principais objetivos e metas da posição.

O currículo está entre as principais ferramentas que o RH pode consultar antes de contratar. É nele que o futuro colaborador evidencia sua trajetória profissional, com todos os seus pontos fortes. Na hora de avaliá-lo, a sugestão é considerar principalmente os objetivos, a formação e as experiências anteriores.

O que deve ser analisado nos candidatos
Se as expectativas do candidato condizem com a realidade oferecida pela empresa, seja em termos de trabalho ou de benefícios; Se o perfil do candidato está adequado à cultura organizacional; A experiência técnica para o cargo que desempenhará na empresa.

Não é à toa que a maioria dos processos seletivos hoje em dia envolvem testes: os recrutadores querem saber como você se sai resolvendo problemas. Isso incluí o seu raciocínio lógico, a sua criatividade e a sua experiência.

Faça perguntas que mostrem que você conhece a empresa.
Antes da entrevista, pesquise tudo o que puder sobre seu futuro empregador. Não fique em questões superficiais, mergulhe em suas redes sociais, perfis de possíveis parceiros, eventos e notícias.

Em um processo seletivo, cabe ao RH apresentar a empresa, avaliar as competências exigidas, o nível de senioridade do candidato, os requisitos mandatórios e por fim, analisar os perfis.

Saber sobre as possibilidades de crescimento é mais uma das perguntas que você pode fazer ao entrevistador. Caso seus planos sejam de permanecer mais tempo em um lugar com o intuito de crescer profissionalmente, essa pergunta faz muito sentido, pois ela vai te ajudar a entender como a empresa se coloca neste quesito.

A seguir, acompanhe algumas dicas de como realizar uma entrevista comportamental!

  1. Mapeie habilidades e competências fundamentais. ...
  2. Considere situação da empresa. ...
  3. Estruture as perguntas. ...
  4. Utilize testes técnicos.

Depois de fazer todas as entrevistas, ou pelo menos boa parte delas, você poderá iniciar o processo de análise dos resultados. O entregável mais comum dessa etapa é uma planilha com a tabulação das observações, mas é interessante não parar nela.

Porém, nossos anos de experiência nos permitem revelar quatro características que permitem a um candidato se destacar de qualquer outro.

  • Flexibilidade. ...
  • Boa iniciativa. ...
  • Capacidade de trabalhar em equipe. ...
  • Bom gerente de tempo. ...
  • Encontre as pessoas certas para sua equipe e/ou empresa.

Veja só estas dicas:

  1. Seja simpático. é um momento muito importante para você e isso pode acabar te deixando nervoso. ...
  2. Não chame a atenção para a sua falta de experiência. ...
  3. Arrisque-se. ...
  4. Mantenha sua personalidade. ...
  5. Mencione seus resultados. ...
  6. Valorize a empresa e o recrutador. ...
  7. Capacite-se na Microlins!

Além da importância do documento, também foram evidenciados os pontos mais relevantes observados por eles. Segundo os dados: 58% observam as experiências do candidato, 19% objetivos profissionais, enquanto 8% olham primeiro a formação acadêmica.