O que o enfermeiro não deve fazer?

Perguntado por: lpadilha5 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Enfermeiro não deve realizar outras funções durante a classificação de risco. A Classificação de Risco e Priorização da Assistência não pode ser feita de forma concomitante com outras atividades do enfermeiro. A determinação, expressa na Resolução Cofen 661/2021, busca garantir a segurança dos pacientes.

A seguir estão os principais erros de no cuidado de enfermagem e como evitá-los:

  • Erros na Administração de medicamentos. ...
  • A Queda do Paciente. ...
  • As Infecções. ...
  • Os Erros de Documentações nos Prontuários. ...
  • A Mecânica Corporal. ...
  • O Cuidado com os Equipamentos e Dispositivos. ...
  • A Falha na Priorização.

O código de ética dos profissionais de Enfermagem cita que é vedado aos profissionais de enfermagem negar assistência a pacientes em situação de urgência e emergência e que devemos nos posicionar contra faltas decorrentes seja por imperícia, imprudência ou negligência.

Art. 104 Considera-se infração ética e disciplinar a ação, omissão ou conivência que implique em desobediência e/ou inobservância às disposições do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, bem como a inobservância das normas do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem.

A falta de recursos humanos e, consequentemente, a sobrecarga de trabalho são apontadas como um aspecto dificultador para implementação da Saúde da Família 10. Fatores que favorecem e dificultam o trabalho dos enfermeiros nos serviços de atenção à saúde.

Erros de enfermagem que caracterizam imprudência
Os exemplos mais comuns de imprudência são: antecipar o horário de um medicamento, deixar de administrá-lo no horário correto, ou ainda, administrar o medicamento erroneamente.

falha de ação nos resultados dos exames, falha em tomar as devidas precauções e. erros técnicos.

A Imperícia
Como por exemplo: Um Enfermeiro sem a especialização de Prática de Inserção de PICC realizar o procedimento, mesmo sem a aptidão técnica e comprovada por meios de documentos legais.

Identificar distrações, fadiga e exaustão que frequentemente contribuem para erros. No momento de preparo e administração da medicação deve-se evitar conversas com os outros, bem como executar as atividades correndo. Nunca preparar medicamentos para mais de um paciente, ao mesmo tempo.

Hoje quem trabalha como Enfermeira ganha em média um salário de R$ 3.542,00.

Sim, é possível! Enfermeiro também pode ser um empreendedor! É o que conta o professor Vandré Mateus. Ele é coordenador dos cursos de pós-graduação do Instituto de Pós-graduação e Graduação (IPOG):

A legislação que rege o Sistema Cofen/Conselhos Regionais prevê o cancelamento de inscrição em seis situações: mudança de categoria; encerramento de atividade profissional; falecimento do inscrito; inadimplência; e pedido pessoal.

Art. 5º – A advertência será aplicada por escrito, nos caso de violação de proibição constante do art. 2º, inciso I , e de inobservância de dever funcional previsto em normas internas, regulamentação ou lei, que não justifique imposição de penalidade mais grave.

96 - A pena de Cassação do Direito ao Exercício Profissional é aplicável nos casos de infrações ao que está estabelecido nos artigos: 16; 24; 36; 42; 45; 46; 51 a 53; 57; 60; 70 e 79, deste Código. Art. 97 - Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Federal de Enfermagem.

Estabilidade emocional
A rotina da enfermagem, especialmente em hospitais, exige que o profissional consiga ter estabilidade emocional para lidar com as situações. Presenciar pessoas em sofrimento e morte de pacientes, por exemplo, é comum na vida do enfermeiro.

Boa leitura!

  1. Versatilidade das áreas de atuação. A área de atuação de um técnico de enfermagem não é restrita apenas aos hospitais. ...
  2. Formação mais rápida. ...
  3. Mensalidade mais acessível. ...
  4. Ótima aceitação no mercado de trabalho. ...
  5. Oportunidade de ajudar ao próximo. ...
  6. Amadurecimento emocional. ...
  7. Flexibilidade de horários.

Define problema de enfermagem como "a condição ou situação apresentada pelo pacien- te, família ou comunidade na qual a enfermeira presta, através de sua assistência, seus cuidados profissionais".

É todo ato com que, conscientemente, alguém induz, mantém ou confirma o outro em erro.

A negligência ocorre quando o condutor age com indiferença ou falta de atenção. Ou seja, deixa de fazer a sua obrigação e tem falta de cuidado, muitas vezes, propositalmente. Exemplos mais comuns: falta de manutenção no veículo e conduzir com pneus gastos.

Conheça os símbolos da enfermagem

  • Cobra: magia, alquimia, uma vez que representa o renascimento ou a cicatrização.
  • Cobra + cruz: ciência.
  • Lâmpada: caminho, ambiente.
  • Seringa: técnica.
  • Pedra: esmeralda.
  • Cor: verde-esmeralda – tom de verde único simboliza a natureza, a vida e o poder de cura.

Entre as principais causas de erros de medicação destacam-se: falta de conhecimento sobre os medicamentos, falta de informação sobre os pacientes, violação de regras, deslizes e lapsos de memória, falhas na interação com outros profissionais, falhas na conferência do medicamento com a prescrição e problemas no ...