O que o ecoponto não recebe?

Perguntado por: emoraes4 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 9 votos

Para não sobrar dúvidas listamos o que pode e o que não pode levar nesses locais: Resíduos da Construção Civil, desde cimento, entulho e tijolos,restos de azulejos e madeiras, móveis velhos, sobras de poda de árvores e outros materiais volumosos, recicláveis (papel, papelão, vidro e alumínio).

Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis.

Você pode levar o material em desuso a um dos ecopontos espalhados pela cidade. Neles você pode entregar voluntariamente pequenos volumes de entulho (até 1m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores, etc) e resíduos recicláveis.

Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³ ou 20 sacos), grandes objetos (móveis, sofás, etc.), poda de árvore e resíduos recicláveis. Nessas estruturas o munícipe pode dispor o resíduo gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de material.

O recomendado é procurar um posto de coleta apropriado para lixo eletrônico.

Quem procura por informações sobre onde jogar entulho grátis pode recorrer a Ecopontos, espaços de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos, como móveis e poda de árvores e resíduos recicláveis.

Descarte de móveis e eletroeletrônicos pode ser feito no Ecoponto da Codeca.

A reciclagem de entulho pode ser realizada com instalações e equipamentos de baixo custo, apesar de existirem opções mais sofisticadas tecnologicamente. Havendo condições, pode ser realizado na própria obra que gera o resíduo, eliminando os custos de transporte.

Além da coleta convencional, outra forma de descartar entulhos e restos de obras é encaminhá-los aos Ecopontos. Com relação a isso, o descarte gratuito diário nos Ecopontos é de até 1m³ (um metro cúbico) de entulhos.

Para que nenhum desses problemas ocorra, você pode procurar por ecopontos no local em que você vive. Na capital do Estado de São Paulo, por exemplo, a própria prefeitura disponibiliza uma lista de localidades que recebem esse tipo de material. Colchões antigos podem ser reaproveitados de forma criativa!

Como descartar ou doar um móvel velho?

  1. 1- Endereços oficiais. As prefeituras de cada cidade costumam ter serviços de descarte gratuitos, com caminhões que passam ao longo dos bairros para recolher os móveis mais velhos. ...
  2. 2 – Empresas privadas. ...
  3. 3 – Organizações não-governamentais. ...
  4. 4 – Outra ideia é o site Ecycle.

É fácil fazer o descarte de móveis sem utilidade porque a maioria dos municípios oferece esse serviço de graça e de forma organizada. A dica é pesquisar o telefone das instituições responsáveis pela coleta na sua região e agendar uma data para que a empresa faça a retirada dos objetos velhos no seu endereço.

Uma das opções é entrar em contato com a prefeitura da sua cidade para buscar informações sobre como fazer o procedimento. Outra alternativa é levar o mobiliário até aterros sanitários, pontos de coleta específicos ou um ecoponto, que é o local destinado à coleta seletiva de lixo e resíduos recicláveis.

O melhor é sempre contratar uma desentupidora especializada. No caso de residências menores, se o próprio morador fez a limpeza, a parte sólida deve ser colocada em saco plástico forte, podendo ser descartado no lixo doméstico. A parte líquida deve ser jogada na rede de esgoto.

Confira as dicas abaixo!

  1. Separe os resíduos infectantes do lixo comum.
  2. Descarte nos locais adequados.
  3. Utilize sacos resistentes.
  4. Manejo.
  5. Contrate uma empresa de coleta especializada.

De acordo com a política nacional de resíduos sólidos, Lei 12.305/2010 os restos de madeira não podem ser jogados em lixões, por exemplo, sendo o seu descarte inapropriado considerado um crime ambiental. O ideal é procurar por empresas especializadas no descarte correto deste tipo de resíduo.

Busque pontos de coleta
Se você não quer falar com o fabricante do seu produto, saiba que não é difícil descobrir sozinho onde fazer o descarte de eletrônicos. Muitas cidades brasileiras possuem iniciativas que coletam e reciclam esse lixo. Então, basta pesquisar os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) mais próximos.

Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis.

Algumas opções para descartar geladeira incluem:

  • Cata bagulho. Entre em contato com a prefeitura da sua cidade e verifique se a coleta de lixo, também conhecida como “cata bagulho”, da sua cidade ou município, pode coletar itens como geladeiras. ...
  • Ponto de coleta. ...
  • Coleta e reciclagem paga. ...
  • Doação. ...
  • Revenda. ...
  • Atenção:

O preço das caçambas na cidade de São Paulo custa em média de R$ 320 à R$480 dependendo da empresa e o bairro solicitado.

O lixeiro pode coletar até 50 quilos de entulho por dia, desde que o material esteja corretamente acondicionado, dentro de sacos plásticos. 3 E quem gera mais de 50 quilos de entulho por dia?