O que o domperidona faz no organismo?

Perguntado por: ipereira6 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 3 votos

A Domperidona é um medicamento utilizado no tratamento da má digestão, tornando mais rápida a movimentação dos alimentos no esôfago, estômago e intestinos. Sua ação evita os sintomas de refluxo, dor abdominal alta, desconforto por gases e azia. Ainda é eficaz para tratar e evitar o enjoo, a náusea e o vômito.

A duração inicial do tratamento é de até quatro semanas. Se o tratamento exceder quatro semanas, os pacientes e a necessidade de continuação do tratamento devem ser reavaliados. Os comprimidos de Domperidona são inadequados para o uso em adultos e adolescentes com menos de 35 kg.

Apesar de ser um medicamento seguro e com baixo potencial de provocar de efeitos adversos, a domperidona pode estar associada a um risco aumentado de arritmias cardíacas graves, particularmente quando são usadas doses diárias acima de 30 mg ou quando o fármaco é utilizado em pacientes com mais de 60 anos.

Domperidona deve ser tomado antes das refeições, pois após as refeições, a absorção do medicamento pode ser retardada.

Fatores de risco:
– obesidade: os episódios de refluxo tendem a diminuir quando a pessoa emagrece; – refeições volumosas antes de deitar; – aumento da pressão intra-abdominal; – ingestão de alimentos como café, chá preto, chá mate, chocolate, molho de tomate, comidas ácidas, bebidas alcoólicas e gasosas.

Opções de remédio para refluxo

  • Antiácidos. Neutralizam a acidez do estômago e aliviam a sensação de queimação, azia e dor. ...
  • Bloqueadores de histamina (H2) A histamina é a substância que induz a liberação de ácido gástrico. ...
  • Inibidores da bomba de prótons (IBP) ...
  • Antiespasmódicos.

7 chás que ajudam na digestão

  • Chá de Boldo. ...
  • Erva Doce. ...
  • Hortelã-Pimenta. ...
  • Tomilho com poejo. ...
  • Macela. ...
  • Chá verde. ...
  • Chá de erva-doce com espinheira santa e boldo.

A duração inicial do tratamento é de até quatro semanas. Se o tratamento exceder quatro semanas, os pacientes e a necessidade de continuação do tratamento devem ser reavaliados.

Pode ser indicado como tratamento inicial e de manutenção da cicatrização da esofagite de refluxo, ou em casos onde os sintomas não melhoraram adequadamente com o uso isolado do lansoprazol ou da domperidona.

Não é recomendada a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento com PERIDONA®. Insuficiência hepática : devido a domperidona apresentar intensa metabolização hepática , deve ser administrada com precaução em pacientes com insuficiência hepática . Neste caso o ajuste da dose deve ser considerado.

Peridona®, Peridal®.

Alternativamente à domperidona (Motilium®) o SUS oferece: metoclopramida comprimido 10 mg, solução injetável 5mg/mL e solução oral 4 mg/mL, por meio do Componente Básico da Assistência Farmacêutica, que é a primeira linha de cuidado medicamentoso do sistema, sem prejuízo para o paciente.

É recomendado o uso de domperidona antes das refeições. Se for tomado após as refeições, a absorção do medicamento será retardada.

Apesar da biodisponibilidade da domperidona ser aumentada nos indivíduos normais quando tomada após as refeições, pacientes com queixas gastrintestinais devem tomar a domperidona 15(quinze)-30(trinta) minutos antes das refeições.

Venda sob prescrição médica.

Refluxo gastroesofágico tem cura? Existe controle através de medicamentos e mudanças de hábitos de vida. A cirurgia pode ser necessária eventualmente. Não existe cura, portanto, reincidir em maus hábitos e ganho de peso pode fazer com que os sintomas da DRGE reiniciem mesmo após longo período de remissão.

O Refluxo Gastroesofágico é perigoso? Quando o refluxo não é tratado adequadamente, há o surgimento de úlceras e complicações como o esôfago de Barrett, que pode progredir para um câncer.

Além da ardência, a dor torácica intensa e a tosse seca são outros sintomas da doença. O desconforto tende a aumentar quando a pessoa está deitada, aumentando a sensação de queimação, que também pode subir para a boca, a laringe e os pulmões. Isso acontece porque o suco ácido segue subindo quando a pessoa está deitada.