O que o DMT faz no corpo humano?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4 / 5 9 votos

O DMT pode produzir alucinações visuais e auditivas, bem como euforia, dilatação das pupilas, aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, tonturas, problemas de coordenação, náuseas, ansiedade e paranoia.

Estudo mostra que ação do DMT e sensação de morrer podem ter a mesma base neurocientífica. A substância presente no chá de ayahuasca produz sensações semelhantes às que são sentidas por pessoas que passam por Experiências de Quase-Morte (EQM), aponta uma nova pesquisa.

De acordo com os pesquisadores, os participantes sentiam os efeitos do DMT em cerca de 30 segundos após a injeção, atingindo picos cerca de dois a três minutos depois, com efeitos residuais mínimos 20 minutos após a injeção.

Compartilhe: Na manhã desta terça-feira, uma psicóloga de 30 anos foi presa por comercializar a droga descoberta recentemente, chamada DMT, em Canoas (RS). Com poder alucinógeno, um grama da substância custa de R$ 80 a R$ 100.

Além de endógeno ao corpo humano – sendo a glândula pineal sua principal fonte de produção, mas não a única –, o DMT está presente em diversas outras formas vivas: mamíferos, gramíneas, vagens, cascas, flores e raízes.

Além do vômito, náuseas e diarreia causados logo após o consumo do chá, outros efeitos físicos podem afetar os usuários, como taquicardia, tontura, aumento da pressão sanguínea, dor no peito e até convulsões. A intoxicação com DMT também pode causar hipertensão.

“A ayahuasca parece agir como um antidepressivo duplo, reduzindo a degradação de serotonina e estimulando seus receptores”, explica o farmacólogo Rafael Guimarães dos Santos, da equipe da USP-RP. “Esses receptores controlam as emoções e a neuroplasticidade.”

Baseado em análises quantitativas do chá, 200 mL de Ayahuasca possui 30 mg de harmina, 10 mg de tetra-hidro-harmalina e 25 mg de DMT (McKenna et al., 1998).

PORQUE COLAM A BOCA DO MORTO? Após o óbito, a boca do cadáver pode permanecer aberta. Com o intuito de restaurar a aparência natural da pessoa em vida, a boca é fechada.

A ayahuasca é contraindicada em casos de psicose, esquizofrenia, transtornos de personalidade, transtorno bipolar, pessoas com níveis altos de ansiedade ou que tenham outros transtornos psicológicos intensos. Grávidas e lactantes também não devem consumir ayahuasca sem que o médico prescreva esse consumo.

Esta droga é encontrada em folhas de plantas da América do Sul como: Anadenanthera peregina, em folhas de Banisteriopsis rusbyana, Diplopterys cabrerana e principalmente na da planta brasileira epená (Virola calophylla). Além de ser encontrada em rapé, hoje já pode ser encontrada em pó e em cristais.

Seu efeito é imediato. Assim que o usuário começa a fumar, vivencia fortes alucinações visuais, que duram, em média, entre sete e oito minutos, seguidas de um rápido retorno à consciência. Passado esse momento, muitos relatam uma sensação de bem-estar que pode durar de 30 minutos a uma hora.

A bebida é preparada por meio da decocção de folhas da Psychotria viridis com o cipó Banisteriopsis caapi. No entanto, a Jurema-Preta (Mimosa tenuiflora) é uma das plantas com a maior concentração de DMT, sendo utilizada no preparo do “Vinho da Jurema”.

É claro que beber muita água é recomendado, já que ajuda a eliminar a substância do seu organismo mais rapidamente, assim como praticar uma atividade física e manter uma alimentação saudável.

Skank (também conhecida como supermaconha e skunk) é uma droga mais potente que a maconha, ambas são retiradas da espécie Cannabis sativa e, por esse motivo, possuem em suas composições o mesmo princípio ativo - THC (Tetra-hidro-canabinol).