O que o deus Jaguar representa para a religião olmeca?

Perguntado por: tmoreira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Os olmecas também acreditavam no deus Jaguar (onça-pintada). Esse possuía características humanas e desse felino, que era muito admirado pelo povo. De acordo com o mito, uma onça-pintada copulou com uma mulher. Dessa relação nasceram vários “homens-onças”, representados por adultos e crianças do sexo masculino.

Quetzalcóatl é uma divindade das culturas de Mesoamérica, em especial da cultura asteca, também venerada pelos toltecas e maias. É considerada por alguns pesquisadores como a principal dentro do panteão desta cultura pré-hispânica.

Os Olmecas também cultuavam o deus Jaguar e acreditavam que ele criou a agricultura, domesticação de animais e a caça. Outro deus cultuado por eles, era o deus da chuva, personificado na figura de um jovem homem. Por fim, também havia o “dragão olmeca”, representado por figuras como pássaros, onças e cobras.

O nome foi dado como uma referência ao animal, que é ágil, veloz e muito elegante, exatamente as características que o modelo tinha.

As práticas religiosas olmecas de sacrifício, rituais em cavernas, peregrinações, oferendas, jogos de bola, pirâmides e um aparente admiração por espelhos foram também transmitidas para todas as civilizações subsequentes na Mesoamérica até a Conquista Espanhola, no século XVI.

Olmeca é o nome da primeira civilização complexa da Mesoamérica, surgida nas costas do golfo do México por volta de 1200 a.C. Olmeca, na língua nahuatl, significa “habitantes do país da borracha”, uma vez que a região era repleta de seringueiras, árvores de extração do látex utilizado na fabricação da borracha.

As cabeças devem representar deuses ou entidades supraterrenais e sua aparência corresponde à imagem que eles faziam desses seres.” Vale ressaltar que algumas cabeças de La Venta e de San Lorenzo estavam alinhadas entre si e com os pontos cardeais, sugerindo uma orientação astronômica.

Como a primeira das civilizações da Mesoamérica, os olmecas são creditados, ou especulativamente creditados, por muitas criações, incluindo o jogo de bola mesoamericano, sangria sacrificial e talvez sacrifícios humanos, escrita e epigrafia, e as invenções do zero e do calendário mesoamericano.

Até o século IV a.C., esta cidade teve grande importância para tal civilização. Depois disso, talvez pela ação de grandes transformações climáticas, esta região foi sendo desabitada até a extinção definitiva do povo olmeca.

Na cultura asteca
Para os astecas, Quetzalcoatl era, como seu nome indica, uma serpente emplumada, um réptil voador (muito parecido com um dragão), que era um fazedor de fronteiras (e transgressor) entre a terra e o céu. Ele era uma divindade criadora, tendo contribuído essencialmente para a criação da Humanidade.

Terrence Kaufman e Lyle Campbell propuseram, baseando-se em várias palavras emprestadas recorrentes em outras línguas mesoamericanas, ser possível que os olmecas, geralmente vistos como a mais antiga cultura dominante da Mesoamérica, falassem uma língua mixe-zoque.

Em suma, a importância da civilização olmeca é muito grande para nós, porque será a base para o desenvolvimento de outras civilizações. Dentre os exemplos significativos, vale a pena lembrar os astecas e os maias, que serão herdeiros capazes de repensar o calendário e a escrita olmeca.

Tata Motors

NOVA DEHLI, 26 Mar 2008 (AFP) - O grupo indiano Tata Motors do magnata Ratan Tata anunciou hoje a compra das marcas britânicas de luxo Jaguar e Land Rover à montadora americana Ford por 2,3 bilhões de dólares, aproximadamente 1,46 bilhão de euros.

Significado de jaguara: A origem da palavra é o Tupi "iauára" e significa jaguar, onça.

O Jaguar F-Pace 2023 acaba de ser apresentado e tem como destaque a versão híbrida plug-in, que gera até 404 cv de potência máxima e tem preço inicial de R$ 604.250.

Os artistas olmecas produziam a sua arte em argila, pedra (sobretudo basalto, andesito, jade e obsidiana) e madeira e ainda na forma de pinturas rupestres. A criação artística desta civilização obriga à distinção entre a arte monumental ou colossal e a arte menor ou arte mobiliária.

Continuar lendo Quem foi o povo olmeca?