O que o desmatamento pode causar ao solo?

Perguntado por: acapelo5 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Degradação de habitat: a retirada da vegetação destrói o habitat de várias espécies, o que pode, inclusive, levá-las à extinção. Erosão: a retirada da vegetação também deixa o solo mais exposto à ação do Sol, dos ventos e das chuvas, o que pode desencadear o seu processo de degradação.

Assim como outros países tropicais que sofrem com um grande desmatamento, no Brasil tem como causas principais:

  • Atividades agropecuárias, responsáveis por 80% do desmatamento em todo o mundo;
  • Avanço da urbanização;
  • Exploração comercial de madeira.

O desmatamento provoca desgaste no solo porque o deixa exposto às chuvas, correntes d'água e. consequentemente, ao fenômeno da erosão. Os efeitos negativos da erosão encontram-se nas mudanças em relação às camadas do solo, que vão se esfacelando, de modo que o solo perde a sua estabilidade.

Após a queimada, ocorrem ainda mudanças nestas propriedades, podendo levar ao aumento da densidade do solo na camada superficial. O aumento da densidade dificulta a infiltração da água e penetração das raízes, afetando a umidade e a vida dos microrganismos do solo.

A retirada da cobertura vegetal nativa ainda altera a qualidade dos solos pela exposição direta à erosão pluvial e reduz a qualidade de vida da população ali residente. Portanto, a permanência da vegetação nativa é importante para a manutenção do ciclo hidrológico e, por conseguinte, para a existência da bacia.

Além de devastar as florestas e os recursos naturais, ele compromete o equilíbrio do planeta em seus diversos elementos, incluindo os ecossistemas, afetando gravemente também a economia e a sociedade. No Brasil, existe uma preocupação crescente quanto ao desmatamento da floresta amazônica, que bateu recordes em 2019.

Perda da biodiversidade – As espécies perdem seu habitat ou não conseguem sobreviver nos pequenos fragmentos florestais que restam. As populações de plantas, animais e microorganismos ficam debilitadas e eventualmente algumas podem se extinguir.

A contaminação do solo ou poluição do solo é causada pela presença de produtos químicos xenobióticos (estranhos ao organismo humano) ou outras alterações no ambiente natural do solo. É tipicamente causada por atividade industrial, produtos químicos agrícolas ou descarte inadequado de resíduos.

A destruição da vegetação natural remove a proteção do solo e resulta em um maior desgaste da superfície. Esse fenômeno também provoca uma série de outros problemas ambientais, iniciando com a intensificação da lixiviação e podendo resultar em voçorocas e assoreamento.

As principais causas do desmatamento das matas brasileiras estão relacionadas à ação humana, especialmente às atividades agropecuárias. Além do processo de urbanização, o crescimento do agronegócio e de práticas ilegais agravam a situação do desflorestamento no país.

Desmatamento de florestas vai provocar um aquecimento do clima global muito mais intenso do que o estimado originalmente, devido às alterações nas emissões de compostos orgânicos voláteis e as co-emissões de dióxido de carbono com gases reativos e gases de efeito estufa de meia-vida curta.

A erosão acontece na natureza pela ação de ventos e, principalmente, da água da chuva. No entanto, práticas do homem podem acelerar a erosão do solo, como desmatamento desordenado, plantio em terreno muito inclinado, queimadas, monocultivo de culturas, uso abusivo de fertilizantes e agrotóxicos e pastoreio excessivo.

As cinzas das queimadas são compostas por grande quantidade de nutrientes (cálcio, fósforo, magnésio, nitrogênio, entre outros) que fertilizam o solo, e, por isso, favorecem o crescimento de plantas.

Entretanto, sabe-se que a queimada altera, direta ou indiretamente, as características físicas, químicas, morfológicas e biológicas dos solos, como o pH, teor de nutrientes e carbono, biodiversidade da micro, meso e macrofauna, temperatura, porosidade e densidade.