O que o CRAS pergunta?
Durante a entrevista no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o assistente social irá perguntar ao indivíduo ou família informações sobre sua situação socioeconômica e familiar. Algumas perguntas comuns incluem: Informações pessoais: nome, idade, estado civil, escolaridade, renda, ocupação, etc.
Como funciona a visita do Cadastro Único?
O município promove visitas domiciliares às famílias de baixa renda periodicamente para efetuar o cadastramento. Mas a família que se enquadra nas rendas acima e ainda não está inscrita no Cadastro Único, pode procurar um CRAS – Centro de Referência em Assistência Social no município e solicitar o cadastramento.
Quais as perguntas que fazem no Cadastro Único?
O cadastramento das famílias no Cadastro Único permite identificar seu grau de vulnerabilidade, con- siderando questões como renda, condições de moradia, de acesso ao trabalho, à saúde e à educação.
Porque o CRAS faz visita domiciliar?
As visitas são feitas para orientar e dar apoiar aos esforços das famílias para a resolução de cada problema de forma individual. Além disso, cada visitação pode ser realizada com o intuito de identificar comportamentos de relação entre os membros que tenham relação com a solução buscada.
O que o assistente social analisa?
Na prática, o que os assistentes sociais fazem é elaborar, coordenar, analisar e executar programas em diferentes áreas, como educação, habitação, assistência social, cultura e saúde. Além disso, são eles que ficam em contato direto com as pessoas em situações de vulnerabilidade.
O que precisa levar no CRAS?
a) CPF ou Título de Eleitor; Para os demais membros da família: b) Qualquer um dos documentos de cada uma das pessoas da família: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor. Se alguém da família ou se todos os integrantes não tiverem documentos, não tem problema!
Qual a renda mínima para receber o Auxílio Brasil?
Se a renda por pessoa for de R$ 105,01 até R$ 210,00 (situação de pobreza), a entrada no Programa acontece somente se a família tiver, em sua composição, gestantes, crianças ou adolescentes.
Como é feita a seleção para receber o Auxílio Brasil?
A seleção de novos beneficiários para o Auxilio Brasil será feita por meio do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Os beneficiários serão selecionados a cada mês a partir do seu cadastro atualizado.
O que a assistente social pergunta na visita domiciliar?
Tem como objetivo principal conhecer as condições em que vivem as famílias e apreender aspectos do cotidiano das suas relações, aspectos esses que geralmente escapam às entrevistas no espaço institucional.
O que é analisado no Cadastro Único?
O Cadastro Único
Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.
Como ser aceito no Cadastro Único?
Para serem incluídas no Cadastro Único, as famílias precisam:
- Ter renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo;
- Ter renda acima desse valor, mas estar vinculado ou querendo algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões.
O que acontece com quem mente no Cadastro Único?
Informações falsas relacionadas a suposta separação do casal, assim como a retirada de integrantes do Cadastro Único (CadÚnico) serão incluídas na averiguação por suspeita de fraude e podem levar à perda de benefícios sociais e a devolução dos valores já recebidos.
Quanto tempo leva para ser aprovado no Cadastro Único?
Quanto tempo leva para ser aprovado? O Ministério da Cidadania não estipula um prazo definitivo para que a família seja aprovada no Auxílio Brasil. Por isso, não é possível afirmar quanto tempo demora para a aprovação no programa após o cadastro no Cadúnico.
Como responder às perguntas no Cadastro Único?
Para poder ser monitorado pelo governo é preciso: Ter uma pessoa responsável pela família para responder às perguntas do cadastro. Essa pessoa deve fazer parte da família, morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos. Para o responsável pela família, de preferência uma mulher, é necessário o CPF ou Título de Eleitor.
Quem mora sozinho pode se inscrever no Cadastro Único?
A inscrição no Cadastro Único pode ser feita por quem mora sozinho (famílias unipessoais), desde que a pessoa esteja enquadrada nos critérios exigidos. Da mesma forma, a inscrição também pode ser feita por pessoas que vivem em situação de rua, sozinhas ou com a família.
Qual comprovante de residência o CRAS aceita?
Com os documentos em mãos, você deve ir a um posto de cadastramento na sua cidade ou a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). É importante levar um comprovante de endereço, como conta de água ou de luz.
O que falar numa visita domiciliar?
Executando. Durante a execução da visita domiciliar deve-se desenvolver técnicas como o acolhimento, a observação e a entrevista. Além disso, é aconselhável que essa conversação disponha de criatividade, questionamentos e reflexões que gerem processos sociais educativos.
Como funciona o acompanhamento do CRAS?
Acesso ao CRAS
São elas: Encaminhados por outros setores públicos, como educação e saúde, ou pela própria rede socioassistencial. Por meio de busca ativa da equipe de referência do CRAS. As famílias podem ser localizadas através de visitas aos domicílios ou atendimento no próprio equipamento.