O que o CPAP faz no pulmão?

Perguntado por: eramos . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Esse benefício, de aumentar as pressões nas vias aéreas, é usado de diversas formas no tratamento das doenças que acometem o sistema respiratório. A principal função do CPAP é manter as vias aéreas pérvias, enquanto que o BiPAP, além de mantê-las abertas, auxilia a musculatura inspiratória a encher de ar os pulmões.

Dormir com aparelho CPAP evita também a hipóxia (queda do nível de oxigênio no sangue), o que permite a oxigenação adequada do cérebro e a regeneração dos tecidos, melhorando a memória, a concentração, e diminuindo e muito o risco de infarto e acidente vascular cerebral.

Sintomas nasofaríngeos como ressecamento nasal e de garganta, rinorréia e espirros são comuns em pacientes com SAOS, mesmo antes do início do tratamento com CPAP(5). Um dos sintomas mais freqüentes nesses pacientes é a obstrução nasal. Existem teorias que atribuem um papel da obstrução nasal na gênese da SAOS(6).

Cansaço e fadiga. A falta de energia física ou mental são indícios de cansaço e fadiga, que causam indisposição e se apresentam ao longo do dia depois de uma noite sem o uso do CPAP.

O aparelho de CPAP foi primariamente concebido para tratamento dos distúrbios respiratórios do sono, pelo pneumologista australiano C. E. Sullivan no início da década de 1980. Atua dentro de uma escala de pressão que vai de 0 a 20 cmH²O.

Dormir de lado: de acordo com especialistas, essa é a melhor posição para dormir, pois a coluna fica alinhada e a respiração acontece de forma tranquila. “Dormir de lado também diminui as chances de ronco, porque mantém as vias aéreas abertas.

Se você estiver se sentindo congestionado ou com febre, é melhor fazer uma pausa no CPAP durante o resfriado. Se você continuar a usá-lo, poderá piorar em vez de melhorar.

É possível dormir com o CPAP e ter noites confortáveis, com melhoras significativas na qualidade de vida em pouco tempo. Mas como em qualquer tratamento, cada pessoa responde de uma maneira diferente.

Remova o filtro de ar lavável do equipamento e lave-o em água morna com sabão neutro (algumas gotas de sabonete líquido diluído, por exemplo); Enxágue-o exaustivamente com água limpa para remover todos os resíduos; Deixe que seque ao ar livre, fora da ação direta da luz solar, antes de colocá-lo de volta no CPAP.

O CPAP será liberado para os pacientes com Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono Grave (caracterizada por um Índice de IAH acima de 30 eventos por hora de sono, registradas em Polissonografia de Noite Inteira). Esse é tido como critério absoluto de indicação do aparelho.

O CPAP pode ser utilizado por adultos, idosos, gestantes e até mesmo por crianças com problemas respiratórios de sono. Porém, o uso deve ser indicado e acompanhado por médicos e fisioterapeutas especialistas em distúrbios de sono.

Trabalhador que sofre de síndrome da apneia obstrutiva do sono grave deve receber o benefício de auxílio doença.

TRAVESSEIRO VISCOELÁSTICO MULTI-MÁSCARAS PERFETTO
Proporciona maior conforto para dormir na posição lateral. Oferece maior liberdade de movimentos. Desenvolvido especialmente para pessoas que usam qualquer modelo de máscara para o tratamento da apneia do sono com CPAP ou BiPAP.

O que pode substituir o CPAP? Quem não gosta da ideia de usar o CPAP deve conversar com a equipe médica para tentar outros tratamentos, como a fonoterapia, a estimulação elétrica, o aparelho intraoral e até intervenção cirúrgica.

FONOTERAPIA. O tratamento da AOS com fonoaudiólogos são largamente utilizadas, não só para quem quer se livrar do uso do CPAP, mas também para pessoas com dificuldade de adaptação ao aparelho. São altamente eficazes no combate a flacidez da musculatura oral e da faringe.

Existem três tipos de CPAP, sendo o primeiro básico e de pressão fixa. É a versão mais simples e econômica, contando com a inserção de uma única pressão de tratamento, recursos mais simples, como tempo de rampa, marcador de horas e acessórios-padrão.

Kit AirMini + AirFit N20
“O AirMini foi desenvolvido para funcionar com um sistema integrado para garantir a qualidade do tratamento mesmo em viagens e deslocamentos. Ele é o menor CPAP do mundo, pesando menos de 300 gramas e cabendo na palma da mão.

Auxilia na circulação sanguínea
Como nosso coração está do lado esquerdo do corpo, dormir sobre esse mesmo lado impede a obstrução da artéria aorta – responsável por bombear sangue para o resto do sistema sanguíneo.

Basta selecionar a temperatura do ar que deseja receber – entre 16 e 30°C – que, automaticamente, a traqueia ajusta as configurações do umidificador para manter um nível de umidade constante e confortável de 80%, enquanto protege contra o acúmulo de água no tubo (liquefação)”, finaliza o especialista da CPAPS.

Inspirar com o nariz durante quatro segundos; Segurar a respiração durante sete segundos; Expirar completamente o ar pela boca, sem mover a língua da posição, durante oito segundos. Repetir o processo mais três vezes.

Entre os efeitos colaterais mais comuns do uso do CPAP estão a coriza e a congestão nasal, que são causadas pelo fluxo de ar que passa continuamente nas vias respiratórias durante o sono.