O que o corante pode causar no organismo humano?

Perguntado por: elacerda6 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 8 votos

Os corantes artificiais, quando consumidos com frequência, podem prejudicar a pele, causando alergias, irritações na mucosa do estômago e podendo até causar problemas respiratórios. Esses aditivos também podem interferir no processo metabólico do organismo.

No geral, os corantes sintéticos derivados do carvão, como o tartrazina, azul brilhante e vermelho eritrosina, são os que causam as reações alérgicas. Nas crianças, há registros também de hiperatividade associada ao corante azul brilhante e vermelho 4.

Veja quais os principais sintomas de uma reação ao corante:
Dor de cabeça. Pequenas bolhas na pele. Coriza. Tontura.

Gelatinas, achocolatadas, refrigerantes, iogurtes, biscoitos, sucos, sorvetes e diversos outros alimentos são exemplos de produtos que levam corantes na sua composição.

Veja abaixo cinco sinais de que seu organismo está precisando de um detox urgente:

  • Falta de sono. ...
  • Intestino preso. ...
  • Vontade exagerada de doces e massas. ...
  • Desequilíbrios hormonais. ...
  • Dificuldade de perda de peso. ...
  • Faça uma reeducação alimentar.

Abacaxi: Auxilia na digestão da gordura. A fruta também é rica em vitaminas, água e fibras. Maçã: Possui antioxidantes, que protegem as células dos radicais livres. As fibras limpam o colesterol das artérias, além de ajudar no trabalho dos rins, bexiga, estômago e fígado.

Alimentos ricos em água
Alguns alimentos podem ajuda nesse processo de desintoxicação, tais como a melancia, melão, alface e pepino.

Responsável por colorir doces, bebidas, cereais, iogurtes e laticínios, o corante artificial amarelo tartrazina é responsável pelo maior número de reações alérgicas entre os pigmentos.

Os corantes caramelo III e IV (existem 4 tipos) são os mais nocivos, e levam o nome de “corante Caramelo IV” (ou “INS 150d”) e “corante Caramelo III” (ou “INS 150d”).

Cientistas desenvolveram corantes naturais a partir de cascas de jabuticaba, jambo e jamelão que ainda promovem benefícios à saúde.

Como é feito o exame IgE Específica Tartrazina – Corante Amarelo (C279)? Para a realização do exame de IgE específica tartrazina (corante amarelo), é preciso coletar amostra de sangue de uma veia, geralmente localizada no braço. O número de tubos coletados varia de acordo com a quantidade e tipos de exames.

Até o momento, não existem medicamentos para prevenir a alergia aos corantes. Em alguns casos, um antialérgico até pode ajudar a minimizar os sintomas. No entanto, a única recomendação, após a descoberta do fator gerador, é evitar o consumo de alimentos com corantes que podem desencadear um processo alérgico.

Veja a seguir quais alimentos contém o corante vermelho:

  • Doces;
  • Cereais matinais;
  • Bebidas industrializadas;
  • Salgadinhos industrializados.

Caso queira ressaltar a cor de algum alimento, ou até mesmo dar um toque extra em roupas e cosméticos, você pode substituir o corante vermelho por beterraba! Para obter a cor azul, use repolho roxo; Para o verde, espinafre; Para o amarelo, açafrão-da-terra; Para o laranja, use a cenoura!

Em sua grande maioria os achocolatados não possuem corantes, nem artificial nem natural. Sendo eles liberados quanto a deficiência de g6pd.

No anexo III da Resolução 04/88 do CNS/MS estão listados oito corantes artificiais permitidos para uso em alimentos que são: amarelo crepúsculo, azul brilhante, bordeaux S ou amaranto, eritrosina, indigotina, ponceau 4R, tartrazina e vermelho 406.

Inspirados na biomimética, área da ciência que busca aprender com a natureza, os iogurtes Batavo são os mais gostosos e saudáveis. Sem nenhum conservante ou corante artificial e com muito mais frutas, os produtos da marca valorizam o que a natureza tem de melhor.

Por meio da utilização de corantes é possível tornar o alimento visualmente mais apetitoso, restaurar a coloração original (que foi perdida durante o processamento) e até proporcionar cor a itens que são, naturalmente, incolores.

  • Gastrite. É a inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes internas do estômago. ...
  • Colesterol alto. O aumento do nível do colesterol no sangue pode vir a causar o bloqueio das artérias e veias do corpo, levando ao derrame e ao infarto. ...
  • Obesidade. ...
  • Osteoporose. ...
  • Diabetes.