O que o coquetel pode causar?

Perguntado por: treal9 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

Os coquetéis antiaids podem causar danos aos rins, fígado, ossos, estômago e intestino, neuropsiquiátricas. Além disso, podem modificar o metabolismo, provocando lipodistrofia (mudança na distribuição de gordura pelo corpo), diabetes, entre outras doenças.

Quase 3 mil brasileiros já tomaram para prevenir o HIV
Também chamada de “coquetel do dia seguinte”, a profilaxia pós-exposição (PEP) deve ser iniciada em até 72 horas após a relação sexual de risco.

O medicamento começa a fazer efeito entre 7 e 20 dias de uso, dependendo do tipo de relação sexual. A PrEP é disponibilizada de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento pode ser comprado na rede privada, com o nome comercial de truvada, somente com prescrição médica.

O efeito direto da interrupção do tratamento é a multiplicação do vírus HIV, que ataca as células de defesa do organismo. Assim, a suspensão pode levar ao enfraquecimento do sistema imunológico do paciente.

Conhecido como IV Drop ou Injection Bar, o tratamento é uma forma de hidratação administrada na veia com um coquetel de vitaminas. A dose mistura fluidos essenciais, eletrólitos, vitaminas e antioxidante (glutationa).

O tratamento garante um aumento de energia, imunidade, melhora seu humor, sono, pele, tudo em meia hora, 500ml e resultando instantâneo.

Entre aqueles que sentem algo, na maioria dos casos os efeitos são leves e transitórios. Os mais comuns são náuseas, diarreia e dor de cabeça, e costumam sumir em alguns dias de uso. Durante as consultas médicas sempre monitoramos a possibilidade de alguma reação adversa.

Pessoas vivendo com HIV em tratamento antirretroviral com carga viral indetectável em seu sangue têm um risco negligenciável de transmissão sexual do HIV. Dependendo das drogas empregadas, pode levar até seis meses para que a carga viral fique indetectável.

A indicação deve considerar principalmente a predisposição ao desenvolvimento de quadros graves, caso de obesos, diabéticos, pessoas com hipertensão e acima de 65 anos”, explicou.

Elas não têm calorias, logo, não engordam. “Ocorre que esses nutrientes podem participar de funções que aumentam o apetite, levando a pessoa a comer mais e ganhar peso”, diz o médico dermatologista e também nutrólogo Valcinir Bedin.

Aplicações na veia precisam de indicação real
Ela recebeu um coquetel formado pelas vitaminas C e do complexo B. Em nota, o Conselho Federal de Farmácia destacou que a mistura é contraindicada em caso de gravidez.

A interação medicamentosa que ocorre com o álcool pode causar diminuição ou potencialização do efeito de um medicamento. É recomendado nunca se fazer esse tipo de combinação, pois há vários riscos envolvidos ao misturar medicamentos e álcool.

De acordo com alguns relatos de estudo, infusões do coquetel de Myers ou outra combinação de vitaminas e minerais podem causar sintomas de depressão, insônia e desconforto gástrico. Uma quantidade excessiva de vitaminas e minerais pode ser prejudicial.

Beba água regularmente
Hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo, principalmente das células de defesa. Beber, no mínimo, dois litros de água mineral ou filtrada todos os dias é suficiente para fortalecer a imunidade. Chás, sucos e leites vegetais não entram nessa conta.

Os medicamentos raltegravir, atazanavir e dolutegravir interagem com antiácidos utilizados para alívio de sintomas de azia, como aqueles com magnésio, alumínio ou cálcio, podendo diminuir o efeito da TARV quando tomados juntos ou em horários muito próximos.

O fumarato de tenofovir desorpoxila é indicado para tratamento de pessoas com infecção pelo HIV-1 (vírus da imunodeficiência humana) em combinação com outros agentes antirretrovirais. O medicamento é também indicado para o tratamento da hepatite B crônica em adultos.

Efeitos colaterais: o que são? É um efeito não ocasional (adverso ou benéfico) causado por medicamentos que são usados em doses terapêuticas (2).