O que o comentarista deve falar no início da missa?

Perguntado por: dporto6 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

Como se sabe, à saudação aqui referida, o povo responde “Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo”, momento em que a assembleia se vê de fato liturgicamente constituída.

Ações recomendadas ao Agente da Pastoral na acolhida da missa: Chegar com antecedência de no mínimo 01 (uma) hora para receber os fiéis. Receber os fiéis com uma saudação amigável: bom dia, boa tarde ou boa noite, seja bem-vindo. Não ficar conversando na porta da Igreja.

Na apresentação das oferendas, diz: vamos apresentar no altar nossas ofertas e nossa vida. Na Comunhão, sai com essa: chegou o momento mais importante da celebração (como se a missa fosse uma subida), quem tiver preparado entre na fila, quem não tiver faça a comunhão espiritual.

Deixar que as pessoas falem ou, se isso não for possível, deixar que equipe fale, ou até mesmo quem preside pode trazer algumas lembranças. De coração contrito e humilde, invoquemos a compaixão do Cristo, e imploremos sobre nós o seu perdão: Senhor que vieste, não para condenar, mas para salvar, tem piedade de nós.

Primeira Leitura, Salmo Responsorial, Segunda Leitura, Aclamação ao Evangelho, Proclamação do Evangelho, Homilia, Profissão de Fé e Oração da Comunidade.

O comentarista tem o papel de contextualizar a notícia, apresentando uma visão sobre os fatos, com observações e análises que ajudam o cidadão a compreendê-lo e formar uma opinião acerca do assunto.

Todas as intenções deverão ser anotadas no Livro identificando o dia da semana, data, quem presidiu a missa e por categoria, exemplo: Pela saúde de…; Pelos falecidos…; Pelo aniversário de… etc.

Boa leitura!

  1. #1 Recepcione-os bem. ...
  2. #2 Valorize a presença dos visitantes ao longo do culto. ...
  3. #3 Conte a história de origem de sua igreja. ...
  4. #4 Apresente-os a alguém como eles. ...
  5. #5 Ajude-os a ver como a igreja pode atender às suas necessidades. ...
  6. #6 Convide-os para um encontro.

A reunião para a preparação da celebração deve começar, antes de tudo, com uma súplica ao Espírito Santo. É ele que age na celebração litúrgica. Por isso, é a ele também que devemos pedir as luzes quando nos reunimos para preparar a celebração. Trata-se de um passo fundamental.

A missa é dividida em quatro partes principais: Ritos Iniciais, Liturgia da Palavra, Liturgia Eucarística e Ritos Finais. Ao entrar e sair de uma igreja com um sacrário, procedemos à genuflexão um gesto de adoração a Jesus Eucarístico.

Significado de Comentarista
substantivo masculino e feminino Pessoa que comenta textos, fatos ou notícias. Pessoa incumbida do comentário em emissora de rádio ou televisão, ou em periódicos.

– Sentado: É uma posição cômoda, uma atitude de ficar à vontadepara ouvir e meditar, sem pressa. – De Joelhos: Posição de adoração a Deus diante do Santíssimo Sacramentoe durante a consagração do pão e vinho. – Genuflexão: Éum gesto de adoração a Jesus na Eucaristia.

O primeiro é a reunião em nome do Senhor. E de forma visível isso se expressa nos ritos iniciais. Os ritos iniciais da celebração tem essa finalidade: reunir a comunidade para celebrar. O segundo elemento que não pode faltar numa Celebração da Palavra é a Liturgia da Palavra.

7 Dicas para acolher a si mesmo e deixar o autojulgamento de lado

  1. 1 – Saiba quem você é ...
  2. 2 – Valorize suas qualidades. ...
  3. 3 – Identifique os pontos que deseja melhorar. ...
  4. 4 – Saiba se perdoar. ...
  5. 5 – Pare de se comparar. ...
  6. 6 – Realize atividades que promovam seu bem-estar. ...
  7. 7 – Entenda que pensamentos não são ações.