O que o Collor fez de bom?

Perguntado por: ecavalcanti . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Seu governo foi marcado pela implementação do Plano Collor e a abertura do mercado nacional às importações e pelo início de um programa nacional de desestatização.

O Brasil sofreu por vários anos com a hiperinflação: em 1989, o ano antes da posse de Collor, a média mensal da inflação foi de 28,94%. O Plano Collor procurava estabilizar a inflação pelo "congelamento" do passivo público (tal como o débito interno) e restringindo o fluxo de dinheiro para parar a inflação inercial.

O governo Collor foi o primeiro governo eleito por voto popular em quase três décadas de ditadura. Foi um governo extremamente impopular e acabou sendo interrompido com o impeachment. O governo Collor foi o primeiro governo eleito diretamente pela população brasileira após a Ditadura Militar.

O confisco da poupança foi anunciado pelo governo Collor no dia 16 de março de 1990. Com isso, cerca de 80% do dinheiro aplicado nos bancos ficou retido. Em síntese, o intuito era controlar a hiperinflação da época.

O primeiro, contra Getúlio Vargas, foi rejeitado pelo Plenário da, então, Câmara Federal. Já o seguinte, contra Fernando Collor, resultou em sua inelegibilidade e privação dos direitos políticos por oito anos. E o último, contra Dilma Rousseff, resultou em sua cassação sem perda de direitos políticos.

Quando Collor assumiu, em março de 1990, a inflação brasileira estava perto de 2.000% ao ano.

Plano Real foi um programa brasileiro com o objetivo de estabilização e reformas econômicas, iniciado em 27 de fevereiro de 1994 com a publicação da medida provisória número 434, implantado no governo Itamar Franco.

De 1990 a 1993: Cruzeiro
A moeda foi ressuscitada durante o Plano Collor, em uma época que a inflação já chegava na casa dos 2.000%.

O governo Collor registrou retração de 2,06% do PIB e retração de 6,97% da renda per capita. Collor assumiu com a inflação em 1972,91% e entregou a 1119,91%.

A medida mais polêmica do Plano Collor foi a retenção das poupanças nos bancos, para os correntistas que tivessem depósitos acima de 50.000 cruzeiros. Rapidamente, isto foi chamado de “confisco” pela população.

Nas décadas 80 e 90, afim de tentar diminuir a inflação, o governo lançou os planos Bresser (1987), Verão (1989), Collor 1 (1990) e Collor 2 (1991), que fizeram mudanças nas correções monetárias dos saldos das poupanças. Conheça abaixo detalhadamente estes planos e saibam as mudanças que eles ocasionaram.

Foi o presidente mais jovem da história do país, eleito aos quarenta anos de idade, pelo Partido da Reconstrução Nacional (PRN), sendo o primeiro eleito por voto direto do povo após o Regime Militar (1964-1985) e o primeiro a ser afastado temporariamente por um processo de impeachment no país.

Observação: Foi o primeiro Presidente eleito pelo voto popular depois de 25 anos de regime de exceção. Seu curto período de Governo foi marcado por escândalos de corrupção o que levou a Câmara dos Deputados a autorizar a abertura do processo de Impeachment em 02.10.1992 e Collor foi afastado do poder.

O presidente mais velho a assumir a presidência foi Luiz Inácio Lula da Silva, em seu terceiro mandato, aos 77 anos, 2 meses e 5 dias, enquanto que o mais novo a fazê-lo foi Fernando Collor, aos 40 anos, 7 meses e 3 dias.

Para se ter uma ideia de quanto rende 100 mil na poupança, após 30 dias sem realizar nenhum saque, nem novo aporte, você terá um rendimento de R$ 366,00. Ao final de um ano, o valor total em conta será de R$ 104.400,00.

renda fixa

Por esse motivo, a renda fixa é a melhor resposta para a pergunta: qual é o investimento mais seguro. Nela, é possível ter uma ideia de quanto será o rendimento final. Além disso, há uma proteção maior contra as flutuações do mercado e é coberta pelo FGC.

Era 28 de fevereiro de 1986, e a equipe econômica do governo acabava de lançar o Plano Cruzado, um amplo programa de medidas econômicas baseado no congelamento de preços para derrubar a hiperinflação. A inflação é o aumento generalizado e contínuo dos preços.

80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.