O que o colesterol não HDL baixo pode causar?

Perguntado por: razambuja . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Este processo chama-se aterosclerose e é um grande fator de risco para doenças cardiovasculares, tais como AVC e infarto agudo do miocárdio.

Consumir vegetais no almoço e no jantar; Preferir alimentos integrais, como pão, biscoitos e arroz integral; Consumir pelo menos 2 frutas por dia, de preferência com casca e bagaço; Comer fontes de gordura boa, como azeitona, azeite, abacate, linhaça, chia, amendoim, castanhas e semente de girassol.

LDL: colesterol de lipoproteína de baixa densidade; HDL: colesterol de lipoproteína de alta densidade; Não-HDL: colesterol de lipoproteína de densidade não-alta.

Os níveis abaixo devem ser observados pelo seu médico para iniciar o tratamento: Nível de colesterol total acima de 200 mg/dl; Nível de colesterol ruim (LDL) superior a 120 mg/dl; Nível de colesterol saudável (HDL) inferior a 35 mg/dl.

O colesterol LDL é o tipo de colesterol considerado ruim.
As altas taxas do LDL-col é que estão relacionadas ao risco de doenças cardiovasculares e, geralmente, são associadas a fatores hereditários e/ou maus hábitos de vida, como dieta rica em gorduras saturadas e trans, além do sedentarismo.

Quais os sintomas do colesterol alto? O colesterol alto não provoca sintomas. Cansaço, dor de cabeça, falta de ar, dor no peito, palpitações podem indicar doenças cardiovasculares que tem grande correlação com altos níveis de colesterol.

Tontura, mal estar, falta de ar, cansaço e aumento da circunferência abdominal podem ser sintomas de que a quantidade de gordura do organismo está em desequilíbrio e que é hora de mudar o estilo de vida.

Frutas. Frutas com muitas fibras, como ameixas, maçãs e peras, também podem diminuir seu nível de LDL e aumentar seu nível de HDL.

Com o avanço da ciência, temos cada vez mais estudos mostrando que o ovo não aumenta o risco de doenças cardiovasculares e de acordo com Di Marco e colaboradores, o consumo de 2 a 3 ovos por dia melhoram o HDL, o colesterol bom e ainda aumenta a luteína e zeaxantina sérica que tem uma função antioxidante.

Suco de Uva Roxa
A uva roxa é rica em carboidratos, vitaminas A, B e C, cálcio, ferro, fósforo, potássio e flavonoides, que aumentam os níveis de HDL (colesterol bom) e ajudam a evitar o enrijecimento das artérias, o que é ótimo para prevenir infartos.

Ainda que o LDL-P seja o indicador mais fiável de risco de doença cardiovascular, a vantagem do colesterol não-HDL-C é que pode ser apurado sem testes nem custos adicionais.

Segundo ele, existe certo consenso de que valores do LDL-Colesterol (¨colesterol ruim”) menores que 40 mg/dl no sangue são considerados baixos, entretanto, estudos recentes não demonstraram efeitos colaterais graves mesmo quando esse valor foi reduzido até 25 mg/dl.

Triglicerídeos baixo
Normalmente, níveis baixos de triglicerídeos não são perigosos para a saúde, uma vez que não existe valor mínimo para a quantidade presente no sangue. Porém, níveis inferiores a 50 ml/dL, podem indicar algumas condições como desnutrição, alteração metabólica e hipertireoidismo.

maior incidência de transtornos psicológicos - ansiedade, depressão e crise do pânico. risco de desenvolver câncer. problemas sexuais - impotência, redução da libido feminina e infertilidade.

O LDL é chamado de colesterol ruim porque, quando em excesso, acumula-se nas paredes das artérias, tornando-as mais estreitas, o que pode causar a obstrução do fluxo sanguíneo para o coração e ocasionar a arteriosclerose. Quando isso ocorre, o coração passa a receber menos sangue e, consequentemente, menos oxigênio.

Assim como as dietas ricas em alimentos ultraprocessados podem causar o aumento nos índices, dietas restritivas também podem ser responsáveis por deixar o colesterol baixo. Portanto, é interessante manter uma alimentação equilibrada e personalizada.