O que o cliente indeciso vê?

Perguntado por: nmeireles . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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O cliente indeciso está propenso a apresentar objeções infundadas, ou com base em suas dúvidas não solucionadas. Saber lidar com as objeções do cliente de maneira eficaz permite que a rejeição se torne uma oportunidade de vendas.

Trabalhe com argumentos de vendas precisos
Seus clientes indecisos podem parecer confusos sobre o que querem e até frustrados com as opções que, de fato, podem considerar. Olhando pelo lado positivo, este é o melhor momento para oferecer ajuda e guiar a negociação.

Cliente confuso
A melhor forma de atendê-los é ter bastante paciência, solicitar que o cliente repita o que disse e ir ordenando os fatos. Faça perguntas simples para tentar entender o que ele procura. Para não gerar mais desorientação você deve limitar o número de opções baseado no que captar sobre a necessidade.

Mesmo que pareça complicado no início, parar de ser indeciso requer trabalho. Quanto mais rápido escolher uma alternativa, mais fácil tornará a ação e, antes que perceba, não sofrerá com a condição de hesitar diante de uma oportunidade ou opção.

Indeciso. Citamos, lá no início, o cliente confuso: ele não sabe a diferença entre produtos e, por isso, não consegue escolher. Já o indeciso até conhece as mercadorias, mas não consegue tomar uma decisão sozinho e precisa de um vendedor para indicar a solução.

Ser indeciso ao extremo causa frustração e sentimento de impotência. A suspeita de que você não tem capacidade para cuidar da própria vida é reforçada a cada demora para tomar uma decisão.

1 – Cliente confuso
Aquele cliente que, além de ser indeciso, fica totalmente perdido diante das várias opções disponíveis. Geralmente, ele também não consegue se expressar de maneira objetiva e pode se mostrar um pouco inseguro ou confuso ao explicar o que deseja.

Se o cliente disse para você que vai pensar sobre a sua proposta, tente ter o máximo de garantias dele. Tente perceber quando ele vai responder (tente definir uma data) ou qual será a forma de comunicação. Outra das dicas é você tentar assumir as rédeas do negócio.

Rodear o assunto com perguntas que tem a ver com a última resposta dada demonstra empatia, atenção e conhecimento do assunto (tanto do problema, quanto da solução). Comece com perguntas mais abrangentes e siga para as mais específicas, se perceber abertura.

6- O curioso: prestam muita atenção nas falas do vendedor e costumam fazer várias perguntas. Não são bem informados, mas querem fazer de você, o “google” a respeito dos produtos e serviços que você vende. “Para que serve isso?” ou “O que é isso?”, são suas frases prediletas.

Cliente comunicativo
Esse tipo de cliente parece ser fácil atender. Afinal, ele normalmente é simpático e bem-humorado. O problema é que, assim como o cliente sem pressa, ele pode fazer com que o processo de venda seja bem mais demorado, retirando um precioso tempo que poderia ser utilizado para atender mais pessoas.

Conheça os 4 perfis principais de clientes e como usá-los para vender mais por meio da psicologia de vendas.

  1. Cliente pragmático: características. ...
  2. Cliente analítico: características. ...
  3. Cliente afável: características. ...
  4. Cliente expressivo: características.

Premissas importantes da estratégia para tomar decisões

  1. # Marque um momento para decidir. ...
  2. # Defina a decisão (e o que ela engloba) ...
  3. # Pense nas suas opções. ...
  4. Voltar-se para seus valores. ...
  5. Falar sobre o assunto. ...
  6. Pedir perspectivas. ...
  7. Testar primeiro. ...
  8. Dar atenção às suas expectativas.

Tomar decisões será sempre difícil, porque é preciso tempo e energia para considerar suas opções. Coisas como dúvidas e incertezas são apenas parte do processo. Mas isso é bom, é um sinal de que você está pensando em suas escolhas, em vez de apenas seguir o fluxo.

Independentemente do tamanho da dúvida, um bom resultado depende de maturidade e autoconfiança.
...
A seguir, especialistas dão a direção para você fazer as escolhas certas.

  1. Entenda o contexto. ...
  2. Ajuste seu foco. ...
  3. Esqueça o passado. ...
  4. Siga seu instinto. ...
  5. Organize seus pensamentos. ...
  6. Corra riscos. ...
  7. Simule o resultado. ...
  8. Escolha e execute.

Em seguida, entenda quais as características marcantes dos 4 principais tipos de clientes existentes:

  1. Pragmático. Dizemos que o cliente que reúne características dos eixos “racional” e 'rápido” é pragmático. ...
  2. Analítico. Um cliente que reúne características dos eixos “racional” e “lento” é analítico. ...
  3. Expressivo. ...
  4. Afável.

O desatento
É simplesmente difícil prender sua atenção. Você precisa ter muita paciência com ele, repetir informações que se fizerem necessárias e saber atrair a sua atenção. Limite o número de opções de produtos ou serviços a serem apresentados para que não se confunda e não se aprofunde em eventuais demonstrações.

Perda da lucratividade. Comprometimento da imagem da empresa. Perda do poder de competitividade. Baixo engajamento e rendimento da equipe.

Significado de Indecidido
adjetivo Que não se decidiu; que não se consegue decidir entre uma coisa e outra; indeciso. Que não se conseguiu resolver ou solucionar. Que não tem convicção em seus propósitos e/ou ações; irresoluto.

1. Não decidido. 2. Perplexo; titubeante; frouxo; esbatido; irresoluto.